Beleza Cabelos

Cabelo desfiado: conheça o corte e dê mais movimento aos seus fios

Escolher o corte de cabelo ideal talvez seja uma das missões mais difíceis na vida de uma mulher. Afinal, será ele o responsável por compor mais da metade do visual e oferecer mais identidade e estilo à dona das madeixas.

Como o cabelo diz tudo sobre você, é normal que dê aquele friozinho na barriga na hora de pedir o seu corte no salão de beleza. Mas, fique tranquila! Não tem segredo nenhum. A dica é conhecer bem a textura dos seus fios e o estilo que mais combina com você. Com essas “cartas na manga”, não há porque ter medo de ousar e conquistar um novo look ainda mais maduro e 100% a sua cara, ok?

Atualmente, existe uma técnica de corte de cabelo muito pedida nos salões de beleza e que faz o maior sucesso entre a mulherada, principalmente as celebridades: o corte desfiado. Muito versátil, o estilo pode ser adotado por mulheres de cabelos curtos, médios ou longos com o intuito de dar mais movimento e leveza aos fios.

Direto do túnel do tempo, quando era moda nas décadas de 80 e 90, a técnica tem se tornado uma grande aliada nos dias de hoje de quem tem cabelos grossos e volumosos e quer dar mais vida e liberdade aos fios, deixando-os mais leves e com aspecto “fino” para que eles ganhem movimento.

Além de dar mais estilo às madeixas, o corte desfiado ainda oferece uma sensação de rosto mais anguloso, ideal para marcar os seus traços e exibir ainda mais a sua beleza. Se você não conhece a técnica e quer aprender como deixar os seus cabelos ainda mais bonitos, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre os cabelos desfiados.

O que é o corte de cabelo desfiado?

cortes-de-cabelos-loiros-desfiados-longos-2

Trata-se de uma técnica de corte que tem como objetivo, como o próprio nome diz, “desfiar” as pontas dos cabelos, deixando-as desconexas e assimétricas (umas maiores e outras menores) para dar uma sensação de mais leveza e movimento aos fios.

Para fazer o corte, o profissional do salão de beleza usa uma tesoura ou navalha (ou qualquer outro tipo de lâmina afiada) para “rasgar” as pontas dos fios, tornando as mechas mais finas e leves ao final do procedimento, diminuindo o volume.

Por não interferir no comprimento, mas sim no acabamento das pontas do cabelo, o corte desfiado pode ser feito após qualquer outro tipo de corte, seja para reduzir o tamanho do cabelo ou para retirar as pontas duplas, entre outros.

Quem pode ter?

O corte de cabelo desfiado pode ser feito em qualquer tipo e tamanho de cabelo, seja curto, médio, longo, liso, cacheado ou crespo.

No entanto, a técnica é mais recomendada para mulheres com fios grossos ou mais volumosos, podendo conferir um efeito mais leve e livre ao cabelo, uma vez que são retiradas várias camadas das pontas para deixá-las mais finas e com mais balanço.

Já em cabelos muito finos e com pouco volume, o corte pode piorar o aspecto “pregado na cabeça”, pois deixa as mechas ainda mais finas e movimentadas.

Cabelo desfiado X Cabelo repicado

Apesar de confundidas corriqueiramente, a técnica de corte desfiado não é a mesma coisa que a de corte repicado. Na primeira, os fios são “rasgados” apenas nas pontas para dar mais balanço e suavidade ao cabelo. Ele não interfere no comprimento, mas sim no acabamento das madeixas.

Já o corte repicado tem o intuito de fazer camadas nos cabelos, que podem ser feitas tanto na diagonal, vertical ou horizontal. Nesta técnica, também não é alterado o comprimento dos fios e o corte é feito apenas com uma tesoura, já que as pontas não serão desfiadas, como no corte desfiado.

Portanto, o cabelo desfiado possui pontas “desconectadas”, enquanto o repicado aposta em camadas para dar mais volume aos fios. É possível juntar as duas técnicas em um só corte? É claro que sim. Se você quer dar um up no seu look, pode apostar no corte repicado para fazer camadas nas madeixas e no desfiado para “rasgar” as suas pontas e dar mais charme ao visual. Fica lindo!

Como manter o corte?

Uma das maiores vantagens do corte de cabelo desfiado é a sua durabilidade. Como as suas pontas possuem tamanhos diferentes e, portanto, crescem da mantendo a mesma assimetria, a sensação é de que o corte continua intacto por mais tempo, sem precisar de breves manutenções.

No entanto, a sua durabilidade também vai depender da técnica que o seu cabeleireiro usou para desfiar os seus fios. Se ele utilizou a tesoura, a próxima manutenção deverá acontecer em até, pelo menos, três meses. Já se ele usou a navalha para desfiar o cabelo, a próxima visita ao salão de beleza deverá acontecer em até dois meses.

Cabelo desfiado 2017

Curto

Quem tem cabelos curtinhos também pode apostar no corte desfiado para dar mais leveza e movimento às suas madeixas. As pontas “assimétricas” podem dar mais estilo e personalidade à mulher, que já é toda cheia de atitude para se livrar dos fios longos e apostar nos curtos para ficar ainda mais moderna.

cabelo-desfiado

Longo

Da mesma forma, as donas dos cabelões compridos também podem aderir ao corte desfiado para dar mais leveza e movimento aos seus fios. Como não interfere no comprimento do cabelo, não há porque ter medo de ousar no visual com pontas “desconectadas”.

oval-face-jennifer-aniston-1

Cacheado ou crespo

Os cabelos cacheados ou crespos, geralmente, têm uma textura mais grossa e, por isso, o corte desfiado pode ser a melhor opção se o desejo é diminuir o volume. Além de dar mais movimento e leveza aos fios, os cachos podem ficar ainda mais definidos e controlados, sem qualquer volume excessivo que possa estragar o look.

modelos-de-cortes-para-cabelos-crespos-2012Gostou das dicas de hoje? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando como foi fazer o seu corte desfiado!

Até a próxima!

Veja também:

/* ]]> */