Casamento

Casamento rústico: 5 dicas para casar com simplicidade e elegância

Casamento rústico
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O casamento rústico é uma forma moderna de casar, com uma cerimônia simples e elegante, que mistura elementos do casamento no campo com a inspiração country.

Tudo é muito natural e campestre, sem o toque da modernidade ou da cidade grande. Os elementos mais usados neste tipo de casamento são a madeira, cores escuras, flores e até mesmo objetos vintage.

E o legal deste tipo de casamento é que os elementos rústicos podem ser aplicados à qualquer tipo de cerimônia, sejam diurnas ou noturnas.

Por exemplo, é possível fazer um casamento rústico chic em um boteco ou ao ar livre, usando toques da decoração provençal, bucólica ou até mesmo romântica!

Tudo vai das escolhas dos noivos no que se refere à decoração, roupas, comes e bebes, convites, entre outros.

Acha que o casamento rústico é a cara de vocês? Então veja a seguir algumas dicas e inspirações para dar um toque rústico para o seu casamento com muita elegância e bom gosto. Confira!

1. Convites para casamento rústico

Como já deu para perceber, a principal característica de um casamento rústico é a simplicidade, e ela deve estar refletida em todos os elementos da festa, inclusive no convite.

O convite é o primeiro contato que seus convidados terão com a atmosfera do casamento, portanto, o espírito da coisa tem que estar presente nele.

A dica é utilizar no convite materiais simples e rústicos, como papéis reciclados e craft. Para a decoração do convite, aposte em rendas mais cruas, juta e sisal, por exemplo. A caligrafia e linguagem também podem – e devem – ter menos formalidade do que em um casamento tradicional.

O convidado precisa sentir que se trata de um casamento rústico.

2. Decoração de um casamento rústico

As opções de decoração de um casamento rústico são infinitas.

Em primeiro lugar, aposte na madeira no piso e para compor o mobiliário de apoio da festa. Mesas, cadeiras, balcões e aparadores de madeira por si só já dão um tom rústico ao local. Se você quiser, pode inclusive usar pallets para construir alguns desses móveis. Ficam lindos e está super na moda!

Para forrar mesas e outras superfícies, tecidos como a juta, chita ou outros com estampas florais miúdas são os mais recomendados. Simples e rústicos, eles não precisam de acabamento e contrastam bem com tecidos mais finos e delicados, como rendas, por exemplo.

Casamento rústico fotos

Velas são muito bem-vindas, principalmente acompanhadas de potinhos de vidro e flores, pois dão um charme lindo ao casamento, principalmente se for noturno. Elas podem ser usadas nas mesas e na decoração geral do ambiente.

Os potes e garrafas também podem conferir um toque especial ao seu casamento rústico. Elas podem ser utilizadas para colocar velas ou flores e podem ser decoradas com faixas de juta ou amarrações em sisal. Fica lindo!

Para tornar o ambiente ainda mais charmoso, você pode apostar em alguns objetos vintage, como vitrolas, gaiolas decorativas, lampiões… Outra ideia é utilizar pertences pessoais do casal na decoração, como porta-retratos, cartas, cadernos, livros, caixas. Além de não ter nenhum custo, esses pertences íntimos dão uma atmosfera mais pessoal ao casório.

3. Flores ideais para um casamento rústico

Em um casamento rústico, as flores ficam encarregadas de dar cor e alegria ao ambiente, já que este tende a ser mais escuro devido ao uso da madeira na decoração.

Portanto, a dica é apostar em flores campestres e bem coloridas, que tragam luz e alegria ao casório e contrastem com a madeira.

O girassol é uma excelente opção. Claros e tropicais os girassóis iluminam o ambiente e contrastam bem com tons mais escuros.

As gérberas – clássicas flores do campo – também devem ser usadas em sua amplitude de cores, que vão do amarelo ao vermelho, passando pelo rosa e laranja. Elas podem ser combinadas com outras flores e folhagens em lindos arranjos.

Outra opção interessante é o mosquitinho ou chuva de prata, flor coringa de qualquer casamento. Ele pode ser usado combinado com outras flores ou até mesmo sozinho, em arranjos de mesa.

As hortências também são interessantes para casamentos rústicos, já que ornam bem com outras flores do campo. Podem ser utilizadas na decoração, no buquê e até em arranjos para o cabelo da noiva.

Uma opção mais ousada e irreverente de planta que tem ganhado espaço nos casamentos rústicos são as suculentas. E elas vieram com tudo! Podem ser usadas como lembrancinhas para os convidados, decoração do ambiente e de mesa, na lapela do noivo, no topo do bolo, como arranjo de cabelo da noiva e até no buquê!

4. Trajes certos para um casamento rústico

Em um casamento rústico, o traje de todos os envolvidos na cerimônia deve estar de acordo com a atmosfera do ambiente.

Para o vestido da noiva, a escolha são os tecidos mais leves, com rendas e transparências. O corte tende a ser mais simples e casual. Também pode se optar por usar um vestido mais curto e com salto mais baixo do que em casamentos tradicionais.

Casamento rústico roupas

Se a noiva chega mais leve e delicada, o mesmo deve acontecer com o noivo. A ideia é fugir do clássico terno preto e buscar algo mais descontraído, como ternos coloridos em tons pastéis, coletinhos e suspensórios.

O pajem pode ir vestido como o noivo, ou ainda mais descontraído, com uma camisa, suspensórios, boina e tênis, por exemplo. As daminhas podem usar tecidos mais delicados e até com floridos miúdos. Dica: deixe que as daminhas entrem descalças, pois dá um charme incrível e elas ficam parecendo fadinhas!

Madrinhas devem usar vestidos com cores combinadas previamente, para harmonizar com o ambiente e com a noiva. Vale usar vestidos mais curtos e cores vivas, já que toda a decoração rústica tem como base cores neutras e escuras.

O mesmo vale para os padrinhos, que devem combinar com o noivo. Permita que eles sejam descontraídos, com suspensórios e gravatas coloridas, por exemplo.

5. Bolo, comidinhas e lembrancinhas

Em matéria de bolo de casamento e docinhos, aposte na irregularidade e esqueça aquelas coberturas impecáveis dos casamentos tradicionais.

Dê preferência a docinhos com cara de caseiros, com um clima bem rústico. Para o bolo, um naked cake é sempre uma ótima opção.

Casamento rústico comidas

Para as comidinhas servidas durante o casório, aposte em opções que deixem seus convidados bem à vontade, como se estivessem em uma reunião de amigos na sua casa. Aperitivos, finger foods, caldos e massas são ótimas escolhas.

Para casamentos rústicos uma boa opção de lembrancinhas são as comestíveis, como mel, azeite, doces e geleias em delicados potinhos que lembram aquela atmosfera gostosa de casa do interior. Outras opções são vasinhos com suculentas, caixinhas de madeira e outros mimos rústicos.

O casamento rústico é ideal para casais mais intimistas que querem comemorar a união, mas sem a imponência das grandes cerimônias de casamento. É uma forma simples de casar, mas que mantém a elegância que esse dia especial deve ter. E o melhor, o casamento rústico tem a vantagem de ter a cara do casal, já que a decoração acaba sendo super pessoal!

O que você acha do casamento rústico? Esse tipo de cerimônia combina com você? Conta pra gente nos comentários!

/* ]]> */