Frutas Nutrição

Benefícios do cupuaçu: descubra o que a fruta pode fazer pela sua saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Mais uma da série de frutas tropicais que fazem à saúde, o cupuaçu é de origem brasileira, vindo mais especificamente da região amazônica do país, tal como o seu conterrâneo açaí, que você também já conheceu os benefícios anteriormente aqui no blog.

Trata-se de uma fruta com casca aveludada, com polpa branca e cremosa, que possui um sabor tão saboroso quanto exótico. Por ser mais comum na região norte do Brasil, é comum que nós o tenhamos provado mais frequentemente em forma de sucos, geleias, sorvetes, tortas e até de cosméticos, entre outros produtos industrializados, do que em sua versão in natura.

No entanto, essa não é mais uma tarefa impossível, uma vez que o cupuaçu está ganhando destaque no mercado por ser uma das frutas mais benéficas para a saúde do nosso corpo e da mente. Rico em vitamina A, vitaminas do complexo Bvitamina C, além de fósforo, ácidos gordos essenciais, fibras e aminoácidos, ele pode prevenir e tratar diversos males que acometem o organismo.

Além disso, há quem diga que a sua maior procura nos últimos tempos se deve à ajudinha que ele pode dar para alcançar a boa forma e ter a silhueta magra dos sonhos!

Mas, será que tudo isso é verdade? No artigo de hoje, você vai descobrir os principais benefícios do cupuaçu para a saúde e entender por que essa frutinha exótica e deliciosa não pode ficar de fora do seu cardápio diário. Vem comigo!

1 – Ajuda a emagrecer

O cupuaçu é considerado um alimento ideal para quem quer emagrecer por auxiliar na função metabólica, ou seja, os micronutrientes presentes em sua composição aumentam a quantidade de energia no organismo, o que significa que ele também aumenta consequentemente a perda de gordura e evita que ela seja armazenada, causando o sobrepeso.

Além disso, graças à vitamina C também presente na fruta, que possui ação antioxidante, também é possível estimular a produção de carnitina, uma substância responsável por transportar as células de gordura para as mitocôndrias, onde elas são convertidas em energia. Por isso, quando há a deficiência da vitamina na corrente sanguínea, automaticamente há menos carnitina, causando o excesso de gordura que nos engorda.

Pior que isso, quando não estamos com estoques suficientes de vitamina C, o cortisol, o hormônio do estresse, é liberado no sangue. Na prática, esse hormônio “avisará” ao cérebro para estocar gordura no abdômen, o que fará aumentar ainda mais o peso.

2 – Previne o envelhecimento precoce

Por conter vitamina C e suas propriedades antioxidantes, o cupuaçu também é considerado como uma espécie de “fonte da juventude”. Esses nutrientes têm o papel fundamental de combater os radicais livres, que provocam a morte prematura das células da pele, dando lugar à rugas, linhas de expressão, manchas e outros sinais do envelhecimento precoce.

Por isso, se você quer manter a pele sempre jovem, saudável e bonito, a dica é inserir a fruta na sua alimentação diária para aproveitar todos os seus benefícios.

3 – Melhora a digestão

Devido às vitaminas e minerais presentes em sua composição, bem como as fibras, o cupuaçu pode auxiliar na melhora da digestão e do trânsito intestinal, combatendo dores abdominais e constipações. Inclusive, mais antigamente, os povos indígenas usavam as sementes da fruta até mesmo para aliviar dores do parto em mulheres.

4 – Fornece energia

Você malha ou pratica algum esporte? Pois bem! Assim como o seu conterrâneo, o açaí, o cupuaçu também pode ser uma excelente fonte de energia antes de alguma atividade física. Assim, além de aumentar a energia e disposição para os exercícios, ao consumir o cupuaçu, você ainda pode queimar mais calorias, eliminando alguns quilos que podem estar sobrando na balança.

5 – Aumenta a sensação de saciedade

Mais uma vez, o cupuaçu pode dar aquela força para quem está tentando emagrecer. Por conter uma boa quantidade de fibras, a frutinha amazonense auxilia no aumento da sensação de saciedade no estômago, evitando a fome fora de hora e as famosas e perigosas “beliscadas” entre as refeições, o que a torna ideal para a perda de peso.

6 – Combate inflamações

O cupuaçu possui propriedades anti-inflamatórias, o que significa que ele pode combater vários tipos de inflamações pelo corpo, além da fadiga. Portanto, pacientes com gota ou artrite também podem aproveitar os benefícios da frutinha para aliviar as dores e evitar crises frequentes dessas doenças.

7 – Previne o câncer

Ainda por conta da sua ação antioxidante, o cupuaçu também é considerado um alimento anticancerígeno, ou seja, que pode prevenir o câncer. Isso porque ele possui entre os seus componentes o Theograndins, um antioxidante que, em muitos estudos, mostrou autonomia para destruir células cancerígenas do cólon, além de eliminar os radicais livres causadores da doença e de outros males no corpo.

8 – Diminui o colesterol

A fruta também possui ácidos graxos em sua composição, o que significa que ela pode reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea e neutralizar os seus efeitos nocivos. O motivo está no fato de que o cupuaçu pode defender o organismo contra a deterioração oxidativa dos lipídios, essenciais para manter o bom colesterol.

9 – Melhora a saúde da pele

Anteriormente, você já viu que o cupuaçu pode prevenir o envelhecimento precoce, uma vez que combate os radicais livres causadores do problema. Porém, esse não é o único benefício que ele pode oferecer à nossa pele. Além de nos deixar mais jovens e belas, a frutinha também é ideal para aumentar a elasticidade da derma, acalmar irritações, hidratá-la e protegê-la dos danos dos raios UVA e UVB.

10 – Fortalece o sistema imunológico

Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, o cupuaçu também é essencial na alimentação diária por estimular as defesas do organismo e, portanto, fortalecer o nosso sistema imunológico. Por isso, ao incluí-lo no seu cardápio, você pode ficar livre de doenças causadas por vírus, fungos ou bactérias, dentre elas, gripes e resfriados, por exemplo.

11 – Protege o coração

Além de auxiliar na redução do colesterol, o cupuaçu também previne doenças no coração ajudando a fortalecer o nosso sistema cardiovascular e protegendo as paredes das artérias contra os danos que possam acometer esse importante órgão. Por isso, não se esqueça de inserir a fruta na sua dieta para evitar AVCs, ataques cardíacos, hipertensão ou arteriosclerose.

/* ]]> */