Nutrição Vegetais

Nabo: confira 8 razões para consumir o alimento a partir de agora

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Mais uma da série de alimentos mais antigos cultivados no mundo, o nabo figura entre os vegetais pertencentes à família Brassicaceae, a mesma da couve, do brócolis, da salsa e da cenoura. Originário da Eurásia, o nabo aparece nos registros históricos como “primo” da cenoura, apesar de sua safra ser anual ou bianual e, ainda, com um número diverso de aplicações culinárias quando comparado a esta última.

Ainda entre os consumidores antepassados, especialmente entre gregos e romanos, o nabo também foi utilizado por muito tempo como adoçante em alimentos antes do açúcar de cana, tornando-se uma grande fonte de importação para a Europa. Foi assim que o seu cultivo ganhou o mundo, desenvolvendo-se melhor em climas temperados, como é o caso do Brasil, onde chegou através dos colonizadores portugueses.

Hoje, em terras tupi-guaranis, o tubérculo é encontrado nas mais variadas formas e tamanhos, de coloração única ou bicolores (branco, verde, roxo ou rosa avermelhado). Além disso, com o passar do tempo, também foram descobertas outras funções do vegetal além de adoçar alimentos ou bebidas, já que é bastante nutritivo e, portanto, pode fazer muito bem à nossa saúde de um modo geral.

Rico em diversos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, dentre eles, carboidratos, proteínas, vitamina C, tiamina, piridoxina, ácido fólico, niacina, riboflavina, vitamina E, vitamina K, manganês, cobre, potássio, ferro, cálcio, sódio, magnésio, zinco, entre outros, o nabo pode não só tratar como também prevenir diversos tipos de doenças que podem acometer o nosso organismo.

Quer saber mais sobre os benefícios do nabo para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que o vegetal não poderá mais faltar na sua alimentação a partir de hoje. Vem comigo!

1 – Ajuda a emagrecer

O nabo pode ser o grande aliado que você estava esperando para começar a perder peso com saúde e de forma rápida e eficiente. Isso porque o vegetal possui alta concentração de vitaminas e minerais essenciais ao organismo e, como você já deve saber até aqui, para promover a perda de peso, é preciso consumir alimentos nutritivos para conseguir melhores resultados.

Além disso, o tubérculo é rico em fibras, nutrientes que ajudam a regular o intestino e, ainda, a aumentar a sensação de saciedade no estômago, o que significa que ele pode contribuir ainda mais para o emagrecimento, já que, com o apetite controlado, você passa a consumir uma menor quantidade de comida ao longo do dia.

Ainda, o nabo contém baixo índice calórico e pode também auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicose que possam ser transformados em gordura estocada no corpo.

2 – Regula o intestino

Ainda por conta das fibras presentes em sua composição, o nabo também pode ser útil para regular o funcionamento do intestino. Ao incluir o vegetal no seu cardápio diário, as suas propriedades podem estimular a evacuação e prevenir males como a prisão de ventre e danos causados por toxinas.

Outra doença que pode ser evitada ou tratada com o consumo do tubérculo é a diverticulite, aliviando sintomas como a pressão e inflamação do cólon.

3 – Previne o câncer

Assim como outros vegetais da mesma família, o nabo também é rico em glucosinolatos, compostos que são responsáveis pelo seu amargor. No entanto, esses compostos também possuem o papel fundamental de, após serem decompostos pelo nosso organismo, de se transformarem em isotiocianatos e indóis, moléculas que apresentam atividade anticancerígena.

Para que você tenha ideia do poder anticâncer desse vegetal, alguns estudos feitos com ratos mostraram que essas moléculas presentes em sua composição ajudam a conter o desenvolvimento de tumores da mama, do pulmão, do estômago, do fígado, do cólon e da bexiga.

Além disso, alguns nutrientes contidos no alimento, como é o caso do magnésio e da vitamina C, possuem alta ação antioxidantes, o que significa que podem combater os radicais livres presentes no organismo, os principais responsáveis por causar mutações nas células de DNA que levam ao câncer.

4 – Combate doenças cardiovasculares

Outro benefício de se consumir nabo de forma regular na alimentação está ligado à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. Rico em potássio, um mineral com excelente função vasodilatadora, ao consumir nabo você pode ajudar a eliminar o sódio através da urina, um nutriente que, quando em excesso no organismo, é responsável por causar doenças graves, como a hipertensão.

Além disso, por conter boas quantidades de vitamina C e suas propriedades antioxidantes, o vegetal também pode ser usado para evitar a oxidação do colesterol ruim (LDL), prevenindo doenças como a aterosclerose, que se desenvolve por conta de um processo inflamatório dos vasos, este causado, por sua vez, pelo acúmulo de LDL.

Ainda, como se não bastassem todos esses benefícios na proteção do nosso coração, o nabo também possui vitaminas como a piridoxina e o ácido fólico, que ajudam a reciclar a homocisteína, um aminoácido que, quando em excesso, também agride os vasos sanguíneos, facilitando o acúmulo de gordura nas artérias.

5 – Protege os olhos

Mais uma vez por conta da vitamina C e as propriedades antioxidantes presentes no nabo, consumir o vegetal também pode fazer muito bem à nossa saúde ocular. Na prática, isso significa ficar livre de doenças como a degeneração macular e catarata, mais comuns em pessoas com idade avançada, além de proteger a retina e melhorar a visão como um todo.

6 – Combate a asma

A vitamina C presente na composição do nabo também é responsável, entre todos os benefícios que você leu anteriormente, para aliviar os sintomas de pacientes que sofrem com a asma. Isso porque esse nutriente pode proteger o organismo dos efeitos nocivos da poluição, que incitam os sintomas da doença.

7 – Faz bem para a pele e cabelos

Esse é mais um daqueles alimentos que podem ser incluídos na rotina de beleza das vaidosas de plantão para cuidar da saúde e beleza da pele e cabelos de maneira natural. O nabo contém alta concentração de vitamina C e propriedades antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento precoce, prevenindo o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e outros sinais típicos do avanço da idade.

Além disso, o turbérculo também é rico em cobre, um mineral responsável por auxiliar na manutenção da cor do cabelo, já que faz parte do processo de síntese do pigmento melanina.

8 – Fortalece o sistema imunológico

Excelente fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres e outros agentes invasores nocivos ao bom funcionamento do organismo, o nabo também pode ser útil para aumentar a nossa imunidade, fortalecendo o sistema imunológico contra vários tipos de doenças que possam acometê-lo, inclusive o câncer.

Além disso, a vitamina C presente na composição do vegetal estimula a produção de glóbulos brancos para atacar a doença e micróbios estranhos no corpo.

/* ]]> */