Beleza Cabelos

Cabelo mate: conheça a tendência de fios sem brilho e com textura seca

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você já ouviu falar na nova tendência do universo beauté que aposta em cabelos totalmente sem brilho e com textura seca para deixar o visual mais fashion? O efeito opaco do chamado cabelo mate tem ganhado as passarelas dos mais importantes desfiles de modo internacional e atraído muitas mulheres nos últimos tempos, inclusive celebridades, que não medem esforços na hora de ostentar um estilo rebelde e moderno, ao mesmo tempo.

Depois que a onda se tornou a queridinha dos hairstylists do mundo inteiro, já está mais que provado que nem só de brilho se faz um visual lindo e charmoso. A nova aposta é em madeixas menos lustrosas e polidas, com aquela “cara de anteontem”, que oferecem um ar meio punk ou grunge aos looks, dando uma aparência mais “jogada” ou de “não estou nem aí”, sabe?

No entanto, engana-se quem acha que é fácil conquistar um cabelo mate. A tendência não significa que você precisar sem lavar os fios, não levantar a cama ou ignorar o pente e sair com a cabeleira toda bagunçada, ok? Ao contrário disso, são necessários alguns truques inclusos na rotina de beleza para conseguir a textura seca ideal, mas com os fios limpinhos e cheirosos, do jeito que a gente gosta.

Quer saber como ter um cabelo mate de dar inveja? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te conto tudo!

Como ter um cabelo mate?

Apesar da aparência de “anteontem”, para ter um cabelo mate, você não precisa ficar dias sem lavar os fios. A ideia é apenas deixá-los menos brilhosos ou disciplinados, e até mais grudentos, sem quem eles fiquem sujos. Quer saber como? Veja, a seguir as nossas dicas:

Lavagem

Para criar a textura seca do cabelo mate, o primeiro truque começa na lavagem. Para isso, lave-os normalmente com o shampoo que você usa na rotina e, na hora de aplicar o produto pela segunda vez, substitua-o por um sabonete em barra de óleo de oliva natural.

Enquanto ele age nos fios, massageie-os do comprimento até as pontas, evitando a raiz, e até fazer espuma. Em seguida, é só enxaguar bem.

Secagem

A melhor maneira de conseguir o efeito mate no cabelo é deixar que os fios sequem naturalmente após a lavagem. No caso de quem for optar por acelerar a secagem com um secador, o uso do aparelho só é ideal para este fim com um difusor.

Como o próprio nome diz, o acessório, que você coloca na ponta do secador, é ideal para difundir o jato de ar quente, fazendo com que a velocidade seja menor se comparada ao jato direto nas madeixas. O resultado será de mais textura e volume, o que tem tudo a ver com o cabelo mate.

E lembre-se de que, quanto menos lisos, melhor será o efeito mate dos fios. Na prática, isso significa que a chapinha está vetada neste caso! A justificativa é a de que, por deixar os fios muito lisos e retos, usar o aparelho pode deixá-los muito brilhosos.

Isso porque, para quem não sabe, o brilho das madeixas é resultado, nada mais nada menos, da luz refletida nos fios. Esta, por sua vez, costuma refletir melhor em fios lisos, o que explica bem o motivo de cabelos lisos brilharem mais que cabelos cacheados ou crespos. Então, como o cabelo mate precisa de certa opacidade, a chapinha está dispensada, ok?

Finalização

Para arrasar na finalização e conquistar o tão sonhado cabelo mate, a dica é, depois da secagem natural ou com secador, apostar em um shampoo a seco para acrescentar volume e deixar o cabelo com a aparência de ser mais grosso. Aplique primeiro na raiz e, em seguida, penteie os fios para espalhar o produto até as pontas. Caso você não tenha esse produto em casa, pode substituí-lo por talco de bebê, que também funciona muito bem.

Pomadas ou ceras com acabamento opaco também pode ser usadas para ter um cabelo mate bonito e despojado. Porém, é preciso aplicá-las nos fios com moderação. A quantidade ideal é a equivalente ao tamanho de uma avelã, no caso de cabelos lisos e médios, enquanto os fios compridos, que possuem mais volume e textura, essa quantidade pode ser aumentada gradativamente.

Seja qual for o finalizador que você vá usar, a dica é esfregar o produto na palma das mãos e ir aplicando, aos poucos, nas madeixas. O cabelo mate deve ficar levemente grudento, e não com aspecto oleoso, combinado?

Outra forma de finalizar o cabelo para conseguir o efeito é apostar em tranças, que podem ser feitas enquanto os fios ainda estiverem molhados. O truque é deixá-los presos por algumas horas ou até eles secarem. Quando você desmanchar as tranças, as madeixas estarão onduladas e meio “bagunçadinhas”, características essenciais para ter um cabelo mate.

Gostou do artigo? Já experimentou a tendência do efeito mate nos seus fios? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando a sua experiência para a gente…

Até a próxima!

/* ]]> */