Saúde

Benefícios do chimarrão para a saúde: confira 6 motivos para consumir a bebida

Benefícios do chimarrão
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Companheiro de todas as horas do gaúcho, o chimarrão – bebida tradicional do sul do país – é um mate quente amargo feito a partir da erva-mate, planta nativa da América do Sul.

É servido como um hábito herdado pelas tradições indígenas quíchuas, aimarás e guaranis, podendo inclusive ser consumido misturado a diferentes chás, como o de anis, verde, hortelã, capim-cidreira e funcho.

Rica em diversos nutrientes, essa bebida pode fazer bem à saúde, quando consumida com moderação. Conheça neste post os principais benefícios do chimarrão para a saúde.

1. Combate a fadiga e o cansaço

O chimarrão é rico em alcaloides, sendo que o principal deles é a cafeína, substância conhecida por ser um estimulante natural.

Por isso, o consumo da bebida tem como propriedade afastar o cansaço, tanto físico como mental.

No entanto, justamente por conter cafeína, o chimarrão não é indicado para pessoas que sofrem de estresse e insônia.

2. É rico em antioxidantes

Alguns benefícios do chimarrão estão ligados ao fato de ele ser rico em antioxidantes.

São compostos fenólicos que combatem o envelhecimento celular e a produção de radicais livres.

Além disso, a bebida também possui bioativos que auxiliam na manutenção e regeneração celular do organismo.

3. Auxilia na digestão

A erva-mate – principal planta utilizada no chimarrão – possui propriedades digestivas e laxativas, e por isso, é benéfica ao trato intestinal.

A bebida ajuda a manter o equilíbrio intestinal, evitando problemas como a prisão de ventre, por exemplo.

4. Potencializa os exercícios físicos

Como dissemos anteriormente, o chimarrão é rico em cafeína, substância estimulante e termogênica conhecida por proporcionar mais energia e disposição na prática de atividades físicas.

Por isso, consumir o chimarrão no pré-treino amplia a energia e potencializa a capacidade de desenvolver as atividades físicas, dando aquele gás no treino.

5. Auxilia no emagrecimento

Se você está acima do peso e sempre procura informações sobre formas de emagrecer, já deve ter ouvido falar que o emagrecimento é um dos benefícios do chimarrão.

Na verdade, o chimarrão por si só não possui propriedades emagrecedoras, mas por conter cafeína em sua composição, ele pode ser um aliado para quem busca a perda de peso, já que dá mais disposição para encarar as atividades físicas, malhar forte e conseguir seus objetivos mais rapidamente.

Mas atenção, tomar chimarrão e ficar sentada no sofá não fará você perder peso!

6. É diurético e desintoxicante

A ação diurética é um dos principais benefícios do chimarrão. E ao ser sorvido quente (entre 60°C a 75°C) essa propriedade é ainda mais amplificada.

A ação diurética ajuda na eliminação de líquidos acumulados e toxinas, tendo um importante papel na desintoxicação do organismo, aliviando a retenção de líquidos e o inchaço corporal.

No entanto, por ser um diurético, não é recomendável ingerir o chimarrão no pós-treino, pois ele intensificará ainda mais a perda de água pelo organismo. Além disso, não deve ser tomado como um substituto da água, pois estimula a eliminação de líquidos e não a hidratação.

Não existe uma quantidade diária certa para o consumo do chimarrão, já que as necessidades e tolerâncias variam bastante de pessoa para pessoa. Mas de forma geral, chás diuréticos podem ser usados em doses altas, pois o excesso costuma ser eliminado pela urina.

Mas não é necessário exageros. Consumir a bebida de forma moderada já é o suficiente para aproveitar todos os benefícios do chimarrão para a saúde.

Você tem o hábito de tomar chimarrão? Já conhecia os benefícios da bebida para a saúde? Compartilhe as suas experiências nos comentários!

/* ]]> */