Chás Emagrecimento Nutrição

Chá de banana: conheça aqui os benefícios e receitas

Como você já leu aqui no blog, no post “Confira aqui 15 benefícios da banana para a saúde”, a banana é mesmo uma fruta excelente para ser usada nos cuidados com o corpo e a mente. Devido às suas propriedades nutricionais, rica em fibras, potássio, vitaminas A, C, B1, B2, B6 e B12, além de cálcio, magnésio, ácido fólico e ferro, a amarelinha tão amada pelos brasileiros pode fornecer mais energia ao nosso organismo e, ainda, tratar e prevenir diversos tipos de doenças.

Por este motivo, o chá de banana, que é o assunto do nosso artigo de hoje, tem sido amplamente adotado por várias pessoas como uma bebida essencial na rotina alimentar. Do mesmo modo que a fruta, o chá pode ser uma alternativa para quem está em busca de melhorar o funcionamento do corpo e, de quebra, emagrecer alguns quilinhos.

Além disso, o chá de banana pode aumentar o rendimento em atividades físicas, já que ajuda na recuperação dos músculos e resistência contra as doloridas câimbras, e também a melhorar o sono. Não é à toa que a fruta é conhecida mundialmente como o “alimento dos atletas”.

Seja ele feito com banana da terra, banana nanica, banana prata, banana maçã… Independente do tipo que você comprar para fazer a infusão, os benefícios serão os mesmos. Confira a seguir os principais deles:

Benefícios

Mulher-bebendo-chá

Reduz a pressão arterial

Rico em potássio, o chá de banana pode ser um grande aliado para controlar a pressão arterial.

Melhora a digestão

Devido à presença de fibras dietéticas em sua composição, o chá de banana ajuda a melhorar a digestão, aliviando diarreias e constipações.

Fortalece os ossos

Graças aos frutooligossacarídeos, o chá de banana também pode fortalecer os ossos e melhorar a nossa densidade óssea, prevenindo doenças e fraturas.

Melhora o sono

Tomar o chá de banana ajuda a melhorar o sono, uma vez que possui triptofanos que se convertem em serotonina, uma substância extremamente importante para o relaxamento da mente.

Melhora a saúde dos olhos

Por conter betacaroteno, alfa, luteína e vitamina A em sua composição, a bebida ajuda a melhorar visão e prevenir doenças oculares, principalmente aquelas causadas pelo avanço da idade.

Ajuda a emagrecer

Se você quer emagrecer, essa também é mais uma função do chá de banana. A bebida ajuda a melhorar a digestão, o trânsito intestinal e, também, a prolongar a sensação de saciedade no estômago, o que evita a fome descontrolada e fora de hora.

Melhora a saúde sexual

O chá de banana também ajuda a melhorar a saúde sexual, uma vez que possui propriedades afrodisíacas que promovem a liberação de serotonina no organismo, uma substância responsável também pela sensação de prazer.

Previne e trata a anemia

A bebida possui um alto teor de ferro em sua composição e, sendo assim, ajuda a aumentar a produção de hemoglobina no sangue, essencial para prevenir e tratar a doença.

Melhora o humor

Devido à presença de potássio e triptofano (que se convertem em serotonina) em sua fórmula, o chá de banana pode ajudar no combate ao estresse e depressão, trazendo a sensação de bem-estar e relaxamento à mente.

Combate o câncer

Rico em antioxidantes, o chá de banana também é um grande aliado na prevenção e combate ao câncer. Eles são responsáveis por proteger as células de mutações que possam levar ao desenvolvimento de tumores cancerosos.

Fornece energia ao corpo

A bebida é um agente eficaz no fornecimento de energia ao nosso organismo, graças à presença dos carboidratos em sua composição.

Alivia câimbras e dores musculares

Rico em vitaminas B6 e B12, o chá de banana pode auxiliar no alívio de dores musculares e câimbras, que tanto acometem atletas e pessoas que praticam atividades físicas.

Ajuda a parar de fumar

Graças à presença de vitaminas do complexo B, potássio e magnésio em sua composição, o chá de banana também pode ser de grande para quem está tentando parar de fumar. A bebida atua na recuperação de crises de abstinência de forma rápida.

Receitas do chá de banana

Existem várias formas de fazer o chá de banana, uma vez que todas as partes da fruta podem ser reaproveitadas. Faça a bebida utilizando apenas a polpa da banana, com a banana e a casca ou somente a casca.

Independente do modo que você escolher para preparar, misturando também a fruta a outros ingredientes, os benefícios serão os mesmos, inclusive todos estes que listamos nos parágrafos anteriores.

Para te ajudar, nós separamos três receitas deliciosas e fáceis de fazer do chá de banana. Veja a seguir:

1 – Chá de banana com cravo e canela

Ingredientes:

  • Cravo;
  • 2 bananas picadas;
  • 1 litro de água;
  • Canela em pau.

Como fazer:

Leve ao fogo uma panela com a água, o cravo e canela e aguarde levantar fervura. Em seguida, acrescente a banana (com ou sem a casca, como preferir) e tampe a panela.

Espere ferver por mais um tempo e desligue o fogo. Deixe a bebida em infusão (abafada) e aguarde até amornar. Feito isso, disponha a mistura no liquidificador e deixe bater até virar uma bebida homogênea.

Em seguida, coe e coloque na geladeira para resfriar. Está pronto! Pode servir à vontade.

2 – Chá com cascas de banana

Ingredientes:

  • Cascas de banana (na quantidade que preferir).

Como fazer:

O primeiro passo é lavar bem as cascas de banana para remover todas as impurezas que possam estar presentes nelas. Em uma fôrma ou recipiente que possa ir ao forno, coloque as cascas e deixe assar por, pelo menos, uma hora ou até que fiquem bem sequinhas.

Em seguida, em uma panela com água quente, mergulhe as cascas desidratadas e deixe em infusão por alguns minutos. Está pronto! Pode servir à vontade.

3 – Chá de cascas de banana em pó

Ingredientes:

  • Cascas de banana (na quantidade que preferir).

Como fazer:

Lave bem as cascas de banana para retirar as impurezas. Em seguida, leve-as até o freezer para congelar. Depois de congeladas, as cascas estarão pretas. Então, você deverá levá-las ao forno, em temperatura baixa, por cerca de uma hora.

Ao verificar que as cascas estão frias e desidratadas, quebre-as com as mãos e leve-as ao liquidificador. Bata até que elas virem um pó. Logo após, coloque uma colher do pó em um recipiente com água fervente e deixe em infusão por alguns minutos.

Está pronto! Se preferir, beba antes de dormir para ajudar a melhorar o sono.

Como tomar?

Especialistas indicam que o excesso de banana pode trazer malefícios à saúde. No caso de quem come a fruta, eles indicam uma quantidade de duas unidades. Já para quem toma o chá, a dosagem diária recomendada é de duas xícaras por dia.

Comentar

/* ]]> */