Emagrecimento Nutrição

Descubra aqui os benefícios do brócolis para a sua saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Alguns vegetais são essenciais na rotina alimentar de quem deseja cuidar da saúde e manter a boa forma do corpo por mais tempo. Afinal, estes tipos de alimentos são experts em fornecer nutrientes ao organismo e, por este motivo, devem estar sempre no cardápio de quem está em busca de conquistar o corpo perfeito e saudável.

Dentre eles está o brócolis, um vegetal muito conhecido por seu formato inusitado – que lembra o de uma árvore, só que em miniatura – e também por seu gosto singular, textura, cor, frescor e aroma que traz aos pratos ao qual é adicionado na cozinha. No entanto, não são apenas essas características que fazem do vegetal um alimento essencial para se ter na dieta, mas também as suas propriedades benéficas à saúde.

Excelente fonte de vitamina A, B1, B2, B6, C, K, magnésio, zinco, potássio, cálcio e ferro, além de substâncias antioxidantes, fibras dietéticas e pouquíssimas calorias, entre outros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, o brócolis pode ajudar a prevenir doenças, como o câncer, hipertensão e a anemia, além de manter a silhueta magra e a beleza da pele em dia.

Além disso, devido à grande presença desses nutrientes em sua composição, o vegetal pode ajudar no ganho de massa muscular, outro motivo que faz com que o alimento seja consumido religiosamente nas dietas dos chamados bodybuilders e outras pessoas praticantes de atividades físicas.

Quer alimento melhor para inserir na dieta e mandar os quilinhos extras embora e, de quebra, ganhar músculos fortes e bem definidos? Parece sonho, mas pode ser realidade.

Para isso, basta você inserir na sua alimentação o brócolis e usufruir dos seus benefícios.  Se você ainda não sabe como fazer isso, continue lendo esse artigo até o final e conheça os benefícios do vegetal para a saúde. Vamos lá?

36eeec3a24e40bae02a3831cbf3a4fc5

1 – Combate doenças cardiovasculares

Rico em substâncias antioxidantes, fibras, ômega 3 e outras vitaminas benéficas ao coração, o brócolis pode ajudar de forma significativa a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo e regular a pressão sanguínea.

Ainda, devido à presença do potássio em sua composição, o vegetal também é considerado um vasodilatador capaz de aumentar o fluxo de sangue e melhorar a oxigenação dos órgãos, promovendo o relaxamento das veias do coração.

2 – Protege a pele

Graças à vitamina C presente entre os seus nutrientes, o brócolis pode ajudar de maneira eficiente na proteção da pele contra os efeitos dos raios solares e da poluição na pele. Além disso, por conta deste mesmo nutriente, o vegetal pode aumentar a produção de colágeno, ideal para prevenir o envelhecimento precoce.

3 – Trata e previne a anemia

Com alta concentração de ferro e proteínas em sua composição, o brócolis também pode ser um grande aliado no tratamento e prevenção da anemia. Isso porque esses nutrientes, junto ao cobre, também presente na composição do vegetal, ajuda na produção de células vermelhas de sangue, as quais a deficiência no organismo causa a doença.

4 – Previne o câncer

Por conta da presença de substâncias antioxidantes e ácidos fólicos em sua composição, o brócolis também pode ajudar no combate aos radicais livres, responsáveis por causar mutações nas células e torná-las cancerosas, prontas para se transformarem em tumores. Ao inserir o vegetal na alimentação regularmente, os efeitos são de maior proteção contra câncer no cólon, mama, estômago, cervical, pâncreas e intestino.

5 – Protege os olhos

Graças à presença de substâncias como a zeaxantina, o betacaroteno, a vitamina A, o fósforo e outras vitaminas do complexo B, C e E em sua composição, o brócolis também tem se mostrado um alimento essencial para cuidar da saúde dos olhos. Juntos, esses nutrientes ajudam no combate à doenças como a degeneração macular e catarata e auxiliam na recuperação ocular após exposições solares excessivas.

6 – Fortalece o sistema imunológico

Excelente fonte de vitamina C, betacaroteno, selênio, cobre, zinco e fósforo, o brócolis também é capaz de auxiliar na proteção do corpo, aumentando a nossa imunidade. O resultado é de menos riscos de infecções e agravamento destas no organismo, como gripes e resfriados, por exemplo.

7 – Alivia dores

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o brócolis pode ser um grande auxiliar no combate às dores e outros sintomas causados por inflamações no corpo, como a artrite e a osteoartrose. Isso porque o vegetal possui ações que bloqueiam as enzimas que causam a destruição das articulações. Além disso, por causa do ômega 3 e outros ácidos graxos presentes em sua composição, alimento também pode ajudar a combater o desenvolvimento desses processos inflamatórios.

8 – Melhora a saúde estomacal

Rico em fibras, o brócolis também pode ajudar a prevenir e tratar as doenças que acometem o nosso estômago. Consumi-lo regularmente ajuda a evitar as terríveis constipações dando mais volume aos alimentos no estômago, retendo melhor a sua água e tornando a movimentação intestinal mais saudável.

Além disso, o magnésio presente no vegetal também auxilia na melhora da acidez no estomacal, facilitando a digestão e a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos, fatores essenciais para eliminar as temidas inflamações no trato digestivo.

9 – Desintoxica o organismo

O brócolis é considerado um agente desintoxicante natural do organismo, uma vez que possui vitamina C, enxofre e outros aminoácidos que ajudam a combater os radicais livres e toxinas do corpo, deixando o sangue mais puro. O resultado é de menos furúnculos, coceiras, erupções cutâneas, artrite, gota, reumatismo, eczema, edemas, cálculos renais, entre outras doenças relacionadas à presença dessas impurezas no organismo.

10 – Ajuda a emagrecer

Este último benefício é, talvez, o que torna o brócolis um alimento tão procurado e consumido ultimamente nas mesas brasileiras. Com baixo teor calórico e rico em fibras e outros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo, o vegetal também pode ser um grande aliado de quem quer perder peso de forma mais rápida e com saúde.

As fibras presentes em sua composição, por exemplo, ajudam de maneira eficiente no aumenta da sensação de saciedade no estômago, fazendo com os episódios de fome ou gula sejam reduzidos e, portanto, facilitem o emagrecimento.

Além disso, os fitoquímicos presentes no brócolis, como o sulforafano, são reconhecido pela medicina mundial pelo seu papel importantíssimo na queima de gorduras. Por estes e outros motivos é que, se você quer emagrecer com saúde, o brócolis pode ser o seu melhor amigo para mandar embora para bem longe aqueles quilinhos extras que tanto nos incomodam.

Como consumir?

vegetables-1284009_960_720

O brócolis é um alimento bastante versátil e pode ser consumido de várias maneiras, seja cru, cozido, fervido ou até frito. O modo como você vai prepará-lo vai depender dos benefícios que deseja obter com a ingestão do alimento.

Para quem quer emagrecer, por exemplo, a única restrição é para que não seja consumido frito, uma vez que o óleo pode aumentar a quantidade de gordura no vegetal e atrapalhar a perda de peso.

No caso de quem deseja usufruir dos seus efeitos anti-cancerígenos, a dica é cozinhá-lo, mas por pouco tempo para que ele não perca os seus nutrientes. No mais, a escolha fica a seu critério. Use-o em saladas, em sua forma crua, ou mesmo junto a outros pratos, como sopas, tortas ou alimentos grelhados. Use a criatividade!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */