Chás Emagrecimento Infográficos Nutrição

Chá verde para emagrecer: veja os benefícios e como fazer

Esta é, provavelmente, a bebida mais famosa do mundo entre todas as que prometem emagrecimento rápido e saudável. Até quem não está em busca de perder peso já ouviu falar deste chá em algum momento da vida.

O chá verde é amplamente consumido devido ao seu poder emagrecedor e medicinal, que, além de ajudar a eliminar alguns quilinhos extras da balança, ainda é altamente eficiente para cuidar da saúde, prevenindo e tratando diversos tipos de doenças.

A bebida é feita a partir de uma planta oriunda da China e da Índia chamada Camellia Sinensis, rica em cafeína e que ganhou popularidade graças às suas propriedades medicinais benéficas à saúde humana.

Apesar de outros chás emagrecedores, como o preto e o branco, serem preparados a partir da mesma planta, não conquistaram a mesma fama que o chá verde. A explicação para isso está no modo de fabricação dele.

A bebida verde é fabricada por meio de um processo diferente, no qual as suas folhas são colocadas sob vapor e depois secas, o que faz com que ela tenha propriedades nutricionais mais importantes do que as dos seus “irmãos”. O procedimento previne a oxidação dos ingredientes presentes nas folhas da planta e ajuda a manter os seus nutrientes.

Entre as propriedades medicinais do chá verdade estão as suas ações antioxidante, anti-inflamatória, hipoglicemiante, anti-tumoral e energizante. Ainda, o emagrecedor possui flavonóides, catequinas, polifenóis, alcalóides, vitaminas e sais minerais essenciais à nossa saúde e que podem trazer incontáveis benefícios.

Continue lendo esse artigo até o final e saiba quais são os principais deles, além de aprender a preparar o chá para começar a emagrecer agora mesmo.

Chá verde emagrece mesmo?

emagrecer-com-cha-verde

Devido à presença de vários nutrientes essenciais ao nosso organismo, além de seu efeito termogênico, o chá verde pode mesmo ajudar na perda de peso de forma rápida e saudável. A bebida é rica em catequinas e polifenois, substâncias importantes na quebra de gordura corporal e, ainda, no aumento da saciedade no estômago, ideal para quem está querendo eliminar alguns quilos extras.

Além disso, a cafeína presente em sua fórmula, aliada aos polifenois, promovem a termogênese no corpo, aumentando a temperatura corporal e acelerando o metabolismo, resultando na queima de gordura de forma rápida e eficiente.

E não para por aí! Para completar, o chá verde ainda possui propriedades antioxidantes que inibem a presença dos radicais livres e toxinas no organismo, desintoxicando-o e deixando-o livre para receber os nutrientes necessários para emagrecer. Portanto, se você quer melhorar a sua silhueta, insira agora mesmo o chá verde em sua dieta e conquiste o sonho do corpo perfeito.

Benefícios

Chá verde infográfico

 

1 – Previne doenças cardiovasculares

Por conter uma alta concentração de antioxidantes, o chá verde pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, reduzindo o desenvolvimento de doenças relacionadas ao coração, como ataques cardíacos e hipertensão.

Além disso, a bebida auxilia na melhora da circulação sanguínea, impedindo a coagulação e outros problemas que prejudiquem a saúde cardíaca.

2 – Combate o diabetes

O chá verde pode ser um grande aliado de pacientes diabéticos, uma vez que ajuda a regular os níveis de glicose no sangue. O resultado é de melhor funcionamento do pâncreas, já que a produção de insulina é estimulada pela bebida.

3 – Reduz o colesterol

Como falamos acima, graças à presença das catequinas em sua composição, o chá verde é excelente para diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, essencial para a prevenção de várias doenças. Apesar de não ajudar no aumento do colesterol bom (HDL), a bebida é recomendada por especialistas para inserir na dieta de pacientes hipertensos.

4 – Melhora o humor

Por conter um aminoácido chamado L-teanina em sua composição nutricional, o chá verde é capaz de aumentar a produção de dopamina e serotonina no organismo, substâncias ligadas à sensação de bem-estar e prazer do corpo.

Com isso, o resultado é o alívio do estresse e da depressão, além de melhora na vida sexual.

