Frutas Nutrição

Veja os benefícios do longan (olho de dragão) para a saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Consumir frutas é extremamente benéfico à saúde, sendo algo muito recomendado por médicos e especialistas para manter o corpo funcionamento adequadamente e, é claro, o bem-estar sempre em dia.

No entanto, nesta categoria, algumas costumam ser bastante populares e, portanto, mais presentes na mesa da maioria dos brasileiros, como é o caso da banana e da maçã, por exemplo, enquanto outras, por ainda por serem pouco conhecidas, acabam ficando de lado na alimentação, apesar de consideradas tão importantes para a saúde como as demais.

O longan (ou “Olho de Dragão”, como também é conhecida) é uma delas. Originária da Índia e cultivada em larga escala na China, a frutinha exótica não é muito popular no Brasil, mas é tão nutritiva e potencializadora da saúde quanto as frutas que nós gostamos de comer por aqui.

Isso porque ela é rica em nutrientes essenciais ao organismo, como vitaminas A, do complexo B, C, além de carboidratos, cálcio, ferro, potássio, magnésio, fibras, gorduras e proteínas, o longan pode prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso corpo, desde os mais simples, como gripes e resfriados, até os quadros clínicos mais graves, como o Mal de Alzheimer.

Quer saber mais sobre os benefícios do longan (“Olho de Dragão”) para a saúde? Então, continue de olho nesse artigo e descubra por que a frutinha indiana não pode deixar de compor o seu cardápio a partir de agora. Vamos lá?!

Previne o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades antioxidantes, o longan é considerado um excelente aliado no combate ao envelhecimento precoce. Isso porque esses nutrientes são essenciais para eliminar os radicais livres do organismo, que são os principais responsáveis pela morte das células e aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e outros sinais do avanço da idade na nossa pele.

Ajuda no ganho de massa muscular

Rico em proteínas, o longan ou “Olho de Dragão” pode ajudar de forma eficiente no crescimento e reparação do tecido muscular. Sendo assim, se você é atleta ou praticante de atividades físicas que busca a hipertrofia (ganho de massa magra), pode se beneficiar dessa alta fonte de proteínas para obter músculos fortes, grandes e bem definidos de forma mais rápida.

Trata gripes e resfriados

Consumir longan pode aliviar os incômodos sintomas de gripes e resfriados, já que a frutinha indiana é rica em vitamina C, nutriente que fornece uma boa quantidade de antioxidantes ao corpo, podendo até mesmo prevenir esses problemas de saúde.

Até mesmo pessoas que sofrem com asma e bronquite podem evitar as crises e dores, já que o “Olho de Dragão” também é eficaz para afinar o muco e desobstruir os brônquios. No caso de quem não tem nenhuma dessas doenças, podem preveni-las apenas consumindo a fruta.

Fortalece o sistema imunológico

O “Olho de Dragão” possui entre as suas propriedades terapêuticas as antioxidantes e antibacterianas, que são capazes de tornar a fruta uma poderosa aliada para aumentar a imunidade, fortalecendo as defesas do corpo e, portanto, prevenindo diversos tipos de doenças, sejam estas causadas pela ação de bactérias, fungos ou vírus, como é o caso da gripe e resfriados.

Regula o intestino

O longan possui vários compostos e nutrientes orgânicos com poderes anti-inflamatórios. Por isso, consumir a fruta pode ajudar a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e, portanto, a regular o intestino.

Se você sofre de prisão de ventre ou indigestão, pode aproveitar os benefícios da frutinha exótica para aliviar os sintomas desses problemas, além de prevenir outros quadros clínicos no trato gastrointestinal, como hemorroidas, úlceras gástricas e até câncer de cólon.

Melhora a saúde mental

Graças às suas propriedades calmantes, o longan pode ser usado para melhorar o funcionamento do sistema nervoso. Sendo assim, é válido dizer que a frutinha pode potencializar as nossas capacidades cognitivas, mantendo sempre saudável o funcionamento do cérebro e, com isso, melhorando a nossa memória, concentração e aprendizagem.

Além disso, quando inserida regularmente na alimentação, o “Olho de Dragão” pode ser ideal para evitar a insônia e melhorar as noites de sono, como também prevenir doenças graves e mais comuns em pessoas em idade avançada, como é o caso do Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson.

Combate o estresse

Mais uma vez, por fazer bem ao nosso sistema nervoso, o longan pode ser usado para evitar o estresse, a ansiedade e a depressão. Inclusive, a fruta é bastante comum em sessões de aromaterapia, onde o seu óleo é aplicado sobre a pele ou inalado para acalmar o corpo e a mente.

Previne a anemia

Por ser uma excelente fonte de ferro e potássio, o longan também é muito utilizado para evitar quadros de anemia, doença causada justamente pela deficiência desse mineral na corrente sanguínea, que tem o papel fundamental de aumentar os glóbulos vermelhos de sangue. Não é à toa que a fruta é parte crucial do cardápio das crianças na China.

/* ]]> */