Chás Nutrição

Conheça os benefícios do chá de uxi amarelo para a saúde

O uxi amarelo é uma árvore nativa da Amazônia, podendo chegar a 30 metros de altura e até um metro de diâmetro, e considerada uma planta medicinal. Popularmente, a erva é conhecida também como axuá, pururu, uxi, uxi-liso e uxi-pucu e tem muita utilização no tratamento de inflamações no útero e artrite, além de servir como complemento alimentar.

O uxi amarelo, cujo nome científico é Endopleura uchi, pode ser encontrado em férias livres, mercados, lojas de produtos naturais e, ultimamente, também na forma de cápsulas.

Entre os indígenas e pessoas nativas dos Estados da Amazônia, ele é conhecido também como tratamento para curar a infertilidade feminina, eliminando problemas uterinos como cistos, endometrioses e curando ovários policísticos.

A região original do uxi amarelo, a Floresta Amazônica, tem suas áreas específicas, indo de parte do Estado do Pará e penetrando no Estado do Amazonas, crescendo sempre em solos de terra firme, argiloso ou arenoso, com boa drenagem. A árvore possui casca espessa e madeira vermelho-escuro, tendo frutos em formato de vagem.

No seio da floresta, o uxi amarelo sempre é encontrado com outras da mesma espécie, formando um uxizal.

Uxi amarelo para tratamento médico

cha-de-uxi-amarelo-beneficios

O uxi amarelo vem sendo estudado por pesquisadores da área farmacêutica, procurando comprovar seus efeitos benéficos para a saúde. No entanto, quem conhece a planta não espera definição médica. Desde muitos anos, antes da descoberta do Brasil, a árvore é conhecida pelos índios, sendo utilizada para o tratamento de diversos problemas de saúde.

O uxi amarelo é usado na forma de chá, feito da casca da árvore, devendo-se deixar ferver bastante e, no caso de tratamento de miomas e de cistos, é recomendado fazer o tratamento em conjunto com chá de erva-de-gato, tomando-se meio litro de uxi amarelo pela manhã e meio litro de chá de unha-de-gato pela tarde, conforme a tradição popular.

O tratamento em conjunto com o chá de unha-de-gato fortalece o sistema imunológico e ajuda no tratamento de tumores.

Os benefícios do chá de uxi amarelo

cha-de-uxi-amarelo-para-engravidar

A sabedoria popular não se engana e os médicos e pesquisadores estão indo em busca da verdade sobre os benefícios do uxi amarelo. A planta já faz parte da medicina popular, sendo indicada para distúrbios relacionados ao ciclo menstrual e para tratamento de inflamações uterinas, hemorragias, miomas e quistos, agindo também para aliviar infecções urinárias.

Segundo a tradição indígena, o uxi amarelo também pode resolver outros problemas de saúde, como artrite, bursite, reumatismo, asma, problemas cardíacos, diabetes, cirrose, febra, gastrite, herpes, pressão alta, infecções urinárias e úlceras gástricas.

É evidente que a erva tem suas propriedades medicinais, como inúmeras plantas que já foram pesquisadas e cuja eficácia em tratar problemas de saúde foi comprovada. O que se sabe, efetivamente, até o momento, é que o uxi amarelo possui substâncias anti-inflamatórias, antimutagênicas, antioxidantes, antiviral, servindo para beneficiar pessoas que tenham inflamações ou que sofram de problemas uterinos.

Veja ainda:

No entanto, usar a planta como panaceia para todas as doenças que você pode encontrar indicadas em inúmeros sites pela internet é algo que demanda cuidado e atenção. Afinal, para quem precisa curar um problema, o mais importante é ter a certeza de que o medicamento, mesmo natural, não irá trazer efeitos colaterais que possam prejudicar outros aspectos de sua saúde.

Como fazer o chá de uxi amarelo

cha-de-uxi-amarelo

Para fazer o chá de uxi amarelo você vai precisar de um litro de água e uma colher (sopa) de casca de uxi amarelo triturada.

Depois, basta ferver a casca triturada por 5 minutos, abafar por mais 10 minutos e coar. Depois de frio, adoce com mel e pode tomar. O ideal é tomar 250 ml de chá de uxi amarelo pela manhã e 250 ml pela tarde.

Se você fizer uso do chá de uxi amarelo com chá de unha-de-gato, tome o uxi amarelo pela manhã e o unha-de-gato pela tarde. Mas, tenha atenção a um detalhe importante: a bebida não deve substituir qualquer tratamento indicado por um especialista médico e, se você fizer uso dela, leve ao conhecimento do seu médico.

/* ]]> */