Saúde

Benefícios do Shiatsu: veja alguns motivos para você começar a fazer

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Shiatsu é uma palavra de origem japonesa, mas a técnica foi fundamentalmente desenvolvida pela Medicina Tradicional Chinesa, há mais de cinco mil anos. A palavra significa “pressão dos dedos” (sei = dedo, atsu = pressão), e a técnica acredita nos fluxos de energia ao longo do corpo humano.

A forma com que os dedos e mãos são pressionados contra o corpo dos pacientes, ajuda a corrigir disfunções internas, além de melhorar a saúde e tratar algumas doenças específicas. Segundo a medicina chinesa, a técnica tende a restabelecer o fluxo normal de energia no corpo. O shiatsu utiliza os mesmos pontos de pressão da acupuntura e, assim, serve de opção para que não estiver disposto a se submeter à picadas de agulha.

shiatsu

Doenças que podem ser tratadas com Shiatsu

Além de simplesmente relaxar, diversas doenças podem ser tratadas com o shiatsu, trazendo benefícios à saúde e ao bem-estar. São algumas delas:

  1. Lombalgia: aquela dor que atinge a lombar, e geralmente proveniente de problemas de postura e posições inadequadas nas tarefas do dia-a-dia, com ficar sentado no computador ou abaixa-se para pegar um objeto pesado. O shiatsu ajuda a tratar esse desconforto.
  2. Dores musculares e articulares: essa dor é, provavelmente, a que mais atinge pessoas no mundo inteiro. pode, inclusive, atingir altos graus e deixar a pessoa incapacitada para realizar atividades diárias e até trabalhar. Com um tratamento adequado de shiatsu nos pontos certos, há uma grande melhora do incômodo. Veja em nosso outro post opções caseiras para dores.
  3. Citalgia: é uma dor no ciático, provocada por uma inflamação no nervo. A dor atinge fortemente a região das costas, e em casos mais graves pode chegar aos pés. Geralmente a citalgia é provocada por hérnia de disco, estenose espinal e síndrome periforme. No entanto, posturas ruins ou poucos exercícios físicos também estão associadas ao aparecimento da doença. A pressão dos dedos da técnica do shiatsu alivia as dores e trata a doença.
  4. Enxaqueca: é bastante comum, principalmente em mulheres perto do período menstrual. É uma dor forte em um ou nos dois lados da cabeça, com uma sensação de pulso. Dependendo da gravidade, a dor pode ainda ser acompanhada por enjôos e vômitos. Para amenizar a dor e evitar suas consequências, o shiatsu é uma boa saída.

Além disso, o shiatsu pode auxiliar diretamente no tratamento de problemas digestivos, além de depressão, ansiedade e estresse. Especialmente se feitos com freqüência, os benefícios são bastante positivos. Tratamentos duradouros podem ser bastante benéficos para aqueles que sofrem constantemente com uma das dores acima, ou apenas que desejam melhorar sua saúde de forma geral.

Como todos os tratamentos que envolvem saúde, a dica é a mesma: sempre procurar um profissional qualificado, que seja especialista na técnica. Assim, o shiatsu será bem aplicado e não haverá riscos de lesionar ainda mais a região tratada e trazer maiores transtornos para a vida do paciente.

Claro que não ter problemas de saúde é o cenário perfeito e buscado por todo mundo. No entanto, quando os indesejáveis incômodos surgirem para tirar o sossego do dia-a-dia, o shiatsu pode ser uma ótima saída pala aliviar as dores e devolver o bem-estar.

Que tal tentar?

Veja também os posts abaixo:

  1. Conheça a erva valeriana e seus principais benefícios
  2. Como diminuir a ansiedade com remédios caseiros
  3. Alimentos para diminuir o stress

Comentar

/* ]]> */