Beleza Cabelos

Bulbo capilar: entenda a sua função e como cuidar para ter cabelos saudáveis

Cuidar do cabelo é uma tarefa muito comum no dia a dia de toda mulher. Afinal, ele é uma das partes do corpo com grande valor estético para nós, considerado um símbolo de beleza e feminilidade no mundo todo. Sendo assim, é normal que desejemos todos os dias que ele esteja sempre bonito e saudável, principalmente na hora de sair de casa.

No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que, para ter fios bonitos, é preciso que eles estejam saudáveis. E, para que estejam saudáveis, é necessário entender a estrutura capilar e como ela funciona, pois só assim é possível identificar o que os nossos fios precisam para se desenvolverem bem.

Por isso, no artigo de hoje, nós vamos falar sobre o bulbo capilar. Muito provavelmente, você já deve ter lido ou ouvido falar dessa importante parte da estrutura capilar, mas nunca entendeu, de fato, o que ela é e qual é a sua função no ciclo de vida do cabelo, que já falamos em outro artigo aqui no blog. Se você ainda não leu, clique no link e corre lá para ver agora mesmo!

No decorrer desse post, você vai entender a sua importância e como cuidar melhor do bulbo capilar para ter madeixas bonitas e com saúde. Vem comigo!

A fantástica fábrica de cabelos

Com certeza, a fórmula para ter cabelos saudáveis e bonitos é compreender como funciona a estrutura capilar, a grande e fantástica fábrica de cabelos. Esta, divide-se em duas partes: interna e externa.

Começando pela mais simples, a parte externa da estrutura capilar é composta basicamente pelos fios, que, por sua vez, são formados pela cutícula, medula e córtex. Já a parte interna é composta basicamente pelo que chamamos de folículo pilo-sebáceo. Oi?!

Apesar do nome complicado, o mais importante é que você saiba que o folículo pilo-sebáceo que forma a parte interna da estrutura capilar é subdividido em: a papila dérmica, o bulbo capilar (foco do nosso assunto de hoje), a glândula sebácea, o músculo eretor do pelo e os vasos capilares.

Cada uma dessas partes da estrutura capilar, interna ou externa, possui uma função diferente e importante no crescimento do cabelo e no combate à queda dos fios, dois dos fatores que mais nos preocupamos no dia a dia em relação aos cuidados com as madeixas.

No entanto, a estrutura interna é considerada a mais importante, uma vez que é a partir dela que os fios recebem os nutrientes necessários para surgir na parte externa (ou seja, para fora da cabeça) saudáveis e bonitos. Nela, é onde se encontra o bulbo capilar, que você vai entender o que é e para que serve nos próximos parágrafos.

O que é o bulbo capilar?

O bulbo capilar nada mais é que uma parte da estrutura capilar interna que produz e distribui as células germinativas, responsáveis pelo crescimento do cabelo. Mas, para entender a produção dessas células, é necessário que você compreenda algumas etapas no desenvolvimento do cabelo…

Primeiro, como você já deve saber, o lugar de onde sai cada fio de cabelo é chamado de folículo, que tem o formato bem semelhante ao de um tubo, só que com um fundo largo e arredondado, como você pode ver na imagem acima.

É nesse fundo largo e arredondado que se encontra o bulbo capilar, local onde realmente nascem os fios de cabelo. Para que isso ocorra, através da corrente sanguínea, os vasos capilares enviam para a papila dérmica, que fica abaixo do bulbo, os nutrientes necessários para o desenvolvimento capilar.

A papila fica alimentando no fundo do bulbo um conjunto de células germinativas – inclusive, os melancócitos, que produzem a melanina, pigmento que dá cor aos cabelos. Este conjunto de células é chamado de matriz, que se multiplica rapidamente e é responsável pelo crescimento dos fios.

À medida que estas células germinativas se multiplicam, elas vão empurrando as outras para cima, fazendo o cabelo crescer.

Mais acima, ainda dentro da pele, o fio de cabelo recebe também o sebo e o suor das glândulas sebácea e sudorípera, que têm a função de criar uma barreira natural da pele e impedir a entrada de agentes externos, como sujeira, produtos químicos, bactérias, entre outros, no folículo capilar.

Ainda, é nessa etapa que o fio recebe uma lubrificação e camada protetora para sair à parte externa saudável e blindado contra os agentes externos.

Qual é a sua importância?

Como você pode perceber, o bulbo capilar é uma das partes mais importantes da estrutura capilar, pois é a partir dele que o cabelo recebe os nutrientes necessários para crescer com saúde.

Somente no bulbo capilar é possível produzir as células germinativas, que são responsáveis por se multiplicarem e empurrar as que vieram antes para fora da estrutura capilar, promovendo o crescimento dos fios.

Se em algum momento da vida, você percebeu que o seu cabelo está fraco e sem vida sem qualquer motivo aparente, mesmo usando os melhores produtos disponíveis no mercado, o motivo pode estar relacionado à falta de cuidados com o folículo capilar.

Por isso, é preciso estar atenta para a saúde da raiz dos fios para evitar que o cabelo surja na parte externa da cabeça com irregularidades, que muitas vezes não são causadas por agentes externos, mas sim por uma má alimentação, por exemplo, pobre em nutrientes necessários ao bulbo capilar e, consequentemente, para desenvolvimento dos fios.

Como cuidar da saúde do bulbo capilar?

Alimente-se bem, de preferência com alimentos ricos em proteínas, pois o seu bulbo capilar precisa receber nutrientes essenciais para fazer o cabelo crescer rápido e com saúde. Essa é a melhor maneira de deixar o seu bulbo capilar sempre saudável e pronto para produzir células germinativas.

Inclua no seu cardápio diário alimentos como: espinafre, amêndoas, salmão, carnes magras (frango, peixes, etc.), canela, frutas ricas em vitamina C, abacate, iogurte grego, acelga, couve, agrião, pimentão amarelo, ovos, batata-doce, ostras, semente de girassol, soja, lentilha e erva Saw Palmetto.

Leia também: 16 alimentos que fazem o cabelo crescer rápido

Análise do bulbo capilar

Depois de ler o artigo todo, você deve estar se perguntando: “Mas, como é que eu vou saber como anda a saúde do meu bulbo capilar?”. E faz todo o sentido esse questionamento! Afinal, o bulbo capilar fica na parte interna do cabelo, ou seja, dentro da cabeça e, portanto, realmente fica difícil saber como ele está se não podemos ver.

Neste caso, existe um procedimento chamado análise do bulbo capilar, disponibilizado em várias clínicas de estética pelo país. A análise é feita através de um aparelho específico, chamado de Microscópio de Projeção Objetiva Acromática, pelo qual é possível detectar alterações na parte interna da estrutura capilar que possam comprometer a saúde dos fios, como o ressecamento e queda.

Se você estiver cuidado bem da parte externa do seu cabelo e perceber que, mesmo assim, os fios andam fracos, quebradiços e caindo muito, procure por esse procedimento em uma clínica de estética na sua região onde mora. É muito eficiente e pode prevenir a queda capilar e pouco crescimento dos fios.

/* ]]> */