Frutas Nutrição

Nutritivo e delicioso: confira os 10 benefícios do figo para a saúde

De sabor ligeiramente adocicado e suculento, com textura lisa e crocante por conta das suas sementes, o figo foi um dos primeiros alimentos a serem cultivados pelo homem desde a sua existência na terra.

E apesar de estar pouco presente na mesa dos brasileiros, ele também é considerado uma das opções mais gostosas e nutritivas para inserir na alimentação diária, sendo por esse motivo consumido em larga escala em outros países, principalmente no Oriente Médio.

Isso porque a fruta, que faz parte da família Moraceae, é uma excelente fonte de nutrientes essenciais à saúde, como vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fósforo, sódio, magnésio, cloro, potássio, além das fibras, que ajudam não só a manter o organismo funcionando adequadamente como um todo, como também aceleram a perda de peso, benefício ideal para as mulheres que estão querendo enxugar a silhueta!

O figo também é bastante versátil, podendo ser consumido nas versões fresca ou seca, e até mesmo na produção de receitas e produtos alimentícios, como geleias, doces ou sucos. Sendo assim, não há desculpas para começar a arriscar na cozinha e inserir a fruta na alimentação a partir de agora, concorda?

Quer saber mais sobre os benefícios do figo para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra ele pode fazer pelo seu corpo e bem-estar quando consumido regularmente na sua dieta.

1 – Diminui a pressão arterial

O figo é rico em potássio, um mineral capaz de controlar os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Portanto, o seu consumo regular dentro da alimentação pode ajudar a suprir as necessidades de potássio no organismo, evitando a sua deficiência e as consequências causadas pelo problema, como é o caso da hipertensão.

2 – Ajuda no emagrecimento

A fruta, como a maioria das demais, possui boas quantidades de fibras, o que quer dizer que ela também pode ajudar no controle da perda de peso.

Como você já leu em outro artigo aqui do blog sobre os alimentos ricos em fibras, como é o caso do figo, estes podem oferecer uma maior sensação de saciedade ao estômago, evitando a fome fora de hora e as “beliscadas” entre as refeições, ajudando na perda de peso, assim como regular o funcionamento do intestino, outro fator que além de contribuir para o emagrecimento também evita os incômodos inchaços na barriga.

Por isso, se você está precisando mandar alguns quilinhos extras para bem longe da balança e da fita métrica, a dica é incluir o consumo de uma ou duas unidades de figo antes das refeições para fazer você se sentir mais saciada e, portanto, comer menos durante o dia.

3 – Previne o câncer de mama

O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais matam mulheres no Brasil e no mundo todo. A boa notícia é que o mal pode ser prevenido com algumas mudanças na alimentação e com o consumo de alguns alimentos anticancerígenos, como é o caso do figo.

Vários estudos já comprovaram que a fruta, por ser rica em fibras, pode ser uma grande aliada no combate ao câncer de mama, já que esses nutrientes são capazes de evitar os efeitos negativos do chamado período pós-menopausa em mulheres, no qual a doença costuma se desenvolver.

Segundo especialistas, ingerir o figo diariamente pode reduzir em até 34% das chances de ocorrência do câncer de mama, sendo que no caso das mulheres que nunca se submeteram à reposição hormonal, os riscos podem ser até 50% menores.

4 – Melhora o funcionamento do intestino

Você sofre com a prisão de ventre? Pois bem! Consumir o figo regularmente na sua rotina alimentar também pode ajudar a combater esse problema. Isso porque a fruta é rica em fibras, que são nutrientes capazes de fazer uma “limpeza” no organismo através do estímulo do efeito laxativo.

Ou seja, ao comer a fruta, você pode não só aumentar as idas ao banheiro e evitar a constipação, como também promover a eliminação das toxinas através da excreção do bolo fecal, prevenindo outra série de doenças na região intestinal, como é o caso das terríveis e dolorosas hemorroidas.

Por isso, se você quer ficar livre de todos esses males no corpo, a dica é ingerir pelo menos duas unidades de figos durante o dia. Outra opção é reservar dois ou três figos em um copo de água e deixá-los descansar durante a noite, fazendo o seu consumo apenas na manhã seguinte, inclusive da água.

5 – Previne a diabetes

Seja consumindo a fruta em si ou as folhas da figueira, a árvore que dá origem ao figo, você pode se beneficiar das suas propriedades antidiabéticas. Isso porque ela é rica em ácido clorogênico, que é capaz de equilibrar os níveis de insulina no organismo e controlar a diabetes, o que a torna ideal para a dieta de pacientes com a doença, bem como de pessoas que precisam da suplementação da insulina.

Por isso, você pode inserir o figo como sobremesa nas refeições diárias como também extrair o líquido contido nas folhas da figueira para controlar a diabetes.

Veja também quais são os 10 alimentos essenciais para controlar a diabetes.

6 – Fortalece os ossos

O figo é rico em minerais como potássio e cálcio, o que significa que ele pode ser inserido na alimentação para fortalecer os ossos, manter a saúde destes sempre em dia e evitar doenças decorrentes do seu enfraquecimento, como é o caso da osteoporose.

A explicação para tal benefício está no fato de que boas dosagens de cálcio e potássio podem aumentar a densidade óssea e auxiliar na manutenção óssea, evitando até mesmo problemas menores, como fraturas e lesões.

7 – Combate a anemia

Excelente fonte de ferro, mineral essencial para o controle dos glóbulos vermelhos, o figo pode ser ideal para prevenir a anemia. Por isso, a inclusão da fruta na dieta é recomendada por muitos especialistas para compor a alimentação de grávidas e crianças, que estão no grupo de pessoas que mais necessitam manter os níveis dos glóbulos vermelhos sempre em dia.

8 – Previne o envelhecimento precoce

O figo também é uma fruta altamente rica em antioxidantes, sendo os seus efeitos capazes de se estender por até quatro horas consecutivas após o consumo.

Na prática, isso significa que, além de combater o estresse oxidativo das células, geralmente causado pela ingestão de alimentos pouco saudáveis no dia a dia, ele também pode prevenir o envelhecimento precoce da pele, uma vez que a sua ação antioxidante pode eliminar os radicais livres responsáveis por esse problema.

9 – Melhora a visão

Como você já deve saber, algumas verduras e legumes são conhecidos por auxiliar na manutenção da saúde dos olhos. No entanto, o que poucas pessoas ainda não sabem é que algumas frutas também podem ser consideradas poderosas e benéficas para a visão, como é o caso do figo.

Por conter substâncias antioxidantes, como o flavonoide luteolina, a fruta possui boas propriedades anti-inflamatórias, que são ideais para prevenir males como a degeneração macular e a perda da visão, problemas mais comuns em pessoas em idade avançada, além de melhorar a saúde ocular como um todo.

10 – Evita a fadiga

Mais uma vez por causa das quantidades de fibras presentes em sua composição, o figo é considerado um alimento importante para aumentar e manter os níveis de energia no corpo. Isso porque esses nutrientes são absorvidos e enviados diretamente aos nossos músculos, transformando-as em boas fontes de combustível, e o melhor, de maneira imediata.

Portanto, se você está se sentindo cansada da rotina ou pratica atividades físicas, consumir o figo pode te ajudar a combater a fadiga e cansaço exagerado, aumentando o rendimento nos treinos e te deixando mais disposta para as tarefas do dia a dia.

/* ]]> */