Beleza Cabelos

Blindagem Capilar: aprenda a proteger os cabelos dos danos do dia a dia

Que mulher não adora mudar os cabelos de vez em quando para dar um up no visual, que atire a primeira pedra! Para isso, apostar em colorações e processos químicos é a opção ideal para fazer a mudança que a gente quer em um piscar de olhos, bastando apenas alguns minutinhos no salão de beleza para sair desfilando divinamente pelas ruas da cidade.

No entanto, como nem tudo são flores na vida, assim como essas químicas têm o poder de deixar as madeixas lindas de uma hora para outra, elas também podem danificar gravemente os fios quando a médio prazo, quando o seu efeito acaba. O resultado são cabelos mais fragilizados e suscetíveis à queda e quebra, pesadelo de qualquer mulher que anda sobre a Terra.

Por outro lado, ao contrário do que muita gente pensa, não são apenas os cabelos que passaram por agressões químicas que estão sujeitos a esse tipo de problema. Além dos casos em que se usa o secador e a chapinha como alternativas às químicas, todos os tipos de fios também passam pela ação dos agentes externos naturais, como a exposição solar, alterações na umidade do ar, calor excessivo, poluição, vento, entre outros, podem ficar ressecados, opacos e sem vida.

Para todos esses problemas, alguns especialistas criaram recentemente um tratamento de beleza chamado de Blindagem Capilar, que nós vamos falar no artigo de hoje. Como o próprio nome já diz, trata-se de um método que visa proteger os cabelos dos danos de todos esses agentes químicos e naturais que nós citamos nos parágrafos anteriores e, ainda, recuperá-los dos danos que foram causados à fibra capilar.

Maior sucesso entre a mulherada nos salões de beleza, a Blindagem Capilar tem se mostrado uma inovação quando se fala na reparação de cabelos danificados e sem vida, oferecendo-lhes mais hidratação, brilho e maciez! Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o procedimento para “blindar” as madeixas das agressões externas do dia a dia!

O que é a Blindagem Capilar?

blindagem-capilar

A Blindagem Capilar nada mais é do que um tratamento que visa “blindar” (proteger) os cabelos das agressões externas do nosso dia a dia, como químicas, vento, sol, poeira, poluição, umidade, calor, entre outros. Mais do que isso, o procedimento capilar ajuda a recuperar os danos que já foram causados à fibra capilar por qualquer um desses agressores, devolvendo-lhes o brilho e maciez.

A ideia é reconstruir a fibra capilar, tratando os fios de dentro para fora a partir de nutrientes essenciais à sua saúde e fechando as suas cutículas, para que eles ganhem mais vida e sejam reparados totalmente do ressecamento e opacidade adquiridos na rotina. O resultado é de cabelos mais resistentes, fortes, saudáveis e muito mais brilhosos.

Por possuir apenas ingredientes naturais em sua composição, como queratina, proteína do trigo e extratos vegetais em sua composição, a Blindagem Capilar pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, principalmente os mais danificados por procedimentos químicos, uma vez que não contém formol.

O tratamento pode ser feito a cada 15 dias, no salão de beleza ou até mesmo em casa, sem gastar muito para isso. No caso de quem opta por fazer no salão, o processo pode demorar até 2 horas e com benefícios aos cabelos por até 4 meses.

No decorrer desse artigo, você vai aprender como fazer a Blindagem Capilar em casa. Continue de olho, ok?

Quem pode fazer?

Como falamos anteriormente, a Blindagem Capilar pode ser feita por qualquer pessoa (desde que não tenha alergia a algum dos ingredientes da fórmula) que tenha cabelos danificados ou que simplesmente queiram proteger os seus fios da ação dos agentes externos.

Inclusive, como não contém formol em sua composição e nem outros tipos de substâncias alisadoras, o procedimento também é ideal para cabelos crespos ou cacheados que estejam muito elásticos ou emborrachados, que podem ficar com cachos mais relaxados, definidos e com menos volume, com um resultado surpreendente e lindo.

Como fazer Blindagem Capilar – Passo a passo

blindagem-capilar-em-casa

Depois de entender o que é a blindagem capilar e quais são os seus efeitos nos cabelos, agora é hora de saber como fazê-la em casa e obter os mesmos resultados do salão de beleza. Para isso, você deverá ter em mãos os seguintes produtos:

Passo 1: Lave os cabelos com o shampoo anti-resíduos ou transparente para abrir as cutículas dos fios. Enxágue e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha.

Passo 2: Em seguida, aplique a queratina e deixe agir por cerca de 10 minutos nos fios. Na verdade, o ideal é que você siga as instruções de uso da embalagem do produto. Enxágue.

Passo 3: Divida o cabelo em mechas e aplique a máscara, massageando os fios com os dedos. Espere até o produto agir por cerca de 10 minutos e enxágue.

Passo 4: Ainda com os cabelos úmidos, aplique o leave-in para proteger os fios do ressecamento e do frizz.

Passo 5: Finalize como preferir.

No caso de quem optar por comprar as linhas de produtos de Blindagem Capilar, a dica é seguir as instruções da embalagem para obter os resultados prometidos pela marca.

Contraindicações

Como não contém aditivos químicos, como o formol, em sua composição, a Blindagem Capilar não tem contradicações. Ela pode ser feita por qualquer pessoa, desde que não possua alergia a algum dos ingredientes usados para realizar o procedimento, mesmo que os cabelos tenham passado por outros procedimentos químicos.

Qual é a diferença entre hidratação, cauterização e blindagem?

É muito comum que as pessoas associem a Blindagem Capilar a outros procedimentos de recuperação da fibra capilar, como hidratação e cauterização. No entanto, eles são bem diferentes um do outro. A cauterização capilar, que já falamos aqui no blog, consiste em um tratamento que repõe a queratina dos fios, sem protegê-lo contra danos futuros.

A hidratação, por sua vez, é uma reposição hídrica que visa dar mais brilho e maciez aos cabelos, principalmente os mais ressecados. No entanto, do mesmo modo que a cauterização, a hidratação não ajuda a proteger os fios de possíveis danos de agentes externos no futuro.

Leia também: Como hidratar o cabelo corretamente? Confira o passo a passo

Portanto, esta é a maior diferença entre esses dois procedimentos e a Blindagem Capilar. Além de repor os nutrientes essenciais à massa capilar, o processo também forma uma película protetora em volta dos fios que protege contra os futuros danos que possam acontecer, por um período de até 4 meses. Sendo assim, ele é considerado o mais eficiente entre todos eles.

Gostou do artigo de hoje? Então, que tal deixar um comentário contando como foi fazer a Blindagem Capilar em casa?

Até a próxima!

/* ]]> */