Beleza Cabelos

Charcoal Hair: conheça a tendência de cabelos “cor de carvão”

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A cada temporada do ano, surge uma nova tendência de coloração para os cabelos que toma conta da cabeça – literalmente – das mulheres. Na maior parte das vezes, as técnicas são mais voltadas para loiras, como é o caso das mechas californianas e ombré hair.

Mas, desta vez, a novidade é para as morenas: o charcoal hair, ou “cabelo de carvão”, traduzindo para o português, que ainda não colocou os pés em solo brasileiro, mas já está fazendo o maior sucesso em outros países.

A técnica é ideal para criar mechas nos fios mais escuros, ajudando a iluminar o visual, mas sem que a pessoa precise ficar loira. Achou o nome inusitado? Pois bem! A coloração leva esse nome por deixar os cabelos escuros com um toque acinzentado que lembram a cor do mineral.

Apesar de ficarem bastante iluminadas, as madeixas castanhas escuras podem ficar modernas investindo-se na tendência. A ideia é formar um degradê bem estiloso e marcante no visual.

Quer saber mais sobre o charcoal hair e como aderir à tendência? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te conto tudo sobre essa novidade. Vem comigo!

Quem pode fazer?

O charcoal hair é uma técnica proposta para iluminar cabelos escuros. Ou seja, para criar o “efeito carvão” nos fios, é preciso que o fundo do cabelo seja castanho escuro ou preto. Portanto, no caso de loiras e mulheres com cabelos claros, será necessário largar o visual dourado para aderir à nova tendência.

Sendo assim, o charcoal hair é mais indicado para morenas que queiram mudar a cor do cabelo, dando uma iluminada no visual, sem precisar recorrer ao loiro. De acordo com os hairstylists do momento, a dica para a mulherada de madeixas loiras é apostar em mechas cinzas para adotar a novidade nos fios, mas, de qualquer forma, o resultado não será o mesmo que em cabelos escuros pelo fato de essa nuance se destacar mais facilmente em fios castanhos.

E mais uma ótima vantagem dessa tendência é que ela serve também aquelcaes incômodos fiozinhos brancos que vão surgindo com o passar do tempo. O charcoal hair fica super bacana, esconde os cabelos brancos e é uma alternativa aos reflexos loiros.

Como é feito o charcoal hair?

Apesar de ser feito em cabelos escuros, para aderir ao charcoal hair, é necessário descolorir os fios primeiro. Portanto, depois de escolher as partes que ficarão com o “efeito carvão”, o primeiro passo é aplicar a descoloração.

A dica é descolorir as mechas escolhidas ao máximo para a posterior aplicação dos pigmentos cinzas. Isso também acontece porque o reflexo cinza é mais claro do que o preto e o castanho escuro, e por isso, precisa ser neutralizado com a descoloração.

Veja também: Como descolorir o cabelo em casa? Confira passo a passo e dicas para não errar

Algumas pessoas optam por aderir à tendência através de outras técnicas conhecidas, como o ombré hair, por exemplo. Mas isso fica a critério de cada uma! Depois, é só aplicar o cinza, que é feito a partir de uma “cor fantasia”, que não possuem químicas fortes em sua fórmula e, portanto, agride menos os fios, diferente das tinturas convencionais.

Por outro lado, para ter um resultado incrível, é preciso que o cabelo esteja bastante descolorido (a não ser que seja claro naturalmente) para deixar o charcoal hair bem aparente.

Geralmente, a raiz do cabelo fique escura e esfumada, e o comprimento e as pontas fiquem com a cor do carvão. Em algumas mulheres despojadas, o tom de “Charcoal” também aparece com mechas azuladas para formar o degradê. Tudo vai depender do gosto e personalidade de cada uma!

Cuidados antes e depois

Assim como todas as demais cores “fantasia”, serão necessárias mais idas ao salão de beleza, além de redobrar os cuidados em casa, para manter o seu charcoal hair. Isso porque o desbotamento acontece de forma mais rápido e é preciso retocar os fios com a ajuda de um profissional.

Antes de investir na tendência de cabelo cor de carvão, é preciso apostar em hidratações profundas para preparar os fios e deixá-los fortes para a transformação. Depois de fazer o charcoal hair, a manutenção deve ser feita a cada 15 ou 20 dias, além de tonalizar as madeixas uma vez por mês.

Ainda, como o processo de descoloração e coloração tende a tornar o cabelo mais sensível, é preciso cuidar também dos fios de dentro para fora. Repor matéria e reconstruir a fibra capilar é de extrema importância para a beleza do fio, o que pode ser feito com uma boa reconstrução capilar.

Para evitar a oxidação da cor e, consequentemente, o desbotamento, é preciso mudar alguns hábitos na rotina. Portanto, lembre-se sempre de proteger os cabelos contra o sol com um protetor solar para cabelo, evitar banhos com água quente e sempre passar protetor térmico antes de usar aparelhos de calor (secador, chapinha e babyliss). Para cuidar da fibra, mantenha a mesma linha de tratamento escolhida no salão e a reveze com outra que traga o brilho da tonalidade.

Fotos de charcoal hair para se inspirar

Confira, agora, algumas fotos de charcoal hair para começar a pensar em fazer o seu!

Gostou do artigo? Teria coragem de apostar no charcoal hair? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando pra gente o que achou da tendência…

Até mais!

/* ]]> */