Beleza Cabelos

Cabelos com luzes: aprenda como fazer e veja dicas + 60 fotos

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

As mulheres são mesmo fanáticas por beleza e moda e, por isso, estão sempre em busca de mudar o visual. Afinal, quem não gosta de dar um up no look de vez em quando para chamar um pouquinho mais de atenção pelas ruas, não é verdade?

Não é à toa que, em geral, os cabelos são a nossa primeira opção quando se fala em fazer uma transformação. Isso porque os nossos fios, principalmente quando bonitos e bem cuidados, são a primeira coisa que as pessoas vêem, mesmo que elas nunca assumam de fato.

Sendo assim, não tem nada melhor que marcar ainda mais presença mudando a cor, o corte ou o penteado das madeixas para atrair os olhares.

E mudar a cor, em especial, é uma coisa que toda brasileira adora. Investir em colorações cada vez mais estilosas e modernas para ter cabelos coloridos passou a ser quase que uma tarefa inevitável para ficar linda e atraente, mesmo que as mudanças não sejam tão radicais.

Para quem não gosta tanto de radicalizar, a moda hoje em dia é apenas clarear os fios, deixando nuances para iluminar o cabelo e, é claro, dar aquele tom especial ao look. Ombré Hair, Sombré, Mechas Loiras, Mechas Californianas… Enfim, há uma infinidade de técnicas para clarear as madeixas e que estão fazendo a cabeça da mulherada atualmente.

Inclusive, entre os cabelos claros mais pedidos pela maioria das mulheres nos salões de beleza também estão as famosas luzes. Nada mais são do que mechas finas loiras – ou de qualquer outra cor – que dão um aspecto natural de fios clareados pelo sol e deixam o visual super iluminando e leve ao mesmo tempo, ideal para quem é mais recatada ou está começando a colorir os cabelos agora.

As luzes já são adotadas até mesmo por celebridades, como Grazi Massafera, Blake Lively e Gisele Bündchen e, agora, também estão fazendo sucesso entre as antenadas em moda pelo país inteiro. E você? Já pensou em fazer luzes no cabelo? Para te inspirar, nós separamos a seguir dicas para você aprender a fazer a técnica nos seus fios e fotos para escolher o melhor tom para o seu tipo, cor e tamanho de cabelo.

Além disso, nesse post você também vai saber como cuidar do novo visual sem colocar a saúde das suas madeixas em risco. Gostou da ideia? Então, vem comigo que eu te conto tudo!

O que são as luzes?

luzes-como-cuidar

Apesar de bastante confundida com outras técnicas para clarear os cabelos, as luzes têm características bem diferentes e fáceis de serem identificadas. Tratam-se de mechas finas loiras ou de outras cores e tons nos fios, que têm o intuito de dar uma leve iluminação às madeixas, sem causar muito choque na transformação.

Por isso, elas são mais indicadas para mulheres que querem mudar um pouco o visual, mas de maneira discreta, ou que estão começando a descolorir os cabelos por agora. Muita gente confunde as luzes com mechas loiras. No entanto, o que as diferencia são a quantidade de fios descoloridos e a maneira como são feitas.

As mechas são feitas com maior quantidade de cabelos e de forma mais desorganizada e bem marcada, de modo a deixar fios claríssimos e mais naturais. Já as luzes são feitas com menor quantidade de fios, com mechas bem finas e selecionadas previamente para serem descoloridas de maneira uniforme, de modo a deixar os fios claros, mas não tão marcados.

Como escolher o tom certo?

como-escolher-o-tom-das-luzes

Como as luzes são bem versáteis, costumam combinar com qualquer mulher, independente do tipo, cor e tamanho de cabelo. A técnica pode ser feita nos fios em diferentes tons e cores, cabendo à dona da madeixa apenas escolher a que mais se identifica e, é claro, que mais combina com a sua pele e cabelo.

Apenas de não ser uma regra obrigatória, especialistas recomendam tons e cores para cada tipo de cabelo e tonalidade de pele. Isso porque os tons costumam iluminar de forma diferente cada uma, realçando a beleza de algumas e tirando o brilho em outras.

Por isso, é de extrema importância verificar antes de aderir às luzes qual o tom ideal para você. Avalie junto a um profissional de sua confiança ou se inspire nas fotos que vamos mostrar a seguir.

