Emagrecimento Nutrição

Kefir de Leite favorece o intestino e o emagrecimento; saiba mais

Intestino preso, sensação de inchaço… Que chato, hein! Quando a prisão de ventre acontece, parece que o dia não termina nunca, que nada flui direito. Quem tem o problema sabe bem como é… Um dos benefícios do kefir de leite é combater isso, e ainda ajudar emagrecer!

Kefir de leite é uma bebida fermentada cheia de benefícios que incluem a perda de peso e o bom funcionamento dos intestinos. Veja hoje como fazer este alimento em casa e várias outras vantagens que ele possui.

Chama-se kefir de leite porque a bebida é feita com um alimento probiótico que fermenta o leite, o kefir. Este é também chamado de ‘planta de iogurte’, ‘cogumelo do iogurte’, ‘fungo do iogurte’ ou ‘cogumelo tibetano’, entre outras denominações.

Os grãos de kefir são originários do Cáucaso e formados por vários micro-organismos que fazem bem ao aparelho digestivo, e que acabam sendo passados de uma pessoa a outra. É nesse sistema de doações, inclusive por meio de sites na internet, que o probiótico vai sendo propagado.

As doações são facilitadas devido à própria característica da multiplicação do kefir. Os grãos são cultivados em ambiente líquido, e uma parte deles precisa ser retirada para evitar o crescimento excessivo.

Por isso, quem tem o probiótico em casa costuma oferecer uma parcela dele aos familiares e amigos. Mas é possível conseguir os grãos pela web também. Já o leite de kefir pode ser adquirido em lojas de produtos naturais ou supermercados.

Uma das dúvidas sobre os benefícios do kefir de leite é se ele emagrece. Pelo jeito, a resposta é sim! Por dois motivos: ele conta com somente 37 calorias por cada 100 g e auxilia no alívio da prisão de ventre. E você sabe, com o intestino funcionando melhor, é mais fácil perder peso…

Com o intestino solto e a evacuação mais frequente, geralmente, o abdômen fica menos inchado. Porém, é bom lembrar da importância de seguir um regime apropriado, prescrito por um profissional capacitado, e praticar atividades físicas regularmente, para que o emagrecimento seja consistente.

De qualquer forma, o kefir de leite é uma opção interessante nas dietas para redução de medidas, inclusive para substituir o iogurte ou leite, enquanto recurso extra para cuidar da forma sem perder a saúde.

E ainda tem a vantagem de o alimento favorecer o equilíbrio da flora intestinal e, por consequência, a assimilação de nutrientes. O que, por sua vez, age sobre o equilíbrio de diversas funções do organismo.

Uma ótima solução para quem passou por tratamentos longos com antibióticos, por exemplo, e precisa regular o trânsito intestinal.

Para tirar proveito dos benefícios do kefir de leite, normalmente, basta consumir o produto uma vez por dia, no café da manhã ou lanche. E ainda tem o truque de acrescentar mel ou frutas caso precise disfarçar o sabor.

Como preparar kefir de leite

Ingredientes

• 100g de kefir;
• 1 litro de leite vaca ou cabra de sua preferência (fresco, desnatado, pasteurizado, integral, semidesnatado, etc.).

Modo de fazer

1. Coloque os grãos de kefir e o leite em um recipiente de vidro;
2. Deixe a mistura em temperatura ambiente durante 24 horas aproximadamente;
3. Coe o leite fermentado, separando e reservando os grãos que servirão para repetir o processo sendo adicionados a mais leite;
4. O líquido já fermentado e coado está pronto para consumo imediato.

Se preferir, leve o kefir de leite para a geladeira e saboreie o alimento na hora que desejar.

Importante: embora não haja uma contraindicação formal, a fermentação do kefir resulta em uma produção pequena de álcool. Isso pode ser prejudicial para quem tem doenças no fígado.

No mais, se não houver uma restrição específica indicada pelo médico, é só aproveitar os benefícios do kefir de leite.

Saúde! Até a próxima…

/* ]]> */