Chás Nutrição

Chá de Sene: veja como fazer e os seus benefícios

O sene, cujo nome científico é Cassia angustifólia, é uma planta da família das Fabaceae, originária da Ásia Tropical, podendo ser encontrada no Oriente Médio, no norte da África e até no subcontinente indiano.

Desde os tempos primitivos, o sene é um medicamento conhecido, tendo sido usado pelos egípcios, árabes, gregos, romanos e indianos. Hoje, a planta está sendo cultivada em praticamente todas as regiões semiáridas do mundo.

O chá de sene é utilizado em razão de suas propriedades fitoterápicas desde o século IX, pelo que se tem conhecimento, e seu uso como laxante começou na época do Renascimento, na Europa.

O nome científico do sene, Senna alexandrina Miller, foi dado pelos taxonomistas modernos, que reuniram duas espécies do sene em um só título. No entanto, na farmacopeia, o sene pode ser encontrado com dois nomes, o Cassia Senna L., ou sene de Alexandria, e o Cassia angustifoli Vahl, o sene de Tinnevelly ou sene indiano.

A planta pode ser considerada um medicamento, já que possui derivados antraquinônicos, servindo como laxante, podendo se empregar tanto as folhas como os frutos. O uso deve ser feito com folhas verdes que apresentam efeito laxante mais intenso do que folhas secas ou frutos.

O sene possui como componentes ativos os glicosídeos diméricos e monoméricos, substâncias que se transformam em agliconas ativos no organismo humano, estimulando a função intestinal, principalmente no intestino grosso, e favorecendo o trato digestivo, acelerando e reduzindo a absorção de fluidos e deixando as fezes mais líquidas, sendo recomendado o chá de sene para casos de constipação ocasional, ou seja, intestino preso.

Em forma de chá de sene, a planta também pode ser usada para lavagem de intestino, oferecendo excelentes resultados para a limpeza de resíduos fecais em alguns estados de doença, já que esses resíduos podem se acumular por muito tempo.

O chá de sene, no entanto, não pode ser utilizado em casos de obstrução e estenose intestinal, em doenças inflamatórias do intestino, na colite ulcerativa e colopatias inflamatórias, além de pessoas que tenham problemas de apendicite ou estados de inflamação no útero. Também deve ser evitado por mulheres em períodos de menstruação, pacientes com insuficiência hepática, renal ou cardíaca ou outros estados de causas desconhecidas que provoquem problemas intestinais.

Chá de sene para emagrecer

cha-de-sene-para-emagrecer

O chá de sene, como você pôde ver, sempre foi usado para problemas de constipação e para facilitar o trato digestivo, eliminando melhor as fezes e trazendo alívio para pessoas com intestino preso.

No entanto, atualmente a bebida também entrou para a lista de medicamentos naturais que ajudam a emagrecer, em consequência da facilidade de evacuação, ou seja, não permite que os alimentos sejam completamente digeridos, reduzindo a absorção de gordura pelo organismo.

Os princípios ativos do chá de sene possibilitam acabar com os gases, eliminando a flatulência, e curar a prisão de ventre, reduzindo o peso corporal provocado por problemas de constipação intestinal. É, portanto, considerado um laxante e purgativo natural, o que exige que seja ministrado com cuidado, uma vez que o seu uso em excesso ou de forma contínua pode causar sérios problemas no intestino.

Leia também:

Como funciona o chá de sene

Woman lying on the sofa in the living room with upset stomach

O chá de sene age de duas formas dentro de nosso organismo: em primeiro lugar, seus princípios ativos provocam irritação na mucosa intestinal, fazendo com que o intestino aumente sua frequência, ou seja, que tenha maior número de movimentos peristálticos.

Ao mesmo tempo, algumas propriedades da bebida causam a inibição de absorção de água pelas mucosas intestinais, fazendo com que o bolo fecal se torne mais úmido.

As duas formas de ação do chá de sene, com a aceleração dos movimentos intestinais e a umidificação do bolo fecal, provocam evacuações mais frequentes, com fezes inconsistentes.

Assim, é preciso saber que o chá não é um remédio para emagrecer, mas pode contribuir para a perda de peso, ajudando a tratar problemas intestinais que possam prejudicar o processo de emagrecimento.

Como você pode ver, o chá de sene apenas funciona como laxante natural, sendo bastante poderoso e capaz de estimular as contrações do intestino grosso, mas não provoca queima de gordura, não acelera seu metabolismo e não serve para reduzir o apetite.

Efeitos colaterais

É necessário prestar atenção ao uso do chá de sene, já que ele tem atuação a partir do processo de irritação da mucosa intestinal, não servindo para um tratamento de forma contínua. O uso da bebida deve ser orientado por um especialista, principalmente se você for usar as cápsulas de sene.

Em excesso, o chá de sene pode provocar efeitos colaterais dolorosos, como fortes cólicas provocadas pela aceleração do movimento peristáltico, e, se tomar por muito tempo, você terá o intestino totalmente desregulado, exigindo que o chá de sene seja tomado, ou seja, seu intestino só vai funcionar quando estimulado.

O uso excessivo do chá também pode provocar outros problemas, como hipocalemia (baixos níveis de potássio no sangue), hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), diarreia, má absorção intestinal, fraqueza muscular, acidose metabólica, tetania, arritmias cardíacas e, entre eles, o mais sério e grave problema: o câncer de colo retal.

Lembre-se que o uso prolongado do chá de sene funciona como uma droga tóxica, gerando dependência orgânica, ou seja, você só terá o intestino funcionando se usar a bebida.

Como fazer o chá de sene

cha-de-sene-como-fazer

Tomando todos os cuidados necessários, em situação de necessidade de eliminação de fezes e tratamento intestinal, você pode fazer uso do chá de sene. Veja como preparar e como tomar a infusão:

  • Em 200 ml de água, coloque 1 colher de chá de folhas de sene secas;
  • Deixe a água ferver com as folhas secas de sene por 5 minutos e abafe a mistura, deixando descansar por 15 minutos;
  • Depois disso, coe a infusão, adoce e pode tomar. Os efeitos do chá de sene costumam aparecer 3 horas depois de consumido.

Para adquirir folhas de sene procure lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, observando bem se está comprando o sene de forma correta.

Além disso, tenha cuidado também com as contraindicações da bebida:

  • O chá de sene não deve ser ministrado a menores de 14 anos;
  • Idosos, pessoas com sensibilidade ou doenças intestinais também devem evitar o seu uso;
  • Mulheres gestantes, em período menstrual ou em fase de amamentação também são proibidas de fazer uso do chá de sene.
/* ]]> */