Chás Emagrecimento Nutrição

Conheça os benefícios do chá de cabelo de milho

O milho é um dos mais importantes alimentos para a humanidade, podendo ser utilizado desde sua forma in natura, com o milho verde fresco, enlatado ou em forma de farinha para a fabricação de biscoitos, ou de fubá, para confecção de diversos pratos.

Não é, contudo, apenas na culinária que o milho apresenta destaque. Uma de suas partes, o cabelo de milho, também chamado de barba de milho ou de estigma de milho, que, na maior parte das vezes é descartada, pode ser de grande utilidade para uso humano, servindo como diurético, para o tratamento de infecções urinárias e para controle de pressão alta, entre outras aplicações.

Os benefícios do chá de cabelo de milho

Uma das indicações para o chá de cabelo de milho é para o tratamento de retenção de líquidos, uma complicação bastante comum para inúmeras pessoas, principalmente para mulheres em fase de TPM, a tensão pré-menstrual.

Mulheres nessa situação, em grande parte das vezes, aumentam de peso em razão da retenção de líquidos por períodos da menstruação. Essa condição é sempre acompanhada da sensação de corpo inchaço, de sobrepeso, de irritação e nervosismo, o que deixa as mulheres menos eficientes em suas atividades profissionais e pessoais, com baixa autoestima e depressão.

O cabelo de milho, entre outras coisas, apresenta-se como rica fonte de nutrientes, possuindo em sua composição o potássio, o betacaroteno, o cálcio, o ferro, o magnésio, o manganês, o acido glicólico, o gerânio, a betaína e as vitaminas B e C.

Também é um elemento comprovadamente antioxidante, ajudando a combater os radicais livres do organismo e servindo para combater a aterosclerose, diversos tipos de inflamações, envelhecimento precoce e até mesmo alguns determinados tipos de câncer, quando a condição da doença foi desencadeada por estresse oxidativo.

Entre outras aplicações, o chá de cabelo de milho apresenta-se eficiente para o combate de vesículas renais, de cistite, alívio da cólica renal, tratamento de vesícula biliar, dissolução de pedras na vesícula, cura de artrite e gota, contra infecções urinárias, problemas na próstata, combate de colesterol alto, edemas, controle de diabetes e outras inflamações.

A bebida, feita em forma de infusão, também não apresenta qualquer efeito colateral, podendo ser usado sem qualquer receio, já que se trata, antes de tudo, de um alimento que possui poderes curativos.

O uso do chá de cabelo de milho, entre os usos comprovados, também se mostra eficaz para auxílio em processos de emagrecimento, servindo como complemento de dietas, desde que não restritivas.

O chá, no entanto, deve ser feito quando o cabelo de milho ainda estiver fresco, já que, se for guardado durante certo tempo e se apresentar seco, apenas servirá como laxante, perdendo suas propriedades diuréticas e medicinais.

A infusão do cabelo de milho também se mostra eficazmente indicada para a hidropisia cardíaca e edemas, servindo ainda para combater problemas de nefrite, gota e reumatismo. A bebida é bastante usada contra incontinência urinária em crianças e idosos, auxiliando ainda no combate às cólicas renais.

O seu uso deve ser feito, segundo recomendações de estudiosos da medicina natural, com apenas uma colher de sopa a cada duas ou três horas do dia, podendo, dessa maneira, criar a reação antioxidante que, somada às propriedades diuréticas, irá aplacar os problemas orgânicos apresentados.

No auxílio ao processo de emagrecimento, o chá de cabelo de milho age eliminando as toxinas presente no organismo e eliminando o líquido em excesso, combatendo o inchaço apresentado e livrado o organismo dos radicais livres.

cha-de-cabelo-de-milho-beneficios

O chá de cabelo de milho para emagrecimento

Antes de falar sobre o chá de cabelo de milho para emagrecimento, é importante destacar a diferença entre inchaço e excesso de peso. Embora os conceitos possam se complementar, já que, quando se elimina o inchaço a pessoa está também eliminando toxinas, fazendo com que o organismo funcione de melhor maneira, o excesso de peso não é influenciado pelo chá de cabelo de milho.

O chá de cabelo de milho ajuda no processo de emagrecimento em consequência apenas de seu efeito diurético, aliviando a retenção de líquidos, e não queimando gorduras. A pessoa que usar a bebida para emagrecer deve cuidar do processo de queima de gordura com dieta balanceada e prática de exercícios.

Caso você não encontre uma fórmula de chá de cabelo de milho já pronta, o ideal é usar uma porção de uma colher de sopa de cabelo de milho para meio litro de água, acrescentando-se o cabelo de milho quando a água iniciar o processo de fervura.

Depois da fervura, deve-se desligar o fogo e aguardar que a infusão esfrie por pelo menos 10 minutos. A partir daí, basta retirar e coar, sendo melhor fazer uso do chá ainda morno. Com o esfriamento, o chá de cabelo de milho perde as propriedades mais benéficas para a saúde.

As propriedades do chá de cabelo de milho

Veja, a seguir, todas as propriedades do chá de cabelo de milho:

  • Auxílio no tratamento de cálculos renais;
  • Combate à inflamação de bexiga;
  • Atuação como anti-inflamatório;
  • Tratamento de pressão alta;
  • Auxílio na regulação de problemas cardiovasculares;
  • Desintoxica o sangue, combatendo o ácido úrico;
  • É diurético;
  • Ajuda a controlar o diabetes;
  • É um medicamento antidepressivo e revitalizante;
  • Auxilia na redução de triglicerídeos e colesterol;
  • É neuroprotetor.

Como fazer o chá de cabelo de milho

Retire os cabelos do milho verde, lave bem com água corrente e deixe secar ao sol. Quando estiver razoavelmente seco, leve ao fogo uma colher e meia de sopa juntamente com 200 mil de água filtrada. Tampe e deixe ferver por 10 minutos.

Desligue o fogo e deixe a bebida descansar por pelo menos mais 10 minutos, antes de coar e beber normalmente. Para uso comum, deve-se tomar uma xícara entre uma e duas vezes ao dia.

No uso para processo de emagrecimento é conveniente tomar uma colher de sopa a cada uma ou duas horas, durante o dia todo.

/* ]]> */