Emagrecimento Nutrição

Benefícios do edamame para a saúde e boa forma

Tem jeito de ervilha, mas não é. É a soja que ainda não amadureceu. Hoje vou falar sobre os benefícios do edamame, o grão verde de um alimento muito consumido pelos asiáticos e que possui diversas propriedades que ajudam a manter a saúde em dia.

Para obter a soja imatura, as vagens verdes são colhidas e, logo depois, colocadas no vapor ou fervidas somente com água durante 20 minutos.

Na verdade, os benefícios do edamame são considerados tão bons quanto os da soja madura. Fora isso, fornece importante valor energético e traz compostos bioativos que auxiliam no tratamento (alternativo) dos sintomas do climatério e da menopausa.

O valor nutricional do edamame é igual ao da soja tradicional, ou seja, similar ao de alimentos conhecidos: ovos, carne, leite e derivados. Mas a soja verde leva vantagem de não afetar o colesterol. Um diferencial que faz a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indicar a ingestão de pelo menos 25 gramas de edamame por dia.

A soja verde é fonte de fibras e, portanto, favorece o funcionamento do intestino e a sensação de saciedade, além de conter vitaminas (A, B e C) – o que faz do grão um aliado de nossos sistemas nervoso e imunológico, e da visão.

Outro benefício do edamame é o combate à retenção de líquidos, contribuindo para a redução do inchaço corporal. Isso ocorre devido à presença do potássio. No entanto, a soja verde ainda fornece cálcio e fósforo em quantidades consideráveis.

Falando em minerais, para que eles cumpram suas funções, é necessário que sejam absorvidos adequadamente. O edamame leva vantagem também neste aspecto, uma vez que é fonte de saponinas e ácido fítico, que agem como catalisadores do processo.

Propriedades, dicas de consumo e benefícios do edamame

Pesquisas indicam que o valor nutricional da soja verde é acentuado pela ocorrência de betacaroteno e luteína em sua composição. Lembrando que a luteína é um pigmento amarelo disponível em alguns alimentos. Nosso corpo não é capaz de sintetizá-lo, mas ele é importante para a saúde dos olhos e da pele.

Estudos revelam que este aminoácido conhecido como “vitamina dos olhos” e o betacaroteno ajudam a prevenir tumores de colón e a preservar as funções visuais, especialmente no que diz respeito a degeneração na mácula e proteção da retina contra lesões provocadas pelo sol.

O betacaroteno é um exemplo de excelente capacidade antioxidante e antioncogênica. Mas é bom destacar que o nível dele cai na medida em que os grãos de soja vão amadurecendo.

Além de auxiliar na prevenção de tumores e diminuição do colesterol ruim, o edamame é recomendado para reduzir o risco de desenvolvimento da aterosclerose.

Em relação ao lado calórico, o edamame fornece cerca de 120 Kcal por 100 gramas de grãos. Ou seja, é uma sugestão para garantir energia e treinar! Perfeita para quem pratica exercícios com objetivo de perder peso.

Uma dica de consumo para aproveitar os benefícios da soja verde é ferver os grãos em água por 5 ou 10 minutos, e acrescentar uma pitada de sal. Até como aperitivo a soja imatura pode ser saboreada, principalmente se há consumo de bebida alcoólica, pois o vegetal colabora na amenização dos malefícios do álcool em nosso sangue.

Vale a pena ainda ingerir o edamame em sopas, saladas ou acompanhando o prato principal.

Quanto à consistência, esses grãos semelhantes à ervilha têm o tato mais amolecido. Os grãozinhos também são encontrados na versão vagem. No Brasil, normalmente o edamame é comercializado congelado nos supermercados.

Lembrando que o conteúdo deste post tem função de informar. Apenas um médico e/ou nutricionista pode decidir o que é melhor para cada pessoa e indicar dietas de acordo com a situação específica. Antes de fazer alterações significativas na sua alimentação, consulte um profissional capacitado.

Cuide-se! Até o próximo artigo…

/* ]]> */