Chás Emagrecimento Nutrição

Chá vermelho ajuda a emagrecer? Saiba os benefícios

Desde muitos anos, os chás estão entre as bebidas favoritas dos brasileiros, seja por seus sabores característicos ou por suas propriedades medicinais. O fato é que muitas plantas das quais são os feitos os chás possuem mesmo a capacidade de curar uma série de enfermidades ou preveni-las, além de ajudar a emagrecer de forma rápida e eficiente.

Aliados a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos regular, os chás podem ajudar a queimar gordura rapidamente, levando para longe aquela barriguinha sobrando na roupa. São os chamados chás “seca barriga”, que já são sensação entre a mulherada.

Dentro desta categoria, está o chá vermelho. Também conhecido como “devorador de gorduras”, a bebida pode auxiliar na queima de gordura corporal, desintoxicar o organismo e acelerar o metabolismo. Sendo assim, o resultado é de uma boa saúde, além de menos quilos na balança.

Quer conhecer mais sobre o chá vermelho? Continue lendo o artigo até o final e saiba os benefícios desta poderosa bebida para a sua saúde e beleza!

O que é o chá vermelho?

Cha-vermelho-como-remedio-natural-0

O chá vermelho é feito a partir de uma planta chamada Camellia Sinensis, originária da América do Sul, que é a mesma de onde são extraídos os famosos chá verde e matchá e, também, o chá branco.

Apesar de obtidos através da mesma planta, a diferença do chá vermelho para essas duas outras bebidas é o seu sabor, que é mais forte, mas sem amargar. Além disso, ele possui mais cafeína, o que o torna mais estimulante do que os irmãos.

O fato é que o chá vermelho passa por um processo diferente dos outros até chegar à nossa casa. O processo de maturação das folhas da planta é mais longo em relação aos demais, além de serem prensadas e guardadas em barris, em condições bem específicas.

O chá vermelho, o “devorador de gorduras”, tem sabor forte e adocicado e é usado para reduzir o peso corporal, além de ser comumente utilizado também para aliviar cólicas menstruais.

Desde muito tempo, o chá já era consumido em outros países, principalmente na China. Lá, ele é conhecido como Pu-Erh e é um dos mais populares entre os chineses, reconhecido por seus muitos benefícios para o corpo.

A bebida é rica em nutrientes e vitaminas essenciais para a nossa saúde, como as vitaminas C, K, B1 e B2, além dos antioxidantes polifenóis e flavonoides, que são essenciais para prevenir e tratar doenças, além de manter a beleza da pele e dos cabelos.

Chá vermelho emagrece mesmo?

Dieta-para-emagrecer-barriga-1024x782

Sim. Muitas pesquisas e especialistas já confirmaram o poder da bebida para ajudar a emagrecer. Por possuir propriedades antioxidantes e nutrientes necessários para o funcionamento adequado do nosso corpo, o chá vermelho pode não só nutrir o organismo, como também auxiliar na perda de peso de forma saudável.

Além disso, o chá possui entre os seus componentes principais a cafeína, que é considerada um termogênico natural para queimar gorduras. Outra vantagem é que a bebida contém pouquíssimas calorias, podendo ser consumida várias vezes durante a dieta sem interferir no peso corporal.

Mas, vale lembrar que, para se ter melhores resultados, é necessário tomar o chá sem o açúcar, que, além de aumentar os níveis de açúcar no sangue, pode também engordar, já que possui muitas calorias.

Ainda, o chá vermelho não é uma bebida milagrosa! Para emagrecer de forma rápida e saudável, é preciso aliá-lo a uma alimentação adequada e à prática de atividades físicas de forma regular. Fica a dica!

Benefícios

mulher-tomando-cha

São inúmeros os benefícios do chá vermelho para a saúde e beleza. Confira abaixo alguns deles:

  • Ajuda a emagrecer;
  • Previne o envelhecimento precoce da pele;
  • Acelera o metabolismo;
  • Promove a queima de gordura corporal;
  • Reduz dos níveis de colesterol ruim e triglicerídeos;
  • Melhora o sistema digestivo;
  • Aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a fome fora de hora;
  • Combate a retenção líquida, diminuindo o inchaço da barriga;
  • Combate a depressão;
  • Elimina o estresse e promovendo a sensação de bem-estar.
  • Protege os sistemas nervoso e cardiovascular;
  • Previne o câncer;
  • Protege as células do corpo.

Onde comprar?

O chá vermelho pode ser encontrado em qualquer loja de produtos naturais, até mesmo pela internet. Ele pode ser comprado em forma de chá, solúvel (em pó) ou em cápsulas.

Como fazer?

Ferva uma xícara de água em fogo médio. Ao levantar fervura, coloque uma colher (sopa) do chá desidratado. Mexa bem e desligue o fogo em seguida.

Tampe e deixe em infusão por um tempo de 10 minutos. Coe e tome imediatamente.

Se preferir, pode tomá-lo também gelado. Neste caso, é só adicionar gelo à bebida. Para deixar o gosto ainda melhor, acrescente suco de meio limão depois que o chá já estiver gelado. Fica uma delícia!

Se você optar por comprar o chá em forma de pó ou cápsulas, fique atenta às instruções da embalagem para saber como prepará-lo e como consumi-lo.

Como tomar?

Rose bud tea in cup,

A recomendação é tomar, no máximo, quatro xícaras do chá vermelho por dia, sendo que a última dose deve ser consumida antes das 16 horas. Depois desse horário, não é indicado ingerir a bebida, uma vez que ela possui cafeína e pode causar insônia.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar de ser um produto natural, se consumido em excesso, o chá vermelho pode trazer alguns sintomas indesejados, como insônia, ansiedade, piora da TPM e problemas de cálculos renais.

Além disso, a bebida contraindicada para gestantes e lactantes, crianças, idosos ou pessoas com histórico de gastrite e arritmia cardíaca.

Comentar

/* ]]> */