Nutrição Vegetais

Benefícios do pimentão: saiba o que ele pode fazer pela sua saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Com sabor levemente picante e bem característico, o pimentão é o protagonista de saladas, assados, sopas e outros pratos na cozinha, sendo comumente utilizado para dar aquele toque culinário mágico e exclusivo ao paladar e beleza e aroma das refeições. No entanto, enquanto vegetal, a sua contribuição na alimentação não se limita ao seu sabor, visto que ele é extremamente nutritivo e, portanto, benéfico à saúde.

Pertencente à família Solanáceas, do gênero Capsicum, a mesma do jiló, berinjela, pimenta, batata e tomate, o pimentão pode ser encontrado em inúmeras variedades no Brasil e no mundo todo, como é o caso das versões vermelha, verde e amarela. Dentro das linhagens modificadas geneticamente, o alimento também pode ser cosumido nas cores creme, laranja e roxo.

O vegetal é originário da América Central, sendo o seu consumo ainda mais comum na gastronomia do México. Rico em diversos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, dentre eles, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, carboidratos, proteínas, além de minerais como fósforo, ferro, manganês, potássio, ácido fólico, magnésio, que podem não só ajudar a prevenir como também a tratar diversos tipos de doenças que podem acometer o nosso corpo.

Quer saber mais sobre os benefícios do pimentão para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que o vegetal não pode mais faltar na sua rotina alimentar a partir de hoje! Vamos lá?

1 – Combate dores pelo corpo

Devido às suas propriedades analgésicas, possíveis por conta da presença da capsaicina, o pimentão pode ajudar a diminuir dores artríticas, musculares, neuropáticas, entre outras.

Além disso, a vitamina C também presente na composição do vegetal é considerada uma grande aliada no combate à artrites inflamatórias, podendo garantir a sua contribuição para o controle e prevenção desses casos de inflamações.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Por conter boas quantidades de vitamina C em sua composição, um nutriente com excelente poder antioxidante, o pimentão também pode ser útil para aumentar a imunidade, fortalecendo o nosso sistema imunológico contra uma série de doenças, entre elas, gripes e resfriados.

Além disso, esses nutrientes também ajudam na melhor absorção de ferro, um mineral também importante para manter as defesas do nosso corpo sempre em dia.

3 – Combate a ansiedade

Excelente fonte de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do cérebro, como é o caso do magnésio e da vitamina B6, consumir o pimentão de forma regular na alimentação pode ajudar na redução da ansiedade e do estresse, inclusive nos casos de pessoas que estão no período da TPM.

E por falar na TPM, o vegetal também pode aliviar outros sintomas típicos dessa fase, como é o caso dos inchaços e desconfortos na região abdominal.

4 – Previne o câncer

O pimentão também pode ser usado para prevenir o câncer, podendo atuar como agente profilático, já que é rico em enxofre. E os benefícios anticancerígenos do vegetal neste sentido se devem à presença do licopeno em sua composição, que, quando combinado com as vitaminas A e C, pode oferecer efeitos antioxidantes capazes de combater os radicais livres, principais responsáveis pela mutação do DNA e desenvolvimento de tumores.

Os carotenoides contidos no alimento também são ideais para estimular a função de estrogênio. Sendo assim, ao adicioná-lo ao seu cardápio diário, você estará se aproximando da porção diária recomendada de carotenoides, o que também pode ajudar na prevenção de câncer de mama.

5 – Ajuda na perda de peso

Se você estava procurando um alimento para incluir na dieta e potencializar os resultados no emagrecimento, chegou ao post certo. O pimentão, além de suas muitas funções no corpo, pode auxiliar no controle de peso, já que possui pouquíssimas calorias e pode ser inserido tranquilamente no cardápio sem ter medo de engordar.

Além disso, o alimento pode promover o efeito termogênico no seu corpo, impulsionando o funcionamento do metabolismo e, portanto, estimulando a queima calórica. A explicação para isso se deve ao fato de o pimentão aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial.

6 – Faz bem para pele, unhas e cabelos

Mais uma vez, por conta da vitamina C e suas propriedades antioxidantes, o pimentão também pode ser o aliado que você estava procurando para cuidar da saúde e beleza da pele, unhas e cabelos, de forma super natural. Isso porque esses nutrientes são capazes de estimular a maior produção de colágeno, uma proteína essencial para manter saudáveis a pele, unhas e cabelos.

Ao consumi-lo, a nossa derma pode ficar livre por muito mais tempo de problemas como rugas, linhas de expressão e manchas, entre outros sinais típicos do envelhecimento precoce, além de ganhar fios mais brilhosos e bonitos e unhas fortes.

7 – Reduz o colesterol

Outro grande benefício da vitamina C presente na composição do pimentão é o controle das taxas do colesterol e promoção da saúde do nosso sistema cardiovascular.

Junto com ela, um antioxidante chamado de betacriptoxantina também pode oferecer efeitos positivos neste sentido, protegendo o coração de doenças como acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, derrames, aterosclerose e hipertensão.

8 – Melhora a visão

Por conta das vitaminas A e C presentes na composição nutricional do pimentão, o vegetal pode auxiliar na melhora da nossa saúde ocular. Dentre os benefícios observados podemos incluir o fortalecimento dos olhos, podendo mantê-los saudáveis, ricos em proteínas e livre de doenças, como cataratas, degeneração macular e inflamações oculares.

A variedade que mais pode ajudar neste sentido é a verdade, já que esta possui maior porção de vitamina E, betacaroteno e carotenoides, os quais podem agir, juntamente com minerais e bioflavonoides, para a preservação de sua visão.

9 – Contribui para o ganho de massa muscular

O potássio presente na composição do pimentão pode auxiliar de forma eficiente na construção muscular, já que o mineral é útil para o equilíbrio de fornecimento de minerais e líquidos, apoiando o fluxo e transporte de nutrientes, fator crucial para promover o processo de anabolismo e aumentar a massa magra.

Além disso, se você é atleta ou praticante de atividades físicas regulares e se senta cansada após a carga de treinos, o vegetal também pode contribuir para a recuperação muscular, fazendo com que você se sinta mais disposta para os próximos treinos.

Vários estudos comprovam que o pimentão pode fornecer até 300 mg de potássio e fibras ao corpo, nutrientes considerados grandes colaboradores para aqueles que buscam hipertrofia.

10 – Fortalece os ossos e dentes

O pimentão é rico em cálcio, um mineral considerado um dos principais contribuintes para a saúde dos ossos e dentes. Sendo assim, ao consumir uma quantidade equivalente à 100 gramas de pimentão, você estará garantindo 9 gramas de cálcio, o que pode ser ideal para construir e manter ossos mais fortes e resistentes a diversas adversidades.

Esse é outro benefício importante para quem é atleta ou praticante de atividades físicas de forma regular, já que estão mais sujeitos a impactos nas articulações e ossos, devido aos movimentos e esforços realizados durante os exercícios.

/* ]]> */