Beleza Cabelos

Cabelo crespo: confira dicas de cuidados, cortes e penteados + fotos

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Se antes quem tinha cabelos crespos almejava ter fios lisos, recorrendo à ajuda de vários produtos alisantes para conseguir o seu objetivo, hoje tem muita mulher de fios escorridos sonhando em ter cachos definidos e bem volumosos. Seja por modismo ou não, o fato é que atualmente está bem mais fácil ter e cuidar dos fios crespos graças a uma série de produtos disponíveis no mercado de cosméticos, que está produzindo cada dia mais fórmulas que valorizem a textura dos fios e, portanto, a beleza natural de cada mulher.

Para quem tem medo ou receio de assumir os seus crespos por serem muito volumosos, hoje não tem desculpas para você não ter uma cabeleireira autêntica e cheia de atitude e sair desfilando por aí, atraindo olhares por onde passa. No entanto, apesar dos inúmeros cosméticos disponíveis hoje no mercado, também é preciso se atentar a alguns cuidados na rotina diária de beleza para manter os cachos definidos e saudáveis.

Os cabelos crespos são naturalmente mais ressecados e opacos que os demais tipos de cabelos, isso devido ao seu formato “espiral” vindo desde a raiz, que atrapalha a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, tornando-os mais secos e, se não houver os cuidados necessários, mais quebradiços.

Por isso, é preciso ter muito zelo com as madeixas crespas para evitar esse ressecamento e manter o volume e definição dos cachos sob total controle, que são fatores essenciais para levar para bem longe o visual armado e sem vida que tanto as rodeia. Se você tem cachos e quer saber como cuidar dos seus para deixá-los ainda mais bonitos e arrasar no visual, continue lendo esse artigo até o final e confira dicas infalíveis!

Como saber se meu cabelo é crespo?

Será que meu cabelo é cacheado ou crespo? Essa é uma dúvida comum entre várias mulheres e que, por não saberem identificar qual é o tipo do seu cabelo, acabam investindo nos produtos cosméticos errados e não mantendo os cuidados necessários para mantê-los bonitos.

Para quem ainda não sabe se tem cabelos cacheados ou crespos, existe uma tabela de tipo capilar criada nos Estados Unidos que mostra qual é a textura de cada fio de acordo com o tamanho do cacho que ele forma. Quanto menor o cacho, maior é a sua numeração na escala de texturas.

Dentro das categorias, as espessuras classificadas em A, B e C, que definem quando o fio é fino, médio ou grosso, respectivamente. Atualmente, existem quatro categorias capilares, sendo que as duas primeiras dizem respeito aos cabelos lisos e ondulados.

Já as 3ª e 4ª categorias são onde se encaixam os cabelos cacheados e crespos, que são as que nos interessam aqui. Os cabelos cacheados dizem respeito aos cabelos Tipo 3, quando os fios têm formato completo de um “S” ou espiral, formando “molinhas” visíveis.

Neste caso, eles podem ser 3A (finos, com cachos bem largos, soltos e regulares), 3B (espessura média, menores que o 3A e ainda mais definidos) e 3C (grossos, mais estreitos e fechados, lembrando o formato de um saca-rolhas).

Já os cabelos crespos se encaixam da categoria Tipo 4, que é divida em 4A (finos e com cachos hiper estreitos, formando “molinhas” bem definidas e que lembram a largura de uma agulha de crochê), 4B (médios, com formato de “Z” (zigue-zague) e menos definidos que os 4A) e 4C (grossos, com o mesmo formato de “Z” (zigue-zague) do 4B, mas com algumas áreas com cachos pouco definidos ou até mesmo sem cachos).