Cabelos loiros

Quem foi que disse que as donas de madeixas loiras também não podem aderir às luzes? É sim! Mesmo tendo fios claros, as luzes podem ajudar a iluminar ainda mais os cabelos loiros. Para isso, basta escolher tonalidades pelo menos duas vezes mais claras que os fios naturais, como o loiro claro ou platinado, para chamar ainda mais a atenção.

dlugie loki

Cabelos pretos

As luzes são muito recomendadas por profissionais para mulheres com cabelos escuros e que queiram começar a clarear os fios. Muitas têm medo, uma vez que é preciso abusar dos produtos descolorantes para atingir a tonalidade ideal.

Mas, fique tranquila! Não é necessário fazer luzes muito claras se você não quiser. Os tons de luzes mais indicados por especialistas para cabelos pretos são: mel, dourado ou acobreado. Elas dão nuances aos cabelos escuros sem contrastar muito com os fios naturais.

luzes-em-cabelos-pretos

Cabelos ruivos

As donas de cabelos ruivos, se forem ainda mais ousadas, também podem investir nas luzes para dar um up no look. Para isso, basta investir em tons pelo menos duas vezes mais claros que os fios vermelhos, como o loiro alaranjado, marrom ou acobreado, que dão um charme ainda mais especial.

cabelos-ruivos-com-luzes

Para morenas e negras

Há quem diga que as luzes foram feitas para mulheres com a pele e cabelo claros. No entanto, as morenas e negras não ficam atrás quando o assunto é clarear os fios com luzes. Elas podem optar pelas mais diferentes tonalidades, sendo que as mais quentes, como loiro escuro, mel e acobreado, além do avermelhado, caem super bem e realçam ainda mais a pele.

A única dica é tomar cuidado com os tons muito claros, como o platinado, para não dar aquele choque na transformação. É claro que a mulherada morena e negra também pode apostar na tonalidade, mas é preciso tomar cuidado para não contrastar demais com a cor natural dos fios e com a pele.

cabelos-com-luzes-para-morenas

Como fazer – Passo a passo

Tem como fazer as luzes em casa? Essa é a pergunta da maioria das mulheres que pretende clarear as madeixas usando a técnica, mas não tem disponibilidade de tempo ou dinheiro para ir a um salão de beleza. A boa notícia é que as luzes no cabelo podem sim ser feitas em casa e de maneira super simples.

Para isso, basta comprar os materiais certos e manter os cuidados adequados e necessários para cuidar da saúde dos fios antes, durante e depois do processo de descoloração. Quer saber como fazer passo a passo? Então, fique de olho nas dicas que vamos dar a seguir para não errar na hora de mudar o look com as luzes.

como-fazer-luzes-no-cabelo

Materiais necessários:

  • 1 touca de plástico ou silicone para luzes;
  • Pó descolorante;
  • Água oxigenada (o volume deve ser escolhido de acordo com o tom que pretende atingir);
  • Pincel e recipiente para descoloração;
  • Agulha própria para luzes (ou de crochê, caso você não tenha uma).

Como fazer:

Passo 1: O primeiro passo que você deve saber para fazer as luzes no cabelo em casa é estar com os cabelos sujos (pelo menos, há um ou dois dias) e secos, não sendo recomendado descolorir os fios se estiverem úmidos.

Passo 2: Tomadas essas precauções, veja com a ajuda de um espelho quais as regiões do cabelo que você fará as luzes.

Passo 3: Depois, penteie bem o cabelo e puxe-o para trás, colocando a touca em seguida. Cuide para deixar a touca bem firme à cabeça, pois quanto mais firme ela estiver, mais fácil será de o descolorante alcançar a raiz.

Passo 4: Com a ajuda da agulha, comece a puxar as mechas de cabelo que serão descoloridas pelos furos da touca.

Passo 5: Em seguida, é hora de preparar a mistura descolorante. Para isso, basta colocar em um recipiente um medida de água oxigenada para duas de pó descolorante. Mexa bem, de maneira que a mistura não fique nem tão líquida e nem tão consistente.

