Chás Emagrecimento Nutrição Plantas Medicinais Saúde

Chá de aroeira: conheça os benefícios para a saúde e como fazer

As plantas medicinais são utilizadas desde os tempos mais remotos para tratar e curar diversos males que atingem a nossa saúde. A maioria delas, após anos de estudos, tiveram os seus benefícios comprovados pela ciência, o que levou o uso das ervas ao gosto popular.

Por isso, hoje elas já são amplamente usadas na fabricação de sabonetes, perfumes e bebidas, enquanto outras podem até mesmo ser consumidas em sua forma in natura para melhorar o funcionamento do organismo de uma forma geral, sendo recomendadas por médicos para ajudar no tratamento de várias doenças.

A aroeira é uma planta medicinal bastante conhecida neste sentido. Com certeza, você já deve ter ouvido falar dela, por estar presente em boa parte dos lares brasileiros, mas não saiba que existem vários tipos dela na natureza. Pertencente à família Anacardiaceae, que é bem abrangente, a aroeira possui entre 60 e 80 gêneros, com mais de 600 espécies conhecidas.

Veja também: Sabonete de aroeira: conheça os seus benefícios para a pele

A mais indicada para o consumo é a aroeira mansa, uma vez que as outras (como as brancas ou bravas) causam efeitos colaterais desagradáveis, tais como urticária, edemas e eritemas. Além disso, dentre os tipos de aroeira mansa, as recomendadas para uso medicinal são: aroeira-do-campo, almecegueira, lentisco, rasteira, mole e outras.

E quando o assunto é planta medicinal, é natural que a aroeira seja bastante consumida em forma de chás. Por isso, no nosso artigo de hoje, você vai conhecer melhor os benefícios desta erva a partir do consumo desta bebida. Afinal, para que serve o chá de aroeira? Nunca ouviu falar?

Então, acompanhe nos próximos parágrafos os principais benefícios do chá de aroeira para a saúde. Vem comigo…

Para que serve o chá de aroeira?

O chá de aroeira já é uma bebida bastante comum nos lares brasileiros. Muitas pessoas consomem a bebida há muito tempo para aproveitar as mil e uma utilidades que ela pode oferecer à saúde.

A aroeira, a espécie utilizada no preparo do chá, trata-se de uma árvore de pequeno porte que possui diversas propriedades em suas folhas e casca, o que explica o seu uso na medicina popular.

Dentre as propriedades do chá de aroeira nós podemos citar a sua ação adstringente, balsâmico, cicatrizante, diurético, laxante, depurativo, afrodisíaco, tônico, antiespasmódico, emenagogo, antileucorreico, anti-inflamatório e bactericida, que são indicadas para tratar vários tipos de doenças, dentre elas feridas ou infecções na pele causadas por bactérias, reumatismo, problemas urinários, sífilis, entre outras.

Além disso, existem três maneiras mais comuns de se utilizar o chá de aroeira. A primeira é por infusão ou decocção, ideal para os casos de doenças internas (como problemas urinários, diarreia, etc.) e a segunda é por compressas, que ajuda em casos de doenças externas (como feridas, infecções cutâneas, entre outras) e a terceira e última é em forma de banhos.

Independente da forma que você escolher para utilizá-la, o mais importante é que a bebida feita a partir da aroeira mansa pode trazer inúmeros benefícios ao corpo, como você vai ver a seguir…

Benefícios

  • Ajuda a tratar o reumatismo;
  • Auxilia no tratamento da gota;
  • Faz a febre baixar;
  • Ajuda a tratar a gota;
  • Combate casos de ínguas, leucorreia, gonorreias e sífilis;
  • Alivia dores ciáticas;
  • Trata problemas urinários;
  • Combate inflamações diversas e feridas na pele;
  • Alivia corrimentos vaginais;
  • Contribui para o aumento do fluxo menstrual;
  • Melhora azias, cistite, gastrites e uretrite;
  • Combate a tosse e bronquite;
  • Limpa o útero;
  • Combate a retenção líquida;
  • Ajuda a emagrecer.

Chá de aroeira emagrece?

Você sabia que, além de trazer todos esses benefícios que nós falamos anteriormente, o chá de aroeira também pode dar aquela forcinha para quem está querendo perder peso? É isso mesmo!

Devido às suas propriedades diuréticas, a bebida pode ser uma grande aliada do emagrecimento, já que, ao ingeri-la diariamente na sua rotina alimentar, você pode eliminar a retenção líquida, que causa o terrível inchaço na barriga e aumento dos números na balança.

É claro que, para melhores resultados, o ideal é aliar o consumo do chá de aroeira a uma dieta saudável e equilibrada, além da prática regular de atividades físicas. Evite também a ingestão excessiva de doces e alimentos industrializados. Seguindo essas dicas, dentro de alguns dias você perceberá as medidas mudando na sua silhueta! Fica a dica…

Como fazer o chá de aroeira?

O preparo do chá de aroeira vai variar conforme o tipo de uso que você pretende fazer da bebida. Existem três maneiras mais comuns de se utilizar o chá de aroeira… A primeira é por infusão ou decocção, ideal para os casos de doenças internas (como problemas urinários, diarreia, etc.) e a segunda é por compressas, que ajuda em casos de doenças externas (como feridas, infecções cutâneas, entre outras) e a terceira e última é em forma de banhos.

Veja, a seguir, como preparar cada uma das versões:

Infusão

Para preparar a infusão , basta ferver um litro de água mineral e depois adicionar 100 gramas das folhas da planta. Deixe descansar por até 5 minutos. Passado esse tempo, tome de 3 a 4 colheres (sopa) da bebida por dia.

Ele pode ser consumido gelado ou natural, o que vai depender exclusivamente do seu gosto. Se quiser adoçá-lo também não há problema, contanto que o açúcar não se sobressaia sobre as propriedades curativas da planta.

Decocção

Para preparar a decocção, ferva um litro de água e adicione 3 ou 4 pedaços da casca da aroeira mansa. Guarde a bebida na geladeira e, após esfriar, consuma ao longo do dia.

Banhos

Prepare o seu banho de aroeira cozinhando um litro de água e acrescentando 25 gramas de cascas de planta. Com essa mistura, basta tomar o banho mais quente que possa suportar, por 15 minutos.

Efeitos colaterais e contraindicações

Como com todas as plantas medicinais, os benefícios do chá de aroeira somente poderão ser aproveitados se o consumo da bebida for feito da maneira correta e, é claro, com o devido acompanhamento de um especialista. Portanto, nada de começar qualquer tratamento por conta própria, ok? Mesmo que seja um tratamento à base de produtos naturais, o uso indevido do chá de aroeira pode trazer incômodos efeitos colaterais.

Por isso, ele possui algumas contraindicações. Se você tem a pele sensível, não deve tomar o chá de aroeira ou tomar banho com a bebida, já que a planta medicinal pode causar reações alérgicas na pele e mucosas.

Quem tem diarreia também não deve fazer uso da aroeira, uma vez que a planta provoca um efeito laxante que pode agravar o problema. Além disso, mulheres grávidas devem consultar um especialista antes de consumir a bebida. O chá de aroeira pode trazer efeitos colaterais para a gravidez, podendo levar até mesmo ao aborto.

Onde comprar?

É possível encontrar a aroeira em forma de casca, folhas e até mesmo como uma cápsula. A planta medicinal pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais, inclusive pela internet.

Gostou do artigo? Você já usou o chá de aroeira? Então, conta pra gente deixando um comentário aqui embaixo!

Até a próxima!

/* ]]> */