Receitas

Bolo Fitness: 5 opções de ingredientes saudáveis

Bolo fitness

Engana-se quem pensa que para comer um delicioso bolo é preciso sair da dieta. Com a escolha certa de ingredientes, é possível transformar qualquer receita em um bolo fitness, que além de saboroso, ainda traz benefícios para o seu corpo e saúde.

Por exemplo, que tal trocar a perigosa farinha de trigo pela farinha de aveia? Ou usar cacau em pó no lugar do calórico achocolatado?

Curtiu a ideia? Então leia este post e conheça 5 ingredientes indispensáveis para fazer bolo fitness delicioso e nutritivo. Confira!

1. Farinha de aveia: elimine a farinha branca do seu bolo fitness

Os malefícios da farinha branca ou refinada não são novidade.

Pobre em nutrientes e fibras e com alto índice glicêmico, a farinha possui uma ação semelhante ao açúcar, aumentando os níveis de glicose no sangue. Por isso, seu consumo em excesso aumenta o triglicérides e pode causar diabetes, obesidade, entre outras doenças crônicas.

A boa notícia é que a farinha branca das receitas de bolo pode ser substituída pela farinha de aveia. Além de deixar o bolo fitness ainda mais saboroso, ela é rica em fibras solúveis que melhoram o funcionamento do intestino e ainda atuam no controle do colesterol.

2. Banana: Deixe seu bolo fitness mais nutritivo e saboroso

Que tal utilizar frutas no seu bolo ao invés de caldas e recheios calóricos e ricos em açúcar?

A banana é uma ótima opção de recheio para o seu bolo, pois além de ser saborosa ela é muito nutritiva. Rica em vitaminas, potássio, magnésio, fibras e triptofano, ela traz diversos benefícios para a saúde.

Ela regula o intestino, reduz a pressão arterial, relaxa e melhora o humor. É uma importante aliada para quem quer emagrecer, já que provoca saciedade e reduz o apetite. Para pessoas que praticam atividade física, a banana é um importante alimento pois evita câimbras musculares.

3. Cacau em pó: substituto perfeito para o achocolatado

A maioria das receitas de bolo de chocolate tem como protagonista o achocolatado. No entanto, este ingrediente é nutricionalmente pobre, possui altas concentrações de açúcar e é muito calórico.

Mas isso não significa que você não possa desfrutar de um bolo de chocolate. Basta substituir o achocolatado por um ingrediente mais saudável, o cacau em pó.

Além de apresentar taxas de açúcar bem menores, o cacau em pó é rico em vitaminas, minerais e fibras que trazem diversos benefícios à saúde como combate aos radicais livres, melhora do humor, controle dos níveis de colesterol e pressão arterial e melhora no funcionamento do intestino.

4. Óleo de coco: gordura saudável para seu bolo fitness

A maioria das receitas de bolo necessita de uma porcentagem de gordura, que geralmente vem da manteiga, banha ou óleo de soja. No entanto, no bolo fitness você pode substituir esses ingredientes por óleo de coco.

Ele é extraído da polpa do coco e é uma excelente alternativa na cozinha, já que não perde as suas propriedades nutritivas com o calor.

O óleo de coco possui propriedades anti-inflamatórias e fortalece o sistema imunológico. Além disso é um aliado no emagrecimento, já que seu consumo aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite.

5. Castanhas: mais nutrição, proteínas e sabor

O uso de castanhas e outras oleaginosas em bolos fitness podem trazer mais sabor e nutrientes para suas receitas.

Em sua versão moída, as castanhas podem substituir os tentadores granulados e outros confeitos de açúcar ou ser inseridas como parte da massa do bolo.

Ricos em proteínas, eles são uma ótima opção para quem pratica atividades físicas e também ajudam quem quer emagrecer, já que provocam a sensação de saciedade.

As castanhas também são fonte de gorduras boas e por isso ajudam a controlar o colesterol. Outros benefícios estão relacionados ao fortalecimento ósseo, melhora das funções cognitivas e regulação do funcionamento do intestino.

Boas escolhas na hora de preparar seu bolo fitness faz com que ele seja uma refeição mais prazerosa, já que além do sabor irresistível, ele será nutritivo e saudável. Ou seja, você pode comer sem a culpa de sair da dieta ou ingerir algo que não faz bem à sua saúde.

Preparada para colocar a mão na massa?

/* ]]> */