Beleza Cabelos

Cauterização capilar: saiba o que é e como funciona

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Atualmente, existem vários métodos para cuidar dos cabelos e deixá-los mais bonitos e sedosos. São procedimentos químicos ou produtos que auxiliam na reconstrução da fibra capilar e, portanto, melhoram a saúde dos fios, sendo uma “mão na roda” para quem gosta de cuidar bem das madeixas.

A maioria deles é feita à base de hidratações e nutrições que repõem os nutrientes que o nosso cabelo precisa, tornando-os mais fortes e resistentes à ação do tempo e outros fatores externos, como clima e poluição, ou ao uso de produtos agressivos à fibra e ao bulbo capilares, como alisamentos e colorações.

Dentre esses métodos para cuidar das madeixas está a famosa cauterização capilar – ou plástica dos fios, como também é conhecida. Nada mais é do que um processo de reestruturação dos fios que está fazendo o maior sucesso entre a mulherada nos salões de beleza. O procedimento é mais indicado para cabelos danificados, sejam por químicas ou por outros fatores.

Os resultados são de cabelos menos quebradiços e mais sedosos, uma vez que ficam profundamente hidratados e com mais vida. Mas, afinal, como funciona a cauterização capilar? É possível fazê-la em casa? Ela realmente faz bem para os fios?

Para saber a resposta para essas e outras perguntas, continue lendo o artigo de hoje e conheça tudo sobre a cauterização capilar.

O que é a cauterização capilar?

cauterizacao-capilar-como-fazer

A cauterização capilar é um tratamento que busca recuperar a estrutura dos fios a partir da reposição da queratina, proteína essencial aos cabelos que é perdida com a exposição à químicas, como alisamento, escova progressiva, coloração, etc., ou a fatores externos e naturais, como o sol, vento, poluição, entre outros.

Para quem não sabe, a queratina é responsável por cerca de 90% da estrutura dos fios, sendo composta por aminoácidos que recompõem a fibra capilar e, portanto, melhoram o aspecto ressecado e quebradiço dos cabelos.

Por este motivo, a cauterização capilar é mais indicada para cabelos bem danificados, com frizz, pontas duplas, quebradiços e sem vida. Ela age nos fios com uma “cicatrização” das cutículas, fazendo uma hidratação profunda com produtos específicos para recuperar a queratina e deixar as madeixas mais saudáveis. O resultado é de cabelos mais hidratados, macios e brilhosos em poucos minutos.

Como funciona?

O tratamento é feito a partir da aplicação de um produto específico para abrir as cutículas dos cabelos. Os profissionais apostam, geralmente, no shampoo anti-resíduos ou de limpeza profunda.

Depois, é aplicada uma queratina líquida, a qual eles deixam agir por alguns minutos nos cabelos, e, em seguida, é feita a secagem das mechas de cabelo com um secador, que terá o papel de selar (fechar) as cutículas dos fios.

Ainda, para garantir o efeito, os profissionais passam a chapinha nas mechas, sempre aquecida a 90 °C para que os nutrientes oferecidos pelos produtos aos cabelos não se percam durante a lavagem.

Após 48 horas, os cabelos podem ser lavados e, logo depois, hidratados com uma máscara capilar. Essa última etapa servirá para prevenir os fios de possíveis danos causados pelo secador e pela chapinha.

Como fazer – Passo a passo

secador-de-cabelo

Apesar de ser um procedimento facilmente encontrado nos salões de beleza pelo país, a cauterização capilar também pode ser feita em casa, com os mesmos resultados. Neste caso, você vai precisar de um shampoo anti-resíduos, uma queratina líquida ou em gel, máscara capilar hidratante (de sua preferência), touca, protetor térmico, secador e chapinha.

Veja como é fácil fazer:

Passo 1: Lave os cabelos com o shampoo anti-resíduos, aplicando o produto duas vezes para abrir as cutículas dos fios, enxágue bem e seque cuidadosamente com uma toalha, deixando os cabelos apenas úmidos.

Passo 2: Em seguida, aplique a máscara hidratante que escolheu, coloque a touca e deixe o produto agir por, pelo menos, 30 minutos. Enxágue bem até retirar todo o produto dos cabelos e seque-os com uma toalha.

