Decoração Maternidade

Chá de fraldas: passo a passo para uma festa simples e barata

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Um dos momentos mais marcantes da gravidez é o chá de fraldas. Neste dia, a reunião de familiares e amigos é muito mais para celebrar a chegada do bebê, mas, de quebra, os pais abastecem o estoque de fraldas.

Antigamente, o chá de fraldas era mais um evento para as amigas da mãe. No entanto, hoje em dia, com o aumento da participação dos papais, e evento acaba se ampliando e passa a ser uma reunião de familiares e amigos do casal que comemoram a vinda do bebê.

Existem várias maneiras de organizar um chá de fraldas simples e barato. Desde escolher o tema, decidir o que servir e montar a decoração, são tantos processos, que é preciso uma ajudinha para decidir por onde começar.

Neste post vou compartilhar com você passo a passo como fiz o chá de fraldas do meu filho, o Marcos. Veja aqui como organizar um chá de fraldas de maneira simples e barata!

1. Escolha a data, horário e local:

A primeira coisa a se fazer antes de começar os preparativos para a festa é escolher uma boa data. Deve ser um dia em que as pessoas tenham maior disponibilidade, então dê preferência para os domingos.

Também preste atenção aos feriados, pois um chá de fralda no meio de um feriado prolongado tem grandes chances de ficar mais vazio.

Uma boa dica também é fazer a festa entre o final do segundo trimestre de gestação e o início do terceiro, pois você ainda terá pique de fazer tudo que precisa ser feito.

O horário mais comum para este tipo de festa é no período da tarde. Mas nada impede o casal de fazer algo à noite também. Só tome cuidado para escolher um horário que seja viável para você, que já vai estar com uma barriga considerável e deve descansar.

O local não tem muito mistério: pode ser na sua casa, na casa de algum parente, que seja maior. Eu, por exemplo, fiz a minha festa no salão do condomínio da minha irmã, porque a data estava livre e ela me ajudou a organizar a festa.

2. Escolha o tema:

O tema pode ser algo bem diferente, como astronautas ou dinossauros. Flores e patch-work também são uma boa.

Caso você queira algo mais neutro, opte por temas que podem ser usados com qualquer cor, como ursinhos, zoológico ou até fazenda.

O tema da festa também pode ser algo que tenha a ver com o que o casal mais gosta. Se vocês amam ir para a praia e a festa será no verão, que tal fazer uma festa com tema tropical?

Se a festa vai ficar próxima de alguma data comemorativa, por que não aproveitar e mergulhar nesse universo? Pode ser festa junina, dia das bruxas, páscoa…

O tema do chá de fraldas do meu filho foi dinossauros. Nós fizemos os enfeites com o nome dele e desenhamos vários dinossauros pequenos. Ficou um charme!

3. Monte o cardápio:

O cardápio vai depender um pouco do clima e do tema da festa. Festas que são no calor podem ter muitas frutas, bebidas geladas e lanches leves.

Festas no frio podem ter comidinhas mais pesadas e não precisam de tanta bebida quanto no calor.

Algumas opções que são coringa e cabem bem para qualquer tema: tortas salgadas (de frango ou de legumes), brigadeiros e outros doces de festa, lanches com pão de fôrma e patê, bolo com cobertura e recheio.

Você também pode pedir ajudar dos familiares e amigos, pedindo no convite que cada um leve algo para comer ou beber.

4. Faça a lista de convidados:

Essa parte é a mais difícil! Primeiro porque temos sempre medo de esquecer alguém. Uma dica: corre no Facebook e veja sua lista de amigos lá, assim fica mais difícil esquecer alguém. Também peça para algum familiar próximo conferir a lista com você.

A quantidade de pessoas que você vai convidar depende muito da estrutura do local: quantas pessoas cabem no lugar onde será a festa? Pense nisso.

Também sempre surgem dúvidas sobre quem convidar no trabalho ou na lista de amigos que você não vê faz muito tempo. Procure pensar assim: essa pessoa ficaria feliz em ser chamada? Se sim, é porque provavelmente ela vai participar.

Uma coisa que fiz foi publicar no Facebook uma foto do convite, falando que estávamos preparando a festa. Várias pessoas que eu não tinha pensado em convidar comentaram na minha foto que gostariam de participar.

5. Escolha os convites:

A partir da escolha do tema, você pode escolher os convites. Se você for entregá-los pessoalmente a cada convidado, você pode comprar modelos prontos em lojas de festas ou de embalagens. Também é possível fazer download e imprimir modelos prontos na internet.

Neste blog, você encontra algumas opções muito fofas!

Se você quer fazer algo mais moderno, pode fazer um evento no Facebook e convidar os amigos. Para que cada um saiba o que vai levar, você pode montar uma lista e publicar no evento. Eu fiz isso e economizei bastante tempo!

Veja como ficou:

6. Faça a decoração:

A decoração pode ser montada por você, usando todo o seu talento e criatividade. Caso você não fique muito à vontade para criar, existem blogs que disponibilizam kits digitais para festas prontos para imprimir.

Você também pode pesquisar desenhos relacionados à decoração que você quer fazer em imprimir alguns para montar a decoração.

Pense bem em qual mesa você usará para montar as comidinhas da festa e planeje onde colocar cada enfeite. Se precisar, faça um esboço com papel e caneta para seguir no dia da montagem.

7. Monte a lista de presentes:

Se você vai pedir apenas fraldas, o ideal é pedir 70% de fraldas de tamanho G, porque é o tamanho que seu bebê mais vai usar, provavelmente. Para saber quanto é 70% dos convidados, basta multiplicar o número de convidados por 0,7.

Por exemplo, se sua festa possui 50 convidados, faça 50 x 0,7 e você terá 35. Para os outros convidados, peça mais P e M. Se seu bebê for pequeno, peça dois pacotes de RN. Se ele for grande, como meu filho, que nasceu com 4 kg, um pacote basta.

Uma dica interessante é pedir itens de higiene que são mais baratos junto com o pacote de fraldas. Você pode fazer isso com algodão, cotonetes, etc.

Ainda não montou sua lista de enxoval? Veja aqui uma lista completa de itens essenciais e opcionais.

E aqui você também vê a lista de coisas para levar na mala da maternidade!

 

No dia anterior ao da festa, procure adiantar os pratos que puder e deixe a decoração no esquema, pronta para fixar na parede.

Para fazer uma bela festa, não é necessário gastar muito. É muito mais válida uma festa simples e feita com todo o carinho do que comprar tudo pronto. Use esse momento para curtir a gravidez, aproveitar o tempo com o barrigão e confraternizar com as pessoas que você mais ama!

Acredite, passa rápido!

Espero que este post tenha sido útil para você. Se tiver alguma dúvida, escreva nos comentários, pois assim podemos compartilhar nossas experiências.

Se puder, também curta nossa página no Facebook e acompanhe as próximas postagens!

/* ]]> */