5 – Melhora a saúde mental

Devido aos polifenois presentes em sua fórmula, o chá verde pode ser um grande aliado na proteção do cérebro de certos tipos de demência, como o Mal de Alzheimer e de Parkinson. Além disso, ele pode melhorar a capacidade de concentração e a memória.

6 – Previne o câncer

Com alta teor de propriedades antioxidantes, o chá verde é ideal para ajudar no combate ao desenvolvimento de células com mutações que possam se transformar em tumores cancerosos.

A bebida se mostrou eficiente na prevenção de vários tipos de câncer, como o de mama, cólon, pele, esôfago, pâncreas, ovário, cancro-oral, colo-retal, pulmão, estômago, fígado, intestino delgado e próstata.

7 – Previne o envelhecimento precoce

Rico em antioxidantes, o chá verde é capaz de combater os radicais livres que interferem na regeneração celular e contribuem para o envelhecimento da pele. Além disso, a bebida protege a derma contra os efeitos dos raios ultravioleta, que também provocam o surgimento de rugas, linhas de expressão e outros danos.

Ao tomar o chá regularmente, o resultado será de uma pele com aparência mais jovem e saudável por muito mais tempo.

8 – Fortalece o sistema imunológico

Ainda por conta dos antioxidantes em sua fórmula, o chá verde ajuda a aumentar a imunidade do nosso organismo. O resultado é de menos incidência de doenças, como gripes e resfriados.

9 – Melhora a digestão

O chá verde também pode ajudar na saúde do sistema digestivo, melhorando o fluxo intestinal e contribuindo para a prevenção e tratamento de doenças e constipações, como a diarreia.

10 – Faz bem para a pele

Como falamos anteriormente, além de proteger a pele de danos causados pela exposição solar e dos radicais livres, o chá verde também pode ajudar na cicatrização de feridas e na cura de manchas. Ainda, é possível eliminar inflamações e melhorar a elasticidade da pele.

Além disso, o chá verde pode ajudar a amenizar olheiras, espinhas e acnes, esfoliar a pele e tonificá-la. O resultado é de uma derma mais bonita, sedosa, jovem e saudável.

11 – Ajuda no crescimento dos cabelos

As catequinas presentes no chá verde ajudam a acabar com a queda capilar e fazer o cabelo crescer de forma forte e saudável. Isso porque essas substâncias ajudam a combater o DHT bloco (dihidrotestosterona), uma das principais causas de perda de cabelo.

Efeitos colaterais

Apesar de muito benéfico para a saúde, o chá verde também possui alguns efeitos colaterais indesejados, principalmente se for tomado em excesso. Dentre os eles estão náuseas, dor de estômago, má digestão, diminuição da coagulação sanguínea, insônia, aumento da secreção ácida (que causa gastrite) e dificulta a absorção de nutrientes.

Contraindicações

O chá verde é contraindicado para gestantes e pessoas com hipertireoidismo, glaucoma, hipertensão, irritações gástricas e que tomam medicamentos para estimular o sistema nervoso simpático.

Receita

healthy green tea cup with tea leaves

As folhas secas da planta são as mais recomendadas por especialistas para usufruir dos benefícios do chá, uma vez que elas possuem mais propriedades medicinais que as demais formas que são encontradas o chá.

Neste caso, você deve preparar o chá da seguinte maneira:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de chá verde;
  • 500 ml de água.

Como fazer:

Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Apenas depois que subirem as bolhas, desligue o fogo e acrescente o chá verde. Tampe a panela e deixe a bebida em infusão por, pelo menos, 5 minutos. Em seguida, coe e beba ainda quente.

O chá verde costuma ter um sabor bem amargo, o que deixa muita gente com um pé atrás na hora de tomar a bebida. Portanto, se este também for o seu caso, fique à vontade para adicionar alguns ingredientes à receita, como o limão ou folhas de hortelã.

Como tomar?

O chá verde pode ser encontrado em sua forma in natura (folhas secas), em saquinhos ou cápsulas. No caso de quem vai tomar o chá feito a partir das folhas ou em saquinhos, a dosagem recomendada é de 3 à 4 xícaras por dia.

No caso de quem toma em cápsulas, a recomendação é tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia, sempre 30 minutos após as refeições.

Onde comprar?

O chá verde pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados e ervanários. Mas, fique atenta! É necessário tomar muito cuidado com a procedência do produto, principalmente se você for comprar o chá em sua forma in natura (folhas secas).

Comentar

/* ]]> */