Looks Moda

Over the Knee: como usar as botas acima do joelho

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Botas acima dos joelhos. Mais conhecidas como Over the Knee, ou cruissarde, essas botas longas fazem bonito no exterior compondo looks muito elegantes e de tempos em tempos aparecem aqui pelo Brasil, duram uma estação, somem um tempinho e voltam.

As mais ligadas na moda já perceberam que o que era sazonal está virando permanente e as lindonas das botas Over the Knee parece que desta vez ficam pra sempre no nosso guarda-roupas, prontas para usar na meia estação, no inverno, nos dias frios do verão e até em num dia nublado, que já é desculpa de sobra pra gente ficar gatíssima e super elegante.

Uma coisa sobre as botas Over the Knee é a quantidade de exemplos ruins que você vai ver por aí. Ok, elas são bonitas, elegantes, afinam a silhueta, caem bem com pernas compridas e são umas lindas em visuais mais enxutos e básicos.

O complicado é que as mulheres europeias são mais altas, têm pernas mais compridas, vivem em lugares mais frios, e tudo isso junto, ajuda bem na hora de compor um look usando botas Over the Knee. Mas a mulher brasileira é muito mais gostosura. São coxas grossas, quadris largos, corpão. E mesmo as mais baixinhas têm mais curvas que as europeias e americanas.

Então, para fazer bonito, o cuidado deve ser dobrado.

Quando a Over the Knee cai bem mesmo? Quando o look é básico. Mas aí a produção fica cheia de regrinhas chatas. Quer um exemplo? Cor demais fica quase inviável. Imagina colocar um lindo par de botas Over the Knee vermelho, ou verde limão. Vai dar certo?

Quem sabe para uma balada techno, uma rave, mas durante o dia e especialmente no trabalho, até você vai ficar com dor nos olhos antes da hora do almoço.

E se as botas Over the Knee forem pretas e discretas, ainda vão chamar muito a atenção. É só pensar na sensualidade que elas trazem consigo. Lembra das divas do cinema? O modelo fica associado a ação, aventura, muita sensualidade, força, estilo e quase ausência de limites. Menina nenhuma vive essa vida todos os dias. Já temos muita aventura no transporte público ou no trânsito, ainda mais nas grandes cidades.

Uma coisa que todas nós devemos nos perguntar sempre é: Será que fica bem em mim? E olha que eu disse ‘sempre’. Isso vale para qualquer peça de roupa. Afinal, não é porque aquela famosa usou que você vai ser obrigada a usar. E pode até ser moda, mas você precisa se sentir bem com a produção. Antes da moda, você tem o seu estilo e o seu jeito de ser e precisa respeitar isso.

Então, vamos aos fatos:

Over the Knee fica bem com saia, shortinho ou vestido longo? Querida, até fica, mas coxa grossa ou quadril largo destoam do visual. Se você for usar, lembre-se de colocar uma meia calça para não sobrar muito de coxa entre as botas e as peças mais curtas. Ou você mesma vai achar que comprou o número errado.

Muita perna de fora não é ruim, mas pensa no visual nas pernas parecendo mais finas e o quadril largo parecendo mais largo ou as coxas parecendo mais grossas. Na sua imaginação, pareceu bom? Roupas escuras vão ajudar, mas o visual vai acabar indo para o rocker ou o excesso de preto. Quer uma dica com mais chances de dar certo? Acompanha:

Calça Jeans estilo legging, camiseta branca e botas Over the Knee

Agora casou bem! Você vai ver que mesmo os quadris largos da mulher brasileira vão encaixar direitinho no visual, mas fique atenta, as Over the Knee são traiçoeiras. Como passam sensualidade, dão ar estiloso ao básico, mas para o trabalho, podem ser suas piores inimigas. Então, lembre-se de que as botas Over the Knee são informais. Veja se está tudo bem no trabalho e você pode usar. Lojas costumam ser mais tranquilas, mas no escritório, o tom das roupas costuma ser mais comportadinho. Então, botão do bom senso ligado no máximo.

Uma coisa complicada das botas Over the Knee é que elas são pouco versáteis. Como se destacam muito, o que você colocar em cima vai ter que ser discreto, ou a produção vai ficar forçada, totalmente over. E a gente não quer isso.

Vestido longo e bota longa? Um dos dois vai sumir.

Colocar botas Over the Knee com vestido longo pode ser bem legal numa recepção. Deu certo para a Angelina Jolie no Oscar, mas vai bem em qualquer ambiente? É nessas horas que a gente usa a fenda lateral, de um lado só, pelo amor de Deus! E usa as botas para compor o visual com um vestido mais elegante e comportado. Aproveita e me convida para esta festa, amiga! Se dá para se vestir chique assim, só pode ser um arraso!

Com Shortinho vira fetiche.

Colocar um lindo par de botas Over the Knee com os shortinhos, saias curtas ou os shorts hot pants é a coisa mais complicada. Visual sensual, fetichista, pronto para o crime. Fico pensando onde será possível usar um look assim. Aceito sugestões, porque desculpem, mas eu não sei. E não me venham dizer que a Anitta usa em cima do palco. Ninguém usa visual de show pra comprar pão e leite.

E se a menina tiver pernas grossas e quadris largos, ou for mais baixinha, fica ainda mais cruel. Essa parte é aviso de amiga: visual com Over the Knee é complicado. Se a ideia é fazer as pernas parecerem mais longas, periga de as faixas horizontais de coxa à mostra encurtarem a silhueta e a menina mignon ficar ainda menorzinha.

A solução é usar salto plataforma nas botas, bico fino para alongar a silhueta e compor o visual com o tom semelhante. Meia-calça para disfarçar a pele e valorizar o corpinho. O mesmo para a garota plus, que pode sim usar Over the Knee, mas com uma camisa escurinha, que caia folgada na altura do quadril para valorizar a beleza e não o volume.

De novo, jeans legging é tudo de bom com as botas. O visual mais básico é o chique, e tons monocromáticos caem bem. Mas dá pra quebrar o apagado com uma camisa branca, um casaquinho claro, um casacão comprido, que aliás, é o meu favorito nessas ocasiões.

Mas repito, botas Over the Knee e casaco longo limitam muito, chamam muito a atenção e são para usar no lugar mais apropriado. Ficar over de manhã à noite é ponto contra.

Cuidados e bom senso na hora de usar as lindas Over the Knee e vamos usar e causar!

Beijos e best wishes!!

/* ]]> */