Passo 6: Pegue o pincel e comece a aplicar a mistura nas mechas. Faça a descoloração no sentido das pontas do cabelo em direção à raiz. Se preferir, pode cobrir as mechas com papel alumínio para potencializar o resultado, mas não é obrigatório.

Passo 7: Certifique-se de o cabelo está atingindo o tom que deseja, monitorando a cada instante a mudança de cor. Espere o tempo máximo de 40 minutos.

Passo 8: Depois desse período, enxágue as mechas em água morna, mas sem retirar touca. Deixe a água cair sobre os cabelos até que todo o produto seja removido.

Passo 9: Aplique o shampoo específico para cabelos descoloridos. Pode-se usar também o shampoo desamarelador para tirar o amarelo dos fios e manter a cor.

Passo 10: Em seguida, aplique o condicionador e, após isso, retire a touca. Agora, você pode repetir o mesmo processo de lavagem no cabelo todo, aplicando, desta vez, uma máscara de tratamento para hidratar os fios, principalmente os descoloridos.

Dicas:

Evite ultrapassar o tempo máximo de 40 minutos com o produto descolorante no cabelo. O excesso pode causar danos ao cabelo, deixando-o ressecado, quebradiço e sem vida.

Opte por utilizar produtos de boa qualidade, pois eles podem amenizar os danos causados pela descoloração das madeixas, ao contrário daqueles de má qualidade.

Como cuidar?

cabelos-com-luzes-como-fazer

Ter luzes nos cabelos deixa o visual moderno e atraente, mas não é tão simples assim. Afinal, quem disse que ser linda e loira é fácil, não é mesmo? Após o processo de descoloração, é preciso redobrar os cuidados, uma vez que os fios tendem a ficar mais porosos e quebradiços devido aos produtos utilizados para fazer as luzes.

Eles ajudam a abrir as cutículas do cabelo e hiper oxigenar as moléculas de melanina dos fios, deixando-os mais frágeis e sensíveis a fatores externos, como umidade, calor, cloro, sal, poluição, entre outros. Por isso, não se esqueça de manter os cuidados que nós vamos mostrar a seguir para manter a cor das luzes por mais tempo, além de cuidar da saúde das suas madeixas. Veja quais são os principais deles:

Hidratação semanal

Os cabelos com luzes costumam perder muita água e nutrientes essenciais durante a descoloração. Por isso, é preciso investir em hidratações semanais com máscaras de tratamento específicas para cabelos descoloridos após o procedimento. Elas ajudarão a repor a água dos fios, deixando as madeixas mais hidratadas, macias e brilhosas por mais tempo.

Banho em água morna ou fria

Jamais lave os seus cabelos com luzes em água muito quente. A alta temperatura faz com que os fios fiquem ressecados e quebradiços, potencializando o efeito negativo do procedimento de descoloração dos fios. A dica é tomar banho em água morna ou fria para evitar maiores danos às madeixas.

Produtos específicos

Prefira utilizar sempre produtos específicos para cabelos descoloridos após fazer as suas luzes. Eles têm ingredientes próprios para tratar e cuidar de cabelos agredidos por substâncias químicas, evitando danos e trazendo mais vida às madeixas. Dentre eles devem estar o shampoo com pH ácido (inclusive, os shampoos tonalizante, matizador ou desamarelador, que ajudam a manter a cor), leave-in, condicionador com pH ácido, óleos capilares, finalizadores, entre outros.

Manutenção

Para ter um cabelo com luzes bonito e saudável, é preciso estar atenta à manutenção da cor, que não deve ser precoce e tampouco atrasada. Além de manter a cor por mais tempo, você terá cabelos menos danificados e mais sedosos, uma vez que eles não serão agredidos regularmente.

Reconstrução capilar

O cabelo com luzes também costuma perder a proteína presente nos fios, conhecida como queratina. Por isso, é preciso fazer um processo de reconstrução capilar a cada, pelo menos, 15 dias. Uma boa dica é apostar na cauterização capilar, que já mostramos aqui no blog, e que pode ser feita em casa ou no salão de beleza.

Protetor solar

Quem tem cabelos descoloridos deve estar sempre com um protetor solar para cabelos na bolsa, principalmente em dias mais quentes. Isso porque cabelos que passaram por um processo de descoloração tendem a oxidar por conta da ação do sol, causando o temido efeito de desbotamento.