Passo 3: O próximo passo é aplicar a queratina líquida ou em gel nos fios. Molhe bem os cabelos com o produto, da raiz até as pontas, evitando sempre o contato com o couro cabeludo. Massageie bem com os dedos. Não enxágüe.

Passo 4: Logo após, é hora de secar as mechas com um secador. Após aplicar o protetor térmico, escove os cabelos como de costume e depois passe a chapinha, que servirá para selar (fechar) as cutículas dos fios.

Passo 5: Só lave os cabelos após 48 horas depois da cauterização capilar e evite hidratar os cabelos antes desse tempo.

Dicas importantes:

Na hora de comprar a queratina, é preciso verificar na embalagem ou perguntar ao vendedor se ela é SEM ENXÁGUE. Isso porque existem alguns tipos de queratina que devem ser enxaguadas do cabelo logo após a aplicação. Fique atenta!

Também é preciso tomar cuidado com o excesso de queratina nos fios, pois o exagero pode ocasionar o ressecamento, rigidez e quebra. Além disso, cuide para que a chapinha esteja na temperatura recomendada por especialistas, que é de, no máximo, 200 °C.

Produtos

cauterizacao_capilar_escova_corte_o1_

Caso você não queira comprar a misturinha acima, saiba que também existem produtos prontos no mercado para fazer a cauterização capilar em casa. Neste caso, basta seguir as orientações da embalagem para evitar qualquer erro ou dano nos cabelos.

Veja alguns dos produtos mais recomendados para fazer a cauterização capilar em casa:

  • Kit Cauterização Absolut Repair (Loreal);
  • Keratina – Kit cauterização capilar (Vizcaya).
  • Kit Cauterização – Carga de Maxqueratina (Niely Gold).
  • Kit Queratinização com Cauterização (Vita A).
  • Sistema de Restauração Nanoesfera de Ativos Reparadores (Ecologie).

Cuidados

Apesar de a cauterização capilar ser um tratamento altamente nutritivo aos fios, ela não exclui os demais cuidados diários com os cabelos, como hidratação e nutrição. Isso porque o procedimento é feito com secador e chapinha, que podem causar algum dano ao cabelo, mesmo que você não perceba.

Por isso, faça a hidratação dos fios semanalmente e a nutrição a cada 15 dias. Elas ajudarão a potencializar os efeitos da cauterização e deixar os cabelos mais fortes, macios, brilhosos e saudáveis por mais tempo.

Quanto tempo dura?

O procedimento dura em torno de 30 a 45 dias nos cabelos, dependendo do estado de cada um. Se o seu cabelo estiver muito danificado, a dica é fazer o tratamento a cada 15 dias ou até que os fios fiquem menos opacos e quebradiços.

Cauterização capilar alisa os cabelos?

chapinha-cauterizacao-capilar

Esse é um mito em torno do tratamento e que confunde muitas mulheres acerca dos resultados. A cauterização capilar não alisa os cabelos. Ela é um procedimento que visa apenas repor a queratina perdida dos fios, mas não possui efeito alisante.

O que acontece é o fato de os fios ficarem mais calmos, sem frizz, macios e sedosos, o que causa a impressão de que eles estão mais lisos. Portanto, se o seu objetivo é alisar os cabelos, a dica é recorrer a outros métodos, como a escova progressiva ou alisamento natural com maisena, por exemplo.

Leia também: Saiba tudo sobre a escova progressiva sem formol

Contraindicações e efeitos colaterais

A cauterização capilar não é deve ser feita em cabelos que passaram por algum procedimento químico, como coloração ou alisamento, no mesmo dia. Isso porque, junto a estes, ela pode causar a quebra e queda dos fios.

Além disso, pessoas com feridas ou alguma outra doença no couro cabeludo também devem evitar o tratamento, pelo menos até que o problema seja melhorado ou curado.

Mulheres grávidas ou lactantes devem consultar um médico antes de realizar o tratamento nos cabelos.

Preço

Se você não tem a menor habilidade para fazer o procedimento em casa e prefere a ajuda de um profissional de um salão de beleza, a cauterização capilar pode ser feita por um valor médio de R$ 80. O preço vai depender de quanto o profissional cobra pela mão de obra e, ainda, pelos produtos do estabelecimento que serão utilizados no tratamento.

2 comentários

Comentar

/* ]]> */