Beleza Cabelos

Cabelo ressecado e não cresce? Saiba como o pepino pode te ajudar

O pepino é um alimento bastante comum na culinária brasileira. De textura crocante e aguada e sabor leve e refrescante, o vegetal teve há alguns anos o seu uso expandido também aos tratamentos de beleza, já que foram descobertos os inúmeros benefícios do vegetal à pele, unhas e cabelos.

Inclusive, você já deve ter visto em vários filmes e novelas na TV mulheres usando duas rodelas de pepino nos olhos para acabar com olheiras e inchaços, certo? Pois bem! Isso não tem nada de ficção, pode acreditar…

Por isso, no artigo de hoje, você vai conhecer alguns dos principais benefícios do pepino para o cabelo e como esse importante alimento pode ser útil nos cuidados diários com as nossas madeixas.

Rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, fluoreto e sílica, principalmente este último, o pepino pode nutrir, fortalecer e acelerar o crescimento dos fios de maneira surpreendente. Isso porque esses nutrientes possuem forte ação antioxidante, que ajuda a melhorar a saúde do couro cabeludo e dos fios como um todo.

Além disso, o vegetal também possui uma alta quantidade de água, o que significa que ele pode auxiliar na reposição de umidade necessária do cabelo, deixando-o mais hidratado e livre do ressecamento, especialmente nos dias mais quentes do verão.

Como hidratar o cabelo com pepino?

É comum, principalmente no verão, quando o clima é mais seco, que os nossos cabelos fiquem mais ressecados e sem vida, podendo até levar à quebra dos fios se não houver o tratamento adequado.

Portanto, nessa época do ano, não tem para onde correr: hidratação e mais hidratação para conter os danos do calor, raios solares e, também, do cloro, e do sal, já que passamos a frequentar mais piscinas e praias nos dias quentes do ano. Porém, o que muita gente não sabe é que tanto o cloro quanto o sal da água do mar fazem muito mal aos nossos fios, já que roubam a sua umidade e tornam a fibra capilar ressecada, porosa e danificada.

Neste sentido, o pepino pode ser extremamente útil, uma vez que possui bastante água em sua composição, o suficiente para manter o cabelo hidratado. Para isso, a melhor forma é consumindo o vegetal, em sua versão in natura, apenas com um pouquinho de sal.

Por outro lado, você também pode investir nas máscaras de hidratação de pepino para fazer uma reposição hídrica nos fios. Sendo assim, anote aí!

Máscara de hidratação de pepino

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • ½ pepino descascado;
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Em seguida, coe e aplique a máscara no couro cabeludo e na extensão dos fios. Deixe-a agir por 20 minutos e, depois, lave bem o cabelo.

Observação: A adição do ovo e do azeite de oliva acontece por conta dos efeitos limitados do pepino, que são iguais a qualquer outro creme capilar. Por isso, o ideal é juntá-lo a outros minerais e vitaminas, como os presentes nestes dois ingredientes.

O azeite de oliva é rico em vitaminas A, D, E e K, que são capazes de nutrir, hidratar, dar brilho e proteger os fios, além de oferecer maciez e elasticidade a eles. Já o ovo contém alta concentração de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D, vitamina E, vitamina K, ferro, manganês, fósforo, potássio, cálcio e sódio, que ajudam a evitar a queda de cabelo, reconstroem os fios e aceleram o crescimento do cabelo.

Como fazer o cabelo crescer com pepino?

Devido à presença da sílica presente em sua composição, o pepino também pode ser útil para mulheres que estão com problemas com o crescimento do cabelo. Dependendo das causas do não crescimento dos fios, que podem ser inúmeras, o vegetal pode ajudar apenas consumindo-o na sua dieta ou preparando uma máscara capilar caseira para evitar a queda e acelerar o seu crescimento.

Para obter melhores resultados, é preciso adicionar o suco de pepino aos sucos de outros vegetais, como cenoura, alface e espinafre, por exemplo, que também são ótimos aliados do cabelo longo e saudável. Desta forma, anote aí uma receita tiro-e-queda para fazer o seu cabelo crescer rápido:

Tônico de pepino

Ingredientes:

  • Suco de pepino;
  • Suco de um vegetal de sua preferência (espinafre, cenoura ou alface).

Como fazer:

Misture os sucos mencionados anteriormente em partes iguais e aplique o tônico no couro cabeludo e na extensão dos fios, que devem estar úmidos. Espere agir por 10 minutos e, em seguida, lave bem o cabelo, como de costume. Pronto! Repetindo esse processo diariamente, você pode acabar com a queda de cabelo e acelerar o seu crescimento de forma rápida e saudável.

/* ]]> */