Decoração Maternidade

Camas infantis: 65 fotos de diferentes modelos para você se inspirar

A cama sempre é a protagonista da decoração do quarto. No caso do quarto das crianças, além de dar o tom da decoração, a cama infantil ainda deve combinar com o estilo de vida da família.

Mas como saber qual é o tipo de cama ideal para o quarto do seu filho?

Neste artigo, além de ter algumas ideias sobre tipos de decoração conforme o estilo de sua família, também terá mais de 60 imagens de quartos de crianças para se inspirar!

Veja também:

Decoração para quarto infantil masculino: saiba como fazer

Decoração para quarto infantil feminino: confira dicas incríveis

Qual é o melhor momento para comprar a cama para seu filho?

A saída da criança da cama ou do quarto dos pais  geralmente ocorre entre 1 ano e 4 anos de idade. No entanto, cada criança possui seu processo de amadurecimento e vai sentir necessidade de um lugar próprio para dormir no seu momento.

Isso não significa que essa decisão também não possa ser dos pais, até porque conforme a criança cresce, fica mais incômodo dividir a cama com ela. Muitas se mexem muito quando estão dormindo, são muito espaçosas a atrapalham o descanso dos adultos.

Enfim, existe um período longo de adaptação e cada criança é única e possui suas necessidades, seu tempo e seu desenvolvimento.

É importante saber também que, quanto mais larga for a cama, mais tempo ela poderá servir para a criança. E, nesses casos em que os pais querem investir em um móvel bom e com maior durabilidade, é essencial garantir que o material da cama seja realmente resistente, para que dure o máximo possível.

Conheça dicas básicas para montar o quarto de seus filhos:

Cada criança possui necessidades diferentes, assim como cada família também possui demandas diversas, sendo que, dependendo do local onde moram, o tamanho do quarto, a quantidade de filhos que vão dividir o quarto, o tipo de quarto deve ser diferente.

É importante ter em mente alguns pontos essenciais para a escolha da cama:

  • o desejo da criança: dentro dos seus limites do que você pode oferecer ao seu filho, qual é a cama que ele mais irá gostar e lhe dará mais autonomia e segurança?
  • a perspectiva da criança: para que ela tenha autonomia e aprenda, aos poucos, a fazer as coisas sozinha, é importante que ela tenha acesso a suas coisas, então mantenha os brinquedos, roupas e outros móveis acessíveis para  o tamanho da criança;
  • custo x benefício: se seu objetivo é ter um móvel que dure mais, invista em móveis de maior qualidade, mas se seu objetivo é investir numa mobília mais durável no futuro, abuse dos móveis com características mais infantis;
  • limites físicos: sempre veja as medidas do local e do móvel que quer comprar, se o quarto é pequeno, veja essas soluções para quartos pequenos;
  • usa a criatividade: mesmo que você escolha comprar móveis maiores e mais duráveis, o que você pode fazer para deixar o quarto mais agradável para a criança se divertir?

Mais adiante mostraremos algumas imagens com ideias interessantes:

Tipos de cama:

Existem vários tipos de cama e cada uma possui prós e contras. É importante levar em consideração o que é melhor para a situação da sua família.

Cama baixa:

A cama baixa é muito comum em quartos que são planejados para garantir o máximo de autonomia da criança: ela pode subir e descer da cama quando quiser. Além disso, é a opção mais segura para os menores, pois uma queda do colchão traz muito menos risco numa cama baixa.

Existem várias opções para esse tipo de cama: colchão com estrado adaptado ao chão, cama de futon ou colchão sobre uma estrutura de palette, no velho estilo faça você mesmo.

Veja algumas ideias:

 

Berço que vira cama:

Essa é uma ótima opção para quem quer investir num móvel de qualidade que será reaproveitado, precisando de apenas algumas adaptações para se transformar de berço em cama infantil.

A maioria dos modelos, possui o estrado que pode ser ajustado em mais de uma altura e uma das grades laterais pode ser rebaixada ou retirada.

Confira:

 

 

Cama infantil com cama auxiliar:

Esse tipo de cama geralmente possui uma cama retrátil que pode ser utilizada para que um cuidador durma junto com a criança no período de adaptação ao novo quarto. Também pode ser usada pelo irmão ou irmã ou até mesmo para uma visita ocasional.

Veja alguns modelos:

 

 

Cama tubular:

A cama tubular ou de ferro, possui a estrutura mais resistente, pode ser pintada de várias cores mais facilmente, alé, de também apresentar versões com cama auxiliar.

Podem ter um design mais simples ou ser bem trabalhadas, vai depender do estilo da decoração.

Fica um charme tanto em quartos de meninos quanto de meninas! Olha só:

 

 

Cama suspensa:

As camas suspensas são uma das melhores escolhas para as crianças mais velhas, acima de 5 anos, pois é mais difícil subir nelas. Quem tem mais de um filho e quer fazer quarto compartilhado também pode adorar os modelos de cama suspensa do tipo beliche.

Quando as crianças que têm o quarto todo para si, é possível usar a cama suspensa para criar uma cabana, uma casinha ou um espaço de estudos: a criatividade é quem manda!

Inspire-se:

E aí, o que achou desses modelos criativos e inovadores? Sentiu-se inspirada? Escreva nos comentários!

 

/* ]]> */