Frutas Nutrição

Benefícios do mirtilo (blueberry): 8 motivos para consumir a fruta hoje mesmo

Quanto mais coloridas as refeições do dia, mais saudáveis elas serão. Disso, como dizem por aí, eu tenho certeza de que você já está “careca” de saber, até porque tem sempre alguém para te lembrar disso quando você corre direto até as prateleiras recheadas de guloseimas no supermercado na hora de fazer as compras do mês, certo?

E é mesmo uma grande verdade e, acredite, por mais que pareça um assunto chato quando ouvimos de outras pessoas, encher o carrinho de verduras, legumes e frutas é muito importante para manter o corpo funcionando bem e, de quebra, deixar a silhueta sempre em forma.

Quando se trata de frutas, não há muita dificuldade em variar as cores quando a ideia é colorir as refeições, exceto pela cor azul. Quantos tipos de frutas azuis você já viu por aí? Não muitas, é verdade. A fruta azul mais famosa é o mirtilo (ou blueberry, como é conhecida), que nós vamos falar no artigo de hoje…

Trata-se de uma pequena fruta, de formato arredondado e coloração que varia entre o roxo, azul e vermelho, além de polpa doce e suculenta, que muitos especialistas acreditam estar carregada de inúmeros nutrientes essenciais à saúde, como carboidratos, fibras, antocinas (responsável pela sua cor azulada), flavonoides, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, minerais como cálcio, potássio, fósforo e magnésio.

Por isso, é válido dizer que ela pode fazer muito bem à saúde, podendo prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso corpo, como é o caso do câncer, por exemplo. Além disso, por conter um baixo índice calórico, fornecendo apenas 60 calorias para cada 100 gramas de fruta, a blueberry ainda pode dar aquela forcinha que você estava precisando para emagrecer.

Quer saber mais sobre os benefícios do mirtilo (blueberry) para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que essa frutinha não pode mais faltar no seu cardápio a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Melhora a saúde mental

Devido à alta quantidade de antioxidantes encontrados em sua composição, principalmente os flavonoides, o mirtilo pode ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro, uma vez que é capaz de aumentar o fluxo de oxigênio e de sangue no órgão, mantendo as suas células sempre saudáveis.

As vitaminas do complexo B, selênio, cobre, zinco, magnésio e antocianina presentes na frutinha também são capazes de potencializar a nossa capacidade cognitiva, melhorando a memória, a concentração e aprendizagem, além de prevenir problemas como a perda de memória e o Mal de Alzheimer, por exemplo.

2 – Faz bem para os olhos

A blueberry também é uma fruta rica em antioxidantes do tipo flavonoides, como é o caso do resveratrol, rutina e a quercetina. Isso significa que consumi-la pode fazer muito bem à saúde ocular, melhorando a visão e prevenindo problemas como a degeneração macular, catarata, cegueira noturna, entre outros que acometem os nossos olhos, principalmente quando estamos em idade mais avançada.

Além disso, a vitamina A, junto com a ação dos antioxidantes, também pode proteger a retina dos danos causados pelos radicais livres e, também, da radiação dos raios solares UV.

3 – Previne o câncer

Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, o mirtilo também pode ser um ótimo alimento no combate ao câncer, graças às suas propriedades anticancerígenas. Estas são capazes de inibir a oxidação das células pelos radicais livres e o crescimento de células cancerosas.

Portanto, ao incluir a fruta na sua dieta, você pode prevenir o câncer de cólon e o de fígado, por exemplo. Ainda, um tipo de flavona chamada de luteolina, também presente entre os compostos da blueberry, também é eficiente no combate à doença, podendo reduzir em até 30% o aparecimento do câncer de ovário.

4 – Protege o coração

Outro papel fundamental dos antioxidantes presentes no mirtilo, principalmente as antocianinas, é o de diminuir as taxas do colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos no sangue. Sendo assim, consumir a fruta pode evitar a formação de placas nas artérias, além de reduzir o fluxo sanguíneo ao longo do corpo.

5 – Melhora a digestão

Rico em vitamina C, comer mirtilo é essencial para estimular o funcionamento das enzimas digestivas, que, por sua vez, são importantes para desintegrar as partículas dos alimentos consumidos ao longo do dia.

Sendo assim, se você sofre com os efeitos da má digestão, como é o caso da prisão de ventre, por exemplo, pode consumir a fruta para limpar o trato digestivo e melhorar a digestão como um todo.

6 – Combate a infecção urinária

Outro grande benefício de consumir o mirtilo ou blueberry é que este alimento pode ajudar a evitar o aparecimento de bactérias como o b-coli no revestimento das nossas vias urinárias. Na prática, isso quer dizer que você pode combater problemas nessa região, como a sensação de queimação e inflamação no trato urinário, que são os principais sintomas de uma infecção de urina.

7 – Ajuda na perda de peso

Vários estudos já comprovaram que comer mirtilo de forma regular na sua dieta emagrecedora pode potencializar ainda mais os resultados da perda de peso e te ajudar a eliminar os quilos extras que tanto te incomodam da balança de forma ainda mais rápida e eficiente.

Isso porque a frutinha azul contém boas quantidades de vitamina C, que possui antioxidantes capazes de queimar gordura na barriga. Além disso, ela também é rica em fibras, nutrientes essenciais para aumentar a sensação de saciedade no estômago, evitando a fome fora de hora e as “beliscadas” entre as refeições que nos fazem engordar, e, ainda, regular o intestino, outro requisito ideal para quem quer emagrecer.

8 – Faz bem para a pele

A vitamina C e as antocianinas presentes na composição do mirtilo ou blueberry possuem poderosa ação antioxidante, o que significa incluir a fruta na sua rotina alimentar pode fazer muito bem também à saúde e beleza da pele. Esses nutrientes são importantes para protegê-la dos danos causados pelos raios UV e evitar a oxidação das células, combatendo o temido envelhecimento precoce.

Por isso, se você quiser ficar livre de rugas, linhas de expressão e manchas na pele e deixá-la sempre com um aspecto mais jovem, saudável e firme, pode abusar da fruta na sua dieta ou, ainda, apostar em máscaras faciais caseiras ou outros produtos hidratantes à base dela.

Além disso, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, você também pode ficar livre da oleosidade excessiva na derma, prevenindo acnes, espinhas e furúnculos. Não é mesmo tuuuudo de bom?!

E você aí? Já experimentou o mirtilo (blueberry)? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando o que achou…

Até próxima!

/* ]]> */