Nutrição

Benefícios do Shiitake para a imunidade, o coração e muitos outros!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Rico em nutrientes essenciais para nossa saúde, o cogumelo shiitake oferece diversos benefícios. Hoje você vai conhecer os principais, além de curiosidades e um pouco da história deste alimento tão conhecido e valorizado entre os povos asiáticos.

Na verdade, dá-se o nome de cogumelo shiitake a uma variedade de cogumelos comestíveis oriundos da Ásia – e muito deles famosos por seus poderes curativos, é bom lembrar. Uma espécie que virou até símbolo de longevidade no continente asiático por causa de seus benefícios. Então, confira alguns deles:

Combate à anemia – shiitake é fonte de ferro, servindo de aliado contra um dos problemas mais comuns, a anemia.

Fortalecimento dos ossos – o cálcio é fundamental para a saúde óssea. O cogumelo é rico neste mineral. Geralmente, pequenas porções de shiitake por dia fornecem a quantidade ideal de cálcio que nosso corpo necessita. Com isso, é possível prevenir problemas como osteoporose ou degeneração nos ossos.

Regulador do colesterol – outro benefício do shiitake é equilibrar nosso colesterol, graças à presença de fibras, auxiliando na redução do colesterol ‘ruim’ e no aumento do HDL, o colesterol ‘bom’. Além disso, este fungo serve de fonte proteica sem gordura. É a chamada proteína magra, que ainda potencializa a queima de gordura.

Função antioxidante – está entre os benefícios do shiitake a função de lutar contra os efeitos dos radicais livres. Ou seja, contribui na proteção de nossas células, evitando o envelhecimento precoce e minimizando a chance de ocorrência de doenças, inclusive o câncer.

Auxiliar o sistema imunológico – estudos indicam que uma das maiores vantagens do consumo regular de shiitake é sua ação fortalecedora da imunidade. O cogumelo fornece lentinana, uma substância capaz de favorecer nosso mecanismo de defesa na luta contra os agentes causadores de enfermidades.

Diz-se que o shiitake pode inclusive ser mais eficaz que certos remédios no combate à infecções virais e bacterianas.

Controle da pressão arterial – pesquisas preliminares indicam que o cogumelo shiitake pode colaborar com a redução do nível de pressão arterial, prevenindo ou combatendo a hipertensão. Uma propriedade que seria explicada pela presença de niacina. Esta vitamina provoca dilatação dos vasos sanguíneos, levando à diminuição de condições ruins nesta área.

Prevenção da trombose – o fungo shiitake traz lantionina em sua composição, um composto que inibe a agregação plaquetária, evitando a formação de coágulos que impedem a circulação do sangue.

Lembrando que três dos benefícios do shiitake estão diretamente ligados à saúde do coração. São eles: balancear os níveis de colesterol, redução do risco de arteriosclerose (o entupimento das artérias pode levar ao infarto) e controle da pressão.

E mais: também estão associadas ao shiitake as propriedades hepatoprotetoras, isto é, de proteção do fígado, e de combate à cárie dentária.

Assim como o reishi e o miitake, o cogumelo shiitake faz parte de um grupo chamado ‘cogumelos que curam’, descrito em livro pelo cientista Georges Halpern.

Estes fungos seriam capazes de auxiliar o corpo humano na ação contra tumores malignos, bactérias e inflamações, além de, possivelmente, amenizar sintomas do Mal de Alzheimer.

Importante: o conteúdo deste post tem função de informar. Apenas um médico pode decidir o que é melhor para cada pessoa e prescrever tratamentos de acordo com a situação específica.

Mais informações e curiosidades sobre o shiitake

O cogumelo shiitake é um fungo aeróbio que decompõe madeira e é encontrado naturalmente nas florestas do continente asiático. Ele cresce nas árvores mortas, tem um tom castanho e é carnudo. Sua campânula curva pode alcançar entre 5 e 25 cm de diâmetro.

Atualmente, o shiitake é a terceira variedade de cogumelo mais cultivada no planeta. Mas é uma espécie popular na Ásia há mais de 1.000 anos – existem registos de seu cultivo desde o ano 1000 d.C.

Espero que você aproveite os benefícios do shiitake para cuidar do seu bem-estar e garantir longevidade.

Até a próxima!

/* ]]> */