Beleza Comportamento Estética

Body Positive: conheça o movimento em prol do amor próprio

Você se acha bonita? O que você mudaria no seu corpo? Você realmente se ama?

É normal querer se cuidar, praticar esportes e ter uma alimentação saudável. Inclusive, amar a si mesma tem a ver com querer fazer o melhor para você. Mas, o que podemos evitar é pegar cada pequeno detalhe que não gostamos em nós e transformá-los em um empecilho para nossa felicidade, não é?

É sobre isso que fala o movimento body positivity ou body positive: é preciso que a gente se ame!

Neste artigo, saiba mais sobre esse movimento que está bombando no exterior e tem ganho cada vez mais adeptos no Brasil.

O que é o movimento body positive ou body positivity?

Essa expressão em inglês quer dizer, numa tradução ao pé da letra, corpo positivo ou positividade corporal. É um movimento que busca fortalecer o amor próprio das pessoas e também promover a pluralidade da beleza.

Pessoas body positive são pessoas que possuem uma atitude positiva em relação ao seu corpo, que procuram não se punir ou se diminuir por conta de coisas em sua aparência que não se encaixam no padrão de beleza.

Para quem ainda não conhece muito sobre o movimento, pode ter uma visão um pouco deturpada dele. Então, se você quer entender um pouco mais sobre essa tendência de auto-aceitação, continue a leitura!

Vamos entender melhor?

Pense numa mulher que você acha linda e maravilhosa. Pensou? Agora me diz: Ela é magra? Ela é branca? Ela existe de verdade ou a ideia que você tem dela são as imagens levemente ajustadas pelo Photoshop? Por que associamos a beleza a um tipo de mulher apenas?

O movimento body positive quer ampliar nossa percepção do que é belo e aprender a ver a beleza na diversidade que existe nas pessoas.

Existem pessoas muito diferentes no mundo todo! São cores de pele diferentes, tipos de cabelo, formatos de corpos diversos que não são algo ruim. Essas características fazem de cada pessoa uma pessoa única e diz muito sobre sua trajetória.

Agora, você pode até pensar: “Ah, mas eu faço academia todos os dias e amo fazer dieta!”. E eu te respondo, querida leitora: Tudo bem! Você também pode ser uma pessoa mais positiva e valorizar tipos diferentes de beleza!

Quem está no padrão de beleza também pode ser body positive, basta aprender a ver a beleza de cada pessoa e incentivar o amor próprio das pessoas ao seu redor.

Corpo e mente saudáveis:

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o movimento de aceitação da diversidade não é apologia à obesidade. É poder comer bem e de maneira saudável, mas sem obsessão e sofrimento.

Ser body positive é não se odiar porque não é alta ou magra o suficiente. É não prejudicar sua saúde ao fazer dietas e tomar medicamentos sem a orientação de um profissional. É assegurar que meninas não sofram com distúrbios alimentares porque se acham feias.

A atriz que interpretou a Marcelina, no filme Minha mãe é uma peça, Mariana Xavier,  comenta em um de seus vídeos do canal Gordelícia, que não não existe corpo que te deixe realizada se a sua mente está doente:

Isso significa que devo abandonar meu estilo de vida e deixar de fazer minhas dietas de vez em quando? Não necessariamente. O importante é que você se sinta bem e saudável. Se você sofre nas dietas e percebe que isso, de alguma maneira, impede a sua felicidade, você pode se libertar e encontrar outras formas de ficar bem com você mesma.

Como ser body positive?

Se você gostou da ideia, mas acha que é muito difícil se acostumar com seus pequenos “defeitos”, vamos compartilhar com você algumas dicas.

Neste vídeo aqui, a youtuber Alexandra Gurgel deu 4 dicas maravilhosas para quem quer se amar:

  1. Cerque-se de pessoas positivas. Uma pessoa negativa pode acabar com todo o seu esforço de não se odiar por causa de um detalhe em seu corpo;
  2. Acabe com seus discursos de ódio contra você mesma. Nada de se xingar ou se repreender compulsivamente, não seja sua maior carrasca, seja sua melhor amiga. E acredite, evitar a autodepreciação pode ter resultados inacreditáveis;
  3. Valorize-se! Que tal pensar nas coisas que você mais ama em você e como melhorar isso ainda mais? Faça uma lista com as suas qualidades e vá aumentando essa lista todos os dias. Porque, sim, você é maravilhosa!
  4. Filtre o conteúdo que você consome. Será que as pessoas que você segue nas redes sociais não te deixam para baixo? Que tal começar a seguir pessoas, ler e assistir coisas que te façam se sentir valorizada?

E por falar nisso, dá uma olhada: 5 inspiradoras modelos plus size para seguir no Instagram

Ter uma atitude mais positiva em relação a si mesma tem muito mais a ver com amor e aceitação do que com acomodação e preconceito. É  um movimento que almeja que cada pessoa deve se expressar da maneira como se sentir bem e se amar.

Gostou do movimento body positive? Siga nossa página no Facebook, acompanhe nossas postagens e se ame cada vez mais!

/* ]]> */