Veja, na imagem a seguir, como funciona cada tipo de cabelo e tente identificar qual é o seu!

tipos-de-cachos

Cuidados

Depois de saber se o seu cabelo é crespo, agora também é preciso saber como cuidar dele para ter fios de dar inveja! Confira, a seguir, quais são os principais cuidados que você deve ter com as madeixas para mantê-las mais bonitas e saudáveis:

Hidratação profunda

 

Quem tem fios crespos precisa fazer hidratações semanais e profundas para mantê-los macios e brilhosos. A dica é apostar em produtos à base de ceramidas e vitamina E, melaleuca ou derivados de silicone, elastina, proteínas, colágeno, óleos e extratos vegetais, que ajudam a repor os nutrientes e evitar pontas duplas.

Alimentação adequada

Para ter cabelos crespos saudáveis e bonitos, é preciso ter uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água para manter a vitalidade dos fios de cabelo. A dica dos especialistas é apostar em frutas, como o abacate, que são mais gordurosos e podem auxiliar na manutenção da oleosidade dos fios. Só tome cuidado para não exagerar na dose, pois tudo em excesso faz mal!

Corte em dia

Investir em um bom corte de cabelo é ideal para manter o volume excessivo para bem longe, além de ajudar a remover as incômodas pontas duplas. Neste caso, a dica é apostar em cortes assimétricos, pois o reto pode fazer com que o volume dos fios se acumule todo nas pontas, causando o terrível “efeito pirâmide”.

Lavagem correta

Higienizar os cabelos crespos de forma correta também é um dos principais requisitos para deixá-los saudáveis e bonitos. Para isso, além de apostar nos produtos específicos para esse tipo de fio, é preciso evitar lavagens em água quente, pois podem ressecar os fios, e nunca se esquecer de fazer a hidratação após o banho.

Massagem no couro cabeludo

Lembre-se sempre de massagear o couro cabeludo quando estiver lavando os cabelos. Isso fará com que os fios fiquem bem higienizados, além de estimular a produção de sebo capilar, ideal para proteger os cabelos.

Produtos específicos

como-cuidar-e-hidratar-os-cabelos-cacheados-2

Para ter o seu crespo saudável, brilhoso e macio por mais tempo, é preciso investir em produtos próprios para essa textura de fio para conseguir bons resultados. Aposte no shampoo sem sal, condicionadores e óleos essenciais para dar viscosidade aos fios.

Pentear delicadamente

É preciso sempre pentear os cabelos após o banho, ainda úmidos e das pontas em direção à raiz, para desembaraçá-los e evitar a quebra dos fios. Use sempre um pente de dentes largos e de madeira para pentear o seu crespo, evitando fazer isso quando ele estiver seco.

Lave bem os cabelos, enxágue e desembarace os fios, aplicando um leave-in após a modelagem.

Umectação

Se você quer ter um crespo mais maleável, macio e brilhoso, a dica é apostar na umectação (nutrição) com óleos essenciais, como o de rícino e de côco, para nutrir os fios profundamente.

Cortes

É claro que quem tem fios crespos pode apostar em vários tipos de cortes para dar um up no look. No entanto, como falamos no decorrer desse artigo, a única restrição é evitar o corte reto, uma vez que este pode deixar o volume todo acumulado nas pontas e fazendo o cabelo ficar alto apenas nas extremidades, causando o temido “efeito pirâmide”.

Sabendo disso, a dica é apostar em cortes que deixem os fios em camadas e que dêem muito, mas muito volume! Aliás, volumão é o que mais gostamos, não é verdade? Veja, agora, os principais cortes mais indicados por hairstylists para compor o visual do seu crespo.

Black Power

rihanna-black-power

Se o seu cabelo é do Tipo 4C, o mais crespo entre todos os tipos de fios e que possui pouquíssimos cachos, não precisa entrar em desespero. Se ele não quer definir os cachos, o ideal é apostar no Black Power para arrasar no look. Para isso, basta deixar os fios curtos, acima dos ombros, com a base arredondada e mechas mais longas no topo da cabeça para dar vida à releitura do corte que foi moda nos anos 70.

