Beleza

Caspa na sobrancelha: saiba como tratar e evitar este problema

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A dermatite seborreica – mais conhecida como caspa – é uma doença inflamatória que atinge principalmente o couro cabeludo, mas pode se manifestar em outras áreas do corpo, como é o caso de quem tem caspa na sobrancelha.

A caspa nessa região causa mais incômodo estético do que no couro cabeludo, por ter maior visibilidade e comprometer a aparência, diminuindo a autoestima de quem apresenta o problema.

Se você possui caspa na sobrancelha, descubra neste post os fatores causadores desse problema, os tratamentos possíveis e formas de prevenção.

Causas da caspa na sobrancelha

A caspa é derivada da descamação do couro cabeludo provocada pela produção excessiva de óleo das glândulas sebáceas.

Suas causas ainda não são conhecidas, no entanto, sabe-se que existe relação com fatores hereditários e que o quadro pode ser agravado por alguns hábitos do dia a dia.

Mudanças bruscas de temperatura, alterações hormonais, estresse e ansiedade são alguns aspectos que podem favorecer o aparecimento da caspa na sobrancelha.

O excesso de oleosidade na pele também é um fator desencadeante, portanto, banhos quentes e o uso de produtos que acentuem essa condição também estimulam o surgimento da caspa.

É importante salientar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a dermatite seborreica não tem nenhuma relação com a falta de higiene.

Sintomas da caspa na sobrancelha

O problema atinge principalmente pessoas que possuem pele oleosa e caracteriza-se pela descamação da pele da sobrancelha resultando em flocos secos e brancos que surgem entre os pelos da região.

É uma irritação que gera inflamação, vermelhidão, coceira e ressecamento. Acredita-se que essa irritação acelera as trocas celulares e faz com que células imaturas fiquem aglomeradas na superfície da pele, se transformando nos característicos flocos de caspa.

Em casos mais graves, a caspa na sobrancelha pode ocasionar a queda dos pelos da região.

Como tratar e prevenir a caspa na sobrancelha

lavar_rosto

Pessoas que sofrem de caspa na sobrancelha devem seguir a mesma linha de tratamento de quem possui dermatite seborreica no couro cabeludo, utilizando shampoo anticaspa na região para minimizar o problema.

Também é necessário tratar a oleosidade da pele, já que a maioria dos casos de caspa de sobrancelha se desenvolve em pessoas com esse tipo de pele. Lave o rosto pelo menos três vezes ao dia com um sabonete para pele oleosa e só utilize loções e outros produtos específicos para esse tipo de pele.

Algumas mudanças de hábito também contribuem para eliminar e prevenir a dermatite seborreica. Evite tomar banho com água muito quente e mantenha uma alimentação balanceada, evitando o consumo de alimentos gordurosos, doces e bebidas alcoólicas, já que estes contribuem para o aparecimento e agravamento do problema.

A caspa na sobrancelha é um problema dermatológico e a consulta a um profissional é sempre o melhor caminho. Um dermatologista poderá indicar o melhor tratamento e produtos de acordo com a gravidade de cada caso.

Gostou do nosso artigo sobre caspa na sobrancelha? Ou ficou com alguma dúvida? Poste suas questões nos comentários e teremos prazer em ajuda-la!

Veja também:

/* ]]> */