Beleza Cabelos

Chapinha gelada: conheça a novidade que alisa e hidrata o cabelo sem usar calor

Alisar o cabelo está entre os hábitos mais comuns na rotina de muitas mulheres, principalmente quando a ideia é se sentir bonita na frente do espelho, ao mesmo tempo em que torna mais prática e rápida a modelagem dos fios na correria do dia a dia.

Por esse motivo é que surgem cada vez mais no mercado de beleza produtos inovadores que visam ajudar no processo para conquistar madeixas lisas sem ter que danificá-las, como é o caso da chapinha gelada, que você vai conhecer no artigo de hoje.

Como assim chapinha gelada? Muita gente ainda não ouviu falar dessa novidade, já que ela ainda não está de malas prontas para desembarcar no Brasil. Porém, ela já está fazendo o maior sucesso nos salões de beleza pelo mundo! E a explicação para essa fama você vai entender melhor nos próximos parágrafos. Vem comigo que eu te conto tudinho…

Como você sabe, a chapinha tradicional que nós conhecemos realmente alisa os cabelos e deixa os fios brilhosos e perfeitamente alinhados, em poucos minutos, como se fosse um truque de mágica.

No entanto, também não há como negar que esses aparelhos em alta temperatura – geralmente, aquecidos a mais de 200 °C – também podem danificar bastante a fibra capilar, removendo a sua hidratação (água) e tornando os nossos fios mais secos e quebradiços, dando lugar, por sua vez, às temidas pontas duplas e ao aspecto frizzado que tanto nos incomoda.

Por isso, para acabar com esses problemas que afetam a saúde e beleza do nosso cabelo, foi criada na Nova Zelândia e Austrália a chapinha gelada, que utiliza exatamente a técnica oposta, ou seja, aparelhos em baixas temperaturas, para alisar os fios e dar o efeito alinhado que tanto queremos.

A sua maior vantagem em relação às demais chapinhas tradicionais é que, além de modelar os fios, ela também pode hidratá-los profundamente! Quer saber como o aparelho funciona?

Então, continue lendo esse artigo até o final e conheça todas as curiosidades sobre a novidade que vai modelar e hidratar o seu cabelo em temperaturas abaixo de zero!

O que é a chapinha gelada?

A chapinha gelada é um produto novo no mercado de beleza, lançado na Nova Zelândia e Austrália, que promete alisar o cabelo sem precisar usar o calor excessivo de aparelhos em alta temperatura para isso, como acontece com as chapinhas tradicionais que nós conhecemos.

Ao contrário disso, o aparelho inovador, chamado de Inverse Ice Core, usa temperaturas abaixo de zero para modelar os fios, hidratando-os profundamente.

Leia também: Como hidratar o cabelo corretamente? Confira o passo a passo

Aliás, a principal vantagem da prancha gelada quando comparada às outras é o seu poder de hidratação, uma vez que, segundo a marca, a queratina dos nossos fios responde melhor às baixas do que às altas temperaturas.

Já que não possui calor, ela não é capaz de retirar a água da fibra capilar, o que poderia tornar as nossas madeixas ressecadas e quebradiças; mas sim, mantê-la por mais tempo nos fios.

Na verdade, a chapinha gelada atua selando (fechando) e alinhando as cutículas do cabelo, que é a camada externa dos nossos fios. Portanto, o seu efeito evita que os nutrientes e a água (hidratação) sejam perdidos durante o banho ou no dia a dia, tornando os cabelos mais fortes e menos suscetíveis aos danos causados por agentes externos, além de macios e brilhosos.

Apesar de o produto ainda não ter chegado ao mercado de beleza brasileiro, não deve estar tão longe de desembarcar em território nacional, uma vez que o seu sucesso já está sendo cogitado por muitos profissionais de beleza no mundo todo.

Como ela funciona?

Certamente, a primeira coisa que você aí do outro lado deve ter pensado é: “Mas, se a prancha gelada não é térmica, como ela funciona? Não é elétrica?”. Na verdade, o modo de funcionamento da chapinha gelada é mais fácil do que se pensa!

