Beleza Cabelos

Por que o seu cabelo está ficando branco cedo? Descubra 3 motivos

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Um belo dia você acorda, linda e pronta para a rotina do dia, vai pentear os cabelos e dá um grito! Os primeiros fiozinhos de cabelo branco aparecendo e você ainda nem chegou aos 30 anos? Então, você está no artigo certo…

O embranquecimento dos cabelos é algo natural com os anos e marca a passagem do tempo para homens e mulheres, por igual, aparecendo geralmente a partir dos 35 anos. A explicação para esse fenômeno é a de que, conforme envelhecemos, as células responsáveis pela produção de melanina, pigmento que dá cor aos fios no folículo capilar, deixam de exercer a sua função com eficiência, causando os cabelos brancos.

Não há como evitar e, mesmo que eles apareçam mais cedo em alguns e mais tarde em outros, um dia todo mundo terá fios grisalhos. No entanto, para todas nós, vaidosas, essa característica parece incomodar mais na frente do espelho, especialmente quando aparecem de forma precoce, concorda?

Podemos colocar a culpa na genética, já que ela realmente influencia diretamente no problema. Mas, e se ninguém na sua família teve cabelos brancos cedo? Talvez você não saiba, mas existem outros 3 motivos para os seus fios estarem perdendo a pigmentação antes dos 30 anos, como você vai ver nos próximos parágrafos.

Quer saber por que o seu cabelo está ficando branco cedo? Então, não saia da frente do computador que eu te conto tudo! Vem comigo…

Entendendo o problema

A explicação da ciência para o aparecimento de fios brancos antes dos 30 anos é a de que, quem tem o problema, costuma ter uma versão alterada do gene IRF4, responsável por regular a produção de melanina, a substância que falamos anteriormente e que dá cor ao cabelo.

O problema é chamado, clinicamente falando, de canície. Ela se dá através da redução, com o passar do tempo, da atividade da enzima tirosinase. O resultado é o envelhecimento dos melanócitos, que produzem os dois tipos de melanina: a feomelanina (pigmento dos castanho-avermelhados e loiros) e a eumelanina (pigmento dos fios castanhos e pretos).

E como saber se você tem canície? Basta ficar de olho na faixa etária do embranquecimento natural, que deve acontecer conforme a diminuição da tirosinase no organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, se você já está grisalha antes desses prazos, sofre de canície:

  • CAUCASIANAS: entre 35 e 45 anos.
  • ORIENTAIS: entre 45 e 55 anos.
  • NEGRAS: após os 55 anos.

Quais os motivos?

1º motivo: Deficiência de vitamina B12

Um estudo realizado por cientistas indianos, em 2016, mostrou que a deficiência de vitamina B12, também chamada de cobalamina, pode estar relacionada ao embranquecimento precoce do cabelo.

Apesar de os dados que explicam essa informação ainda não estarem concretos, tudo aponta que a relação entre a falta desse nutriente e despigmentação dos fios está no fato de a proliferação das células do folículo capilar depender da síntese de DNA, que, por sua vez, é dependente da vitamina B12. Além disso, a vitamina também participa da estabilização da fase de crescimento dos fios.

Por isso, é importante ter sempre no cardápio diário alimentos ricos ou enriquecidos com vitamina B12, dentre eles:

  • Bife de fígado cozido;
  • Salmão cozido;
  • Levedo de cerveja;
  • Algas marinhas;
  • Mariscos no vapor;
  • Fígado de frango cozido;
  • Ostras cozidas;
  • Arenque cozido;
  • Coração cozido;
  • Truta grelhada;
  • Cereais;
  • Creme de amendoim;
  • Produtos à base de soja.

2º motivo: Cigarro

Assim como acontece com a nossa pele, o cigarro também provoca o envelhecimento precoce dos cabelos. Apesar de os estudos que indicam a ação do tabaco no embranquecimento dos fios ainda estarem em andamento, os palpites dos cientistas é de que ele está associado à formação de radicais livres, os quais prejudicam as células produtoras de melanina, pigmento que dá cor aos fios.

3º motivo: Estresse

Se você desconfia que o estresse pelo qual passa no dia a dia também está ligado ao surgimento dos cabelos brancos na sua cabeça, acertou em cheio! Apesar de alguns cientistas defenderem esse motivo e outros discordarem, a comunidade científica no geral tem encontrado algumas comprovações a respeito.

Por exemplo, um estudo realizado pela Universidade de Nova York, em 2013, mostrou que, ao serem submetidos a situações de estresse, os camundongos que participaram dos testes apresentaram um aumento significativo na quantidade de pelos brancos.

De acordo com os especialistas, esse seria o resultado da movimentação das células produtoras de melanina, que abandonam seu local original, na base do folículo capilar, sem que haja células substitutas para produzir a substância que dá cor aos fios. Esse abandono seria causado pela ação dos hormônios ligados ao estresse, como é o caso do hormônio adrenocorticotrófico.

Porém, também foi comprovado que é preciso que a pessoa tenha uma predisposição genética para apresentar cabelos brancos de forma precoce causados pelo estresse, o que quer dizer que, na maioria dos casos, a maior “culpada” pelo surgimento de fios grisalhos antes dos 35 anos ainda é a herança familiar.

Até a próxima!

/* ]]> */