Frutas Nutrição

Descubra os benefícios do ingá para o seu corpo e bem-estar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Mais uma da nossa série de frutas brasileiras benéficas à saúde, o ingá (Ínga edulis Mart) pode ser encontrado em várias regiões do país, principalmente as mais próximas a rios ou lagos. Fruto de uma árvore chamada de ingazeira e pertencente à família das leguminosas, o ingá possui sementes e uma polpa branca e adocicada, que torna o seu sabor único, exótico e delicioso.

No vocabulário indígena, a palavra “ingá” significa “embebido” ou “ensopado”, em referência à sua polpa, meio aquosa. Mais comum na Amazônia, a fruta pode ser encontrada pelo nome mais popular de ingá-do-mato e ingá-verdadeiro.  Fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

Em geral, a ingazeira, que pode chegar a medir até 15 metros de altura, dá frutos mais de uma vez por ano, podendo ser encontrados em mais de 300 espécies diferentes, a maioria delas presente na Floresta Amazônica.

O ingá possui propriedades medicinais valiosas à nossa saúde, como adstringentes, antirreumáticas, antiartríticas e disentérica. Sendo assim, consumi-la pode prevenir e tratar diversos males que atingem o nosso corpo.

Se você nunca viu a fruta antes, é interessante que você saiba que ela pode ser encontrada comumente em quintais das casas de roça, em mercados municipais, geralmente em forma de vagem para consumo pelos amantes da fruta. Apesar de pouco popular nas cidades brasileiras, aos poucos o ingá vem sendo descoberto e apreciado pelas pessoas e aproveitada para preparação de picolés, mousses, sorvetes e sucos.

Quer saber mais sobre os benefícios do ingá para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que a frutinha brasileira não pode faltar na sua rotina alimentar a partir de hoje. Vem comigo!

Trata dores de cabeça

Devido às suas propriedades adstringentes, o ingá pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas. Portanto, se você sofre com o problema e desde que não seja causado por quadros clínicos mais graves, pode consumir a fruta para aliviar os sintomas.

Combate problemas intestinais

O ingá possui propriedades desintéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.

Trata o reumatismo

Se é uma paciente reumática diagnosticada, talvez goste de saber que comer o ingá regularmente pode ajudar a aliviar os sintomas e dores provocadas pelo problema, evitando crises mais graves da doença.

Além disso, consumir a fruta também pode ajudar a prevenir o reumatismo, ideal para pessoas com histórico familiar ou que tenham predisposição ao problema.

Previne a artrite

Se você é predisposta a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir o ingá também pode ajudar neste sentido. Isso porque a fruta possui propriedades anti-artríticas, o que significa que ela pode prevenir o desenvolvimento da doença, além de evita crises no caso de pacientes já diagnosticadas.

Combate dores no geral

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir o ingá pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral. Portanto, se você sentir qualquer desconforto neste sentido, pode contar com a fruta para ser a sua aliada no alívio dos sintomas.

/* ]]> */