Exercícios Saúde

Saiba os benefícios do pole dance para queimar calorias

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Dança, exercício físico, sensualidade. O pole dance reúne tudo isso e ainda ajuda a queimar calorias. Hoje você vai entender um pouco mais sobre os benefícios da modalidade que vem conquistando cada vez mais fãs.

Com 1 hora de aula de pole dance, uma pessoa consegue queimar até 700 calorias. Além disso, a dança no poste trabalha bastante os braços e o abdômen, ou seja, é uma opção interessante para emagrecer, fortalecer os membros superiores e deixar a barriga chapada.

A contração do abdômen é a peça central do equilíbrio. Se a área estiver relaxada, não tem como o corpo ser sustentado no ar.

Para completar, as aulas contam com exercícios específicos para ganho de massa magra na região, favorecendo a execução dos movimentos. É o caso do abdominal aéreo, no qual o aluno segura a barra e eleva as pernas, acionando barriga e braços ao mesmo tempo.

Os movimentos feitos em torno de uma barra vertical de metal ultrapassam a fronteira da dança. Se, no começo da popularização da técnica ela era vista mais como ícone de sex appeal, atualmente vem sendo encarada como uma estratégia e tanto para deixar as curvas em forma.

Basta observar uma aula por alguns minutos para perceber a força que é necessária para sustentar o corpo utilizando somente o contato das pernas ou mãos na estrutura. Haja força!

Apesar de enfatizar muito os braços, a atividade tonifica a musculatura toda, e de uma só vez. Tanto é que no dia seguinte à aula, o praticante pode sentir aquelas dores típicas de pós-treino no corpo inteiro. Isso acontece porque o pole dance promove uma verdadeira luta contra a gravidade para que a pessoa fique ‘presa’ à barra.

O praticante fica em isometria de praticamente todos os músculos. Eles precisam permanecer em contração para que a execução do movimento seja perfeita e compense a gravidade.

O resultado é que, após cerca de três meses do início da prática, o corpo inteiro fica mais durinho. Como se o aluno tivesse feito muita musculação, por exemplo.

A partir disso, podemos concluir também que se o aumento da massa muscular favorece a queima de gordura, então, o pole dance tem fatores de sobra para turbinar o emagrecimento, concorda?

Entre os benefícios do pole dance para queimar calorias, podemos destacar ainda o aumento da flexibilidade e da autoestima. São giros e mais giros, caminhadas graciosas em torno da barra, saltinhos, subidas e até abdominais. Tudo sem perder a pose, é claro.

Outras informações sobre o pole dance

A intensidade do exercício influencia a quantidade de calorias que você pode mandar embora no pole dance.

Quanto aos resultados gerais da modalidade, é possível afirmar que vale a pena trocar 2 horas – entre musculação e esteira – por 1 hora de pole dance. São os benefícios do pole dance para queimar calorias e fortalecer os músculos.

A popularidade do pole dance está dando origem a outros formatos inspirados nele, como o pole fitness. O pole fitness valoriza mais os exercícios em si do que as coreografias sensuais, mas sem desprezá-las completamente.

Seja o pole original ou suas versões, o fato é que a modalidade serve também para mantar a rotina pelos ares enquanto cuida do corpo. Quem já cansou de aulas repetitivas de ginástica está aderindo à dança no poste para manter a motivação.

Benefícios do pole dance para queimar calorias é o que não faltam, como você viu hoje aqui. Antes de terminar, algumas recomendações: o pole é bom para qualquer pessoa, mulher e homem, de várias idades e condicionamentos físicos.

Porém, a versatilidade da prática não dispensa a conversa com um médico antes de iniciar as aulas. Assim como qualquer outra aula, é bom ter cuidado com restrições, como hérnias de disco e labirintite, por exemplo.

Boa aula e até a próxima!

/* ]]> */