Curto sexy

Para ter um cabelo crespo curto sexy, que é super moderno, a dica é apostar em corte com base arredondada, mechas mais curtas em um lado do rosto, com volume concentrado na lateral oposta e na parte de trás. Fica lindo e super moderno!

Assimetria chique

É claro que a assimetria deve compor o seu corte de cabelo crespo. Por isso, aposte em um chanel assimétrico com risca lateral, bicos longos pouco abaixo da linha do queixo e fios mais curtos na nuca. É super moderno e ousado!

Longo em camadas

cc

Para as crespas que não abrem mão do comprimento dos cabelos, a dica é apostar em fios longos com camadas e pontas repicadas para evitar o “efeito pirâmide” e que os fios fiquem armados.

Neste caso, as camadas devem ser próximas umas das outras para formar um degradê suave e distribuir o volume do cabelo pela cabeça. Além de base arredondada, também é possível fazer uma franja longa lateral para dar a sensação de uma “moldura” mais discreta para o rosto. Fica lindo!

Médio sob controle

41ffb4972b109d5a6c7b3fc49e3229e0jpg-1449507647

Talvez esse seja um dos cortes mais usados entre a mulherada de cabelo crespo. De comprimento mediano, o corte tende a ser bem versátil e deixa os cachos bem controlados através de uma técnica que aposta em mechas mais curtas no topo da cabeça e mais longas do que as da base reta. Neste caso, a dica dos especialistas é cortar o cabelo a seco para moldar com mais precisão o formato dos fios.

Penteados

É claro que quem tem cabelos crespos pode melhorar ainda mais o visual apostando em penteados lindos e charmosos. No entanto, por serem mais delicados, estes podem ser mais difíceis para receberem um novo penteado.

Mas, fique tranquila! Com as dicas que vamos mostrar a seguir e com os cuidados necessários para evitar a quebra dos fios, é possível aprender penteados lindos e fáceis de fazer para dar aquele up no look. Veja, a seguir, a lista que preparamos para você!

Semi-preso na lateral

Para quem é mais despojada e gosta de algo mais simples, mas não menos elegante, o penteado semi-preso na lateral pode ser uma boa ideia. Para isso, basta levar os cabelos para um lado da cabeça e prendê-las com a ajuda de grampos invisíveis para deixá-las fixas na mesma posição que você as deixou. Fica lindo e pode ser usado para ocasiões do dia a dia ou até mesmo eventos especiais!

lateral-1

Coque rosquinha

Para quem está querendo dar um ar de elegância e sofisticação ao look, a dica é apostar no coque rosquinha para deixar os fios presos e mais formais. Para isso, basta prender os fios em um rabo de cavalo bem alto e envolver as pontas em um donut.

Com a ajuda do acessório, vá envolvendo as mechas, colocando-as para dentro dele e prendendo-as com grampos. Se você quiser deixar o penteado ainda mais poderoso, opte por fazê-lo ainda mais alto.

maxresdefault-19

Half Bun

O penteado está super em alta atualmente e também pode ser feito por quem tem madeixas crespas. Para isso, basta fazer um meio-coque no alto da cabeça, pegando apenas uma parte do cabelo e deixando o restante dos fios soltos. Fica lindo!

coques-em-cabelo-cacheado-crespo-5-formas-de-usar-7

Tiara de trança

Se você quer arrasar com um modelito super romântico e moderno em uma festa de casamento ou formatura, a dica é fazer o penteado tiara de trança. Para fazê-lo, basta separar uma mecha de um dos lados do cabelo (ela deve ser um pouco mais grossa, dependendo da espessura que você quiser a trança), trançá-la e prendê-la na outra lateral, passando pelo arco da cabeça.

img_2408

Mechas duplas

Para quem acha que não tem dom e nem habilidade nenhuma para moldar o seu crespo, aqui vai uma dica fácil e simples de penteado. Você pode usá-lo no dia a dia, para ir ao trabalho ou passeio com as amigas, ou até mesmo para ir para a balada à noite.

