Frutas Nutrição

Confira os principais benefícios do damasco para o seu corpo e bem-estar

Assim como o seu irmão, o pêssego, o damasco também não costuma estar presente de forma frequente na mesa dos brasileiros. Porém, a fruta da família rosaceae, também conhecida como abricó, possui muitos benefícios que muitas pessoas ainda desconhecem e que você descobrirá no nosso artigo de hoje.

Isso porque o damasco possui uma excelente fonte de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo e bem-estar, como vitamina A, vitamina E, betacaroteno, minerais como potássio e ferro, além de uma boa quantidade de fibras. Sendo assim, é correto afirmar que a fruta originária da China pode não só prevenir e tratar diversos males à saúde, como também contribuir para o emagrecimento e a busca pela boa forma.

Afinal, além de nutritivo, o damasco também é considerado um alimento de baixíssimo teor calórico – o equivalente a apenas 48 calorias para cada 100 gramas da fruta. Portanto, se você aí do outro lado da tela está pensando em dar uma enxugada na silhueta, mas não sabe por onde começar, a dica de hoje é inserir o damasco na sua dieta agora mesmo.

Quer saber mais sobre os benefícios do damasco para a saúde? Então, fique de olho nos próximos parágrafos e descubra por que a frutinha não pode mais faltar na sua rotina alimentar a partir deste momento. Vamos lá?!

1 – Ajuda a emagrecer

Como falamos anteriormente, o damasco é rico em fibras e, por isso, pode sim ajudar quem está querendo perder peso. Isso porque esses nutrientes ajudam a melhorar a digestão e no funcionamento do metabolismo, bem como no aumento da sensação de saciedade e na melhora do trânsito intestinal, dois fatores cruciais para quem está buscando a perda de peso.

Além disso, a fruta é pouco calórica, especialmente na sua versão fresca. O damasco seco também pode oferecer os mesmos benefícios que o fresco, porém fornece mais calorias que este último, o que significa que você deve consumi-lo com moderação se quiser ficar livre do sobrepeso.

2 – Melhora a visão

Após alguns estudos, especialistas concluíram que o damasco pode fazer muito bem à saúde dos olhos. A recomendação é para que se consuma entre duas ou três porções por dia da fruta para evitar doenças como degeneração macular ou perda da visão, bastante comuns em pessoas em idade avançada.

Além disso, ao comer damasco diariamente, é possível fortalecer os nervos ópticos, combater a secura nos olhos e outros problemas relacionados à visão.

3 – Aumenta a imunidade

O damasco, quando consumido de forma regular na alimentação, pode aumentar a produção de antioxidantes, que, por sua vez, são ideais para combater os radicais livres causadores de inúmeras doenças no organismo, além de atuarem na melhoria do funcionamento do corpo de um modo geral.

Por isso, a fruta é ideal para eliminar esses agentes nocivos e, ainda, as toxinas que costumam se acumular no sistema digestivo e intestino. Além disso, por conter vitamina A na sua composição, o damasco pode estimular o crescimento das células no corpo e melhorar a nossa imunidade.

4 – Protege o coração

As fibras presentes no damasco podem ajudar na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL), o que significa que o seu consumo pode prevenir uma série de doenças que acometem o coração, como ataques cardíacos, AVCs, arteriosclerose ou hipertensão.

Ainda, o potássio presente na fruta pode garantir que o músculo do órgão trabalhe de forma mais eficiente e, consequentemente, mantenha o coração sempre com saúde. Se você é uma paciente diagnosticada com alguma dessas doenças ou quer preveni-las, basta comer meia xícara de chá de damasco diariamente para aproveitar os seus benefícios.

Veja também

5 – Previne o câncer

Como você leu nos parágrafos anteriores, o damasco possui propriedades antioxidantes que podem auxiliar no combate aos radicais livres presentes no nosso organismo, responsáveis pelo desenvolvimento de diversas doenças, entre elas, o câncer.

Os radicais livres são perigosos por serem capazes de atacar a estrutura do nosso DNA, provocando o crescimento anormal das células e levando ao desenvolvimento do câncer. Por isso, não deixe de inserir a fruta na sua rotina alimentar para evitar tumores cancerígenos.

6 – Melhora a saúde da pele

Mais uma vez, por conta dos antioxidantes presentes na fruta, o damasco pode ser ideal para manter a pele sempre saudável, jovem e bonita. Isso porque, além de retardar o envelhecimento precoce, atuando na produção de células novas de forma rápida e substituindo as desgastadas e mortas, ele também a protege de diversos danos, inclusive aqueles causados pelos raios UVA e UVB.

7 – Fortalece os ossos

Rico em potássio e cálcio, o damasco pode ajudar na formação e desenvolvimento dos ossos, fatores ideais para evitar doenças como a osteoporose. No caso do potássio, o mineral pode ser essencial para regular a absorção, distribuição e excreção do cálcio, uma vez que sem a sua ajuda, este poderia ser liberado na corrente sanguínea e posteriormente expulsos do corpo sem qualquer uso, o que poderia acarretar em problemas na bexiga e, por sua vez, atrapalhando a purificação do sangue.

8 – Fornece energia ao corpo

Servindo como suporte para atletas e praticantes de atividades físicas, o damasco pode ser essencial para fornecer e repor a energia perdida durante os treinos, melhorando a disposição para o restante do dia.

Além disso, a fruta possui baixíssimo índice glicêmico, que pode não só ajudar a emagrecer como também potencializar treinos de alta intensidade quando consumida um período antes.

9 – Combate inflamações

Graças às catequinas presentes em sua composição, com efeito antioxidante, o damasco pode ajudar a combater diversas inflamações no corpo, já que protege os vasos sanguíneos destas. Por isso, a fruta é recomendada para a dieta de pessoas que sofrem com gota e artrite, por exemplo.

10 – Faz bem para o cabelo

O damasco é rico em vitaminas A e E, que são extremamente benéficas para a saúde dos nossos fios. Por isso, ao incluir a fruta no cardápio diário, quem é vaidosa pode aumentar a hidratação dos cabelos e evitar o aspecto ressecado e pontas espigadas.

11 – Previne a prisão de ventre

A fruta é uma excelente fonte de celulose e pectina, o que significa que podem combater com sucesso a prisão de ventre. Além disso, por ser rico em fibras, o damasco também pode melhorar a saúde do cólon e a digestão, ajudando no equilíbrio do metabolismo.

12 – Combate a anemia

Por conter alto teor de ferro, o damasco também pode ajudar a prevenir e tratar a anemia, doença causada pela deficiência do mineral. Ainda, por ter entre os seus nutrientes o cobre, a fruta ainda pode ser ideal para aumentar a absorção de ferro pelo organismo, papel fundamental deste último.