Ela é composta por duas partes: uma removível e outra protetora para as mãos. A parte removível é que será a responsável pela aplicação no cabelo. Para isso, você deve removê-la de sua outra parte e levá-la até o congelador ou freezer pelo tempo de duas horas antes de usar. Não é preciso ligar a prancha na tomada!

O aparelho é fabricado a partir de um sistema magnético que garante uma temperatura estável durante o seu uso, de acordo com o que ele e, é claro, os seus fios podem aguentar. Passadas as duas horas, basta lavar bem o cabelo e secá-lo com uma toalha.

Em seguida, aplica-se o produto que acompanha a chapinha no comprimento dos fios, divide-se o cabelo em mechas, tal como você já faz quando vai usar a chapinha quente, e começa a passar a prancha gelada em cada uma delas. Simples assim!

Segundo a marca, após duas semanas de uso contínuo, é possível perceber o cabelo mais saudável, hidratado, macio e com menos frizz. Depois de um mês, as cutículas dos fios estarão mais fortes e, com isso, menos propícias à quebra e aparecimento de pontas duplas.

Quem pode usar a chapinha gelada?

Por não usar o calor excessivo de altas temperaturas, a chapinha gelada não possui nenhuma contraindicação. Neste caso, ela pode ser utilizada por qualquer pessoa, independente do tipo capilar.

Inclusive, até mesmo mulheres com cabelos quimicamente tratados, seja por meio de escovas progressivas ou tinturas, podem aproveitar todos os seus benefícios.

Vantagens e desvantagens

Apesar de ter como foco o alisamento capilar, este não é o principal objetivo da chapinha gelada. Na verdade, o seu poder maior é o de hidratação dos fios, sendo capaz de selar as suas cutículas e reter os nutrientes e a água essenciais à sua saúde.

Portanto, a prancha gelada não vai, de fato, alisar as suas madeixas já na primeira aplicação, como acontece com os aparelhos tradicionais em alta temperatura. Em vez disso, com o seu uso contínuo, o aparelho deverá hidratar cada vez mais o cabelo, reduzindo o seu volume e, gradualmente, alisando-o.

Apesar de parecer uma desvantagem para muitas mulheres, de acordo com relatos de quem já usou, os resultados podem ser vistos nos primeiros 30 dias de utilização da chapinha gelada. Por alisar de forma gradual, pessoas com cabelos cacheados podem não ter o efeito liso e imediato que desejam, mas sim uma redução no volume dos fios.

Chapinha gelada para clarear os fios

Você achou que os benefícios da chapinha gelada tinham acabado por aí? Nem pensar! A boa notícia é que a prancha gelada também pode ser usada durante a coloração capilar para acelerar o clareamento dos fios e, é claro, evitar o ressecamento. É isso mesmo!

Se você tem cabelos tingidos, deve estar cansada de saber que as madeixas coloridas ficam bastante ressecadas logo depois do procedimento e, às vezes, até logo depois da lavagem. Neste caso, a chapinha em temperatura abaixo de zero pode acabar com o ressecamento, hidratando o cabelo no ato da coloração, além de acelerar o seu clareamento.

Para isso, o procedimento só poderá ser feito por um profissional em um salão de beleza, ok? Lá, ele deverá aplicar o produto específico para clarear o seu cabelo, envolver as mechas com um papel alumínio e passar a chapinha gelada por cima dos fios, o que facilitará o clareamento destes sem precisar ressecar. Não é maravilhosa?!

Onde comprar e preço

Infelizmente, a chapinha gelada ainda não chegou ao Brasil. A compra do aparelho está disponível, por enquanto, apenas na Nova Zelândia e Austrália. O preço médio é de US$ 249 do kit com a bolsa para guardar o aparelho, a parte removível (a que vai ao congelador ou freezer), a parte protetora das mãos e o fluido hidratante.

/* ]]> */