Por isso, antes de sair de casa, aplique o filtro solar capilar para ajudar a manter a hidratação dos fios e proteger a cor.

Escova progressiva ou alisamento

Evite fazer outros procedimentos químicos no cabelo, como escova progressiva ou alisamentos, depois das luzes. A mistura de substâncias nos fios pode danificar de forma agressiva os fios, tornando-os mais ressecados e quebradiços.

Secador e chapinha

É claro que quem tem cabelos com luzes pode usar o secador e a chapinha, desde que seja de maneira adequada. Isso porque os fios descoloridos tendem a ficar naturalmente desidratados após a descoloração, o que pode ser agravado com o uso de aparelhos em alta temperatura.

Portanto, opte por usar a chapinha apenas nos cabelos secos (nunca úmidos) e o secador a uma distância de, pelo menos, 20 centímetros da cabeça. Além disso, é preciso investir em um protetor térmico (termoativo) para ajudar a proteger as madeixas dos efeitos do calor, que podem causar frizz e pontas duplas.

Mar e piscina

Cabelos com luzes tendem a ficar mais frágeis e sensíveis à exposição ao sal da água do mar e ao cloro das piscinas. Isso porque o processo de descoloração deixa as cutículas dos fios abertas, expondo as partes internas do fio à essas substâncias.

Não é à toa que vemos mulheres com madeixas descoloridas reclamando de cabelos desbotados, até mesmo verdes, após a saída a uma praia ou clube. Portanto, evite frequentar em demasia estes locais para manter a cor e saúde dos cabelos ou, se não houver como evitar, use sempre uma touca de natação impermeável para cuidar dos fios.

Cabelos com luzes 2017

As luzes fazem e devem continuar fazendo o maior sucesso no próximo ano aqui no Brasil e no mundo. Elas estarão entre todos os tipos de cabelo, desde curtos, médios e longos, cacheados, crespos e lisos, além dos mais variados tons, entre loiro, mel, avermelhado, platinado, entre outros.

Quer ver o que foi tendência este ano e que deve continuar na cabeça da mulherada – literalmente – em 2017? Confira algumas fotos a seguir para se inspirar e ficar por dentro da tendência da próxima temporada de luzes no cabelo.

Loiras claras

Este tom continua sendo um dos mais pedidos nos salões de beleza e deve continuar firme em 2017. Ele é indicado para quem tem fios naturalmente loiros ou em tons de mel e loiro escuro. Especialistas também recomendam a tonalidade para mulheres com a pele clara e rosada, de modo a deixar o look ainda mais natural e elegante.

Veja, agora, algumas fotos para se inspirar:

luzes-loiro-claro

luzes-loiro-claro-1

luzes-loiro-claro-2

luzes-loiro-claro-5

luzes-loiro-claro-3

Loiras escuras

As luzes com loiro escuro também são tendência para o próximo ano. Isso porque elas têm uma descoloração menos intensa, que agride menos o cabelo e ameniza a chance de erros durante o procedimento.

Por isso, elas são mais indicadas para cabelos pretos ou castanhos com tonalidade mais escura ou que tenham a pele negra ou morena, já que ajuda a diminuir o contraste entre a cor natural dos fios, dando mais naturalidade ao clareamento.

Confira abaixo algumas lindas fotos para se inspirar:

Medium Length Hairstyles Dark With Highlights Highlights For Medium Length Brown Hair Hair Colour Your Reference - Women Hair Libs

luzes-loiro-escuro-5

luzes-loiro-escuro-4

luzes-loiro-escuro-3

luzes-loiro-escuro-2

Mel

Os cabelos com luzes mel também estarão entre a mulherada no próximo ano, principalmente entre aquelas que têm o cabelo com cor natural de castanho médio ou chocolate ou que tenham descendência oriental, já que combina super bem com quem tem essa tonalidade de pele mais amarelada.

O aspecto é de mais naturalidade, uma vez que a tonalidade mel não choca tanto quanto os tons mais claros de loiro.

Veja algumas fotos para correr e fazer as suas luzes mel agora mesmo!

luzes-mel

luzes-mel-3

luzes-mel-4

luzes-mel-1

luzes-mel-2

Platinadas ou acinzentadas

As luzes platinadas também devem ser uma grande novidade para a mulherada com cabelos claros em 2017, em especial para mulheres com que tenham cabelos loiros bem claros naturalmente, independente da cor da pele.