Para fazê-lo, basta separar duas pequenas mechas finas da parte da frente do cabelo e prendê-las atrás da cabeça com a ajuda de grampos invisíveis. Se você quiser dar mais charme e delicadeza à produção, uma boa ideia é trançar ambas antes de prendê-las. Fica lindo e super feminino!

maxresdefault-20

Coque torcido

Se você gosta de prender todo o cabelo, mas não é muito fã dos coques tradicionais, a versão torcida pode ser uma boa opção para você. Ele pode ser usado no dia a dia e é super despojado.

Para fazê-lo, basta dividir o cabelo em duas partes fazer um torcido em cada uma deles. Em seguida, é só entrelaçá-las, como se estivesse fazendo uma trança com elas. Faça isso até as pontas do cabelo e, depois, prenda-as com um elástico de silicone.

Para finalizar o penteado, pegue o torcido e comece a enrolar na cabeça para formar o coque. Prenda-o com grampos para deixar o cabelo bem fixo na cabeça.

60220-siga-o-passo-a-passo-e-aprenda-a-criar-article_stepbystep-3

Cabelos crespos 2017

O estilo afro está super em alta atualmente e deve continuar com tudo em 2017. Se você já aprendeu como cuidar dos seus e deixá-los ainda mais bonitos com o corte e penteados perfeitos, veja a seguir algumas fotos de cabelos crespos que devem ser tendência também no próximo ano e comece a se inspirar agora mesmo!

Curtos

Se ter cabelos crespos com volumão já é autêntico, imagina se tiver os fios bem curtinhos. As crespas com madeixas curtas também deverão continuar na moda em 2017 e arrancar olhares por onde passarem. Dá uma olhada em como ficam lindas!

penteado-crespo-estilo-thais-araujo

Longos

Quem adora comprimento também vai continuar linda no próximo ano. Com os cuidados necessários e seguindo as dicas que mostramos aqui, será fácil ter fios crespos longos, saudáveis, macios e com bastante volume em 2017.

mundomelissa_modeladores1

Com franja

As franjas em cabelos crespos são super bem-vindas e deixam o visual ainda mais charmoso. Só não se esqueça de escolher a que mais combina com o formato do seu rosto para não estragar a produção!

dicas-de-corte-de-cabelo-cacheado-2071

Com mechas/luzes

As mechas invadiram a cabeça da mulherada nos últimos e não deve ser diferente com os cabelos crespos, que estarão super em alta em 2017. Elas podem ter diferentes tonalidades, o que vai depender apenas do gosto e do quanto cada uma quer radicalizar o visual no próximo ano.

captura-de-tela-inteira-28072015-205313

Loiros/platinados

As crespas com madeixas loiras e platinadas também estão com tudo e devem ser tendência também em 2017. No entanto, a única recomendação é para que, neste caso, os cuidados com os cabelos sejam redobrados, uma vez que as colorações podem deixá-los ainda mais ressecados, potencializando os efeitos da sua característica natural.

Feito isso, é só cair com tudo nos fios claros e arrasar no visual para o próximo ano!

cabelo-loiro-e-cacheado-ombre-hair

Coloridos

Se você é daquelas crespas super ousadas e que não têm medo de radicalizar, os fios coloridos podem ser uma boa pedida para mudar o look em 2017. Aposte nas candy colors e escolha a cor que mais combina com você. Ou, se estiver super segura de si e da sua beleza, misture todas elas e seja feliz com cabelos crespos super coloridos!

Só não se esqueça, é claro, de ficar atenta aos cuidados com os seus fios, como a hidratação semanal, para garantir um efeito poderoso e, ao mesmo tempo, deixar o seu crespo saudável, brilhoso e macio. No mais, boa sorte!

tumblr_o22rngqxbu1urigslo1_1280

Gostou das dicas de hoje? Que tal deixar aqui nos comentários como você faz para cuidar dos seus cabelos crespos e qual será o estilo para 2017?

Até a próxima!

Veja também:

/* ]]> */