Isso porque, em cabelos escuros, essa tonalidade de luzes pode não cair tão bem, uma vez que pode chocar e dar um contraste indesejado no visual. Lembrando que esse é o estágio final das luzes loiras, uma vez que passando disso o cabelo pode ficar branco e super danificado.

Veja, agora, algumas fotos para se inspirar:

luzes-platinadas

luzes-platinadas-5

luzes-platinadas-3

luzes-platinadas-1

luzes-platinadas-2

Acobreadas ou douradas

Combinam, principalmente, com mulheres de pele bronzeada ou negra, mas podem ser aderidas por qualquer mulher. Elas podem ajudar a dar aquele up no visual, uma vez que são cores quentes e costumam iluminar ainda mais o cabelo.

Por isso, elas são uma boa pedida para quem tem cabelos escuros, uma vez que podem clarear os fios sem agredir tanto a fibra capilar e, também, sem causar aquele choque indesejado na transformação para o próximo ano.

Confira, a seguir, algumas fotos para se inspirar!

luzes-acobreadas

luzes-acobreadas-7

luzes-acobreadas-1

luzes-acobreadas-8

luzes-acobreadas-2

Vermelhas

Quem disse que as donas de cabelos ruivos vão ficar para trás em 2017? Nada disso! As luzes vermelhas também estarão com tudo em cima no próximo ano, uma boa notícia para a mulherada mais ousada e com mais atitude. O look tende a ficar ainda mais sexy e atraente com as luzes.

Confira algumas fotos para se inspirar a partir de agora!

luzes-vermelhas-3

luzes-vermelhas-7

luzes-vermelhas-1

luzes-vermelhas-2

luzes-vermelhas-8

Coloridas

É uma boa dica para quem está querendo aderir aos cabelos coloridos, mas não têm coragem de pintar o cabelo inteiro com as chamadas candy colors. Isso porque as luzes coloridas podem dar aquele reflexo colorido nas madeixas, mas sem causar um choque total de transformação.

Veja algumas fotos para se inspirar!

luzes-coloridas

luzes-coloridas-1

luzes-coloridas-4

luzes-coloridas-5

luzes-coloridas-6

Cabelos com luzes cacheados

As cacheadas também prometem arrasar em 2017 com as luzes nos cabelos. Elas podem aderir à tendência nas mais diferentes tonalidades, desde as mais claras até as mais escuras. Basta um pouco de bom gosto para dar um up ao visual com cachos.

Aproveite e leia também: Cabelos cacheados: Confira penteados, cortes e dicas para cuidar

Veja, agora, algumas fotos para se inspirar!

SAMSUNG CSC

cabelos-com-luzes-cacheados-3

cabelos-com-luzes-cacheados-5

cabelos-com-luzes-cacheados-1

cabelos-com-luzes-cacheados-2

Cabelos com luzes curtos

É claro que os cabelos com luzes curtos também estarão presentes na tendência de fios claros no próximo ano. A dica é investir em tonalidades mais claras e que dêem profundidade ao visual, sejam fios com cortes chanel, pixie ou o famoso “joãozinho”.

Veja também: Cabelos curtos: Confira os melhores cortes e penteados

Veja, a seguir, algumas fotos para se inspirar!

cabelos-com-luzes-curtos-2

cabelos-com-luzes-curtos-3

cabelos-com-luzes-curtos-4

cabelos-com-luzes-curtos-6

cabelos-com-luzes-curtos-5

Cabelos com luzes longos

Quem tem cabelão também pode aderir às luzes sem qualquer medo. Elas dão ainda mais charme e destaque para a extensão dos fios, deixando-os ainda mais bonitos.

Confira abaixo algumas fotos para se inspirar!

cabelos-com-luzes-longos

cabelos-com-luzes-longos-1

cabelos-com-luzes-longos-2

cabelos-com-luzes-longos-4

cabelos-com-luzes-longos-3

Gostou das dicas? Que tal deixar um comentário aqui embaixo contando a sua experiência com as luzes no cabelo ou a ideia que mais gostou?

Até a próxima!

1 comentário

Comentar

/* ]]> */