Saúde

Chás que ajudam a dormir mais rápido: conheça 5 deles e acabe com a insônia!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Para ter uma vida saudável, uma boa noite de sono é imprescindível.

É através do sono que nosso corpo e mente descansam e se preparam para um novo dia, fornecendo a energia e a disposição necessária para enfrentar a rotina.

No entanto, muitas pessoas tem dificuldade de dormir e acabam escravas da insônia. Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira do Sono, 53,9% dos brasileiros queixam-se de insônia.

Se você se enquadra nestas estatísticas, saiba que existem chás que ajudam a dormir mais rápido e proporcionam uma noite de sono mais profunda e renovadora. Confira neste post os principais chás e durma como uma princesa!

1. Chá de camomila: a estrela entre os chás que ajudam a dormir mais rápido

tea-1

O chá de camomila é um dos mais conhecidos. Possui propriedades calmantes e relaxantes que proporcionam melhor qualidade no sono e acabam com a insônia.

Além disso, ameniza dores musculares, gripes, cólicas e tem ação anti-inflamatória.

A camomila pode ser facilmente encontrada na forma de sachês. Também pode ser feito com as flores secas da planta. Faça uma infusão e beba um pouco antes de deitar.

2. Chá de erva-cidreira

tea-2

O chá de erva-cidreira, também conhecido como chá de melissa, é um dos chás que ajudam a dormir mais rápido e melhor.

Ele possui propriedades capazes de combater o estresse do dia a dia, atuando como um poderoso calmante no organismo, combatendo a insônia.

A erva-cidreira também é um bom remédio caseiro contra enxaqueca, cólicas menstruais e náuseas, além de alergias e infecções, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Para fazer o chá, faça uma infusão com as folhas in natura ou desidratadas, abafando por 10 minutos, coe e beba morno, antes de dormir.

3. Chá de capim-limão

capim-limao-dieta-viva-614-11800

O capim-limão é usado há anos como tratamento para a insônia pela medicina alternativa.

Atua como relaxante mental e muscular induzindo ao sono e melhorando sua qualidade. Além disso, é eficaz no tratamento da febre, dores de cabeça e cólicas menstruais. É antidepressivo e auxilia no controle da ansiedade.

O chá pode ser feito através da infusão ou decocção das folhas de capim-limão e deve ser tomado morno, minutos antes de deitar.

4. Chá de valeriana

tea-4

Talvez, entre os chás que ajudam a dormir mais rápido, o de valeriana seja o menos popular, mas é bastante eficiente.

A valeriana é conhecida desde a antiguidade. É uma planta nativa da Europa, muito utilizada como essência de perfume e também no tratamento da insônia.

O chá de valeriana age no sistema nervoso deixando-o mais relaxado e diminuindo as tensões, tanto nervosas, quanto musculares. É um poderoso calmante, sendo utilizada no tratamento de pessoas nervosas, ansiosas e hipersensíveis ao barulho.

A valeriana ainda traz outros benefícios para a saúde, como combate à enxaqueca, ação cicatrizante, proporciona alívio para problemas estomacais e intestinais, além de amenizar os sintomas da menopausa.

Para fazer o chá, você deve fazer uma infusão com o caule e as raízes de valeriana. Para potencializar o efeito, tome uma xícara, três vezes ao dia.

5. Chá de alface

tea-5

Para quem acha que alface só se come em salada, saiba que este vegetal é utilizado para tratamento de distúrbios do sono através de sucos e chás.

O alface possui propriedades soníferas e calmantes, além de ser altamente diurético, combatendo o inchaço e controlando a pressão sanguínea.

Para fazer o chá, deixe as folhas de alface em infusão por 10 minutos, coe e beba antes de deitar. Se quiser adicionar um pouco de sabor, coloque cascas de maçã na infusão.

Uma dica que serve para todos os chás usados com o intuito de melhorar o sono é não utilizar açúcar, pois ele é um energizante e pode anular os efeitos calmantes do chá. Se quiser adoçar, use mel, que é um alimento “amigo” do sono.

Além dos citados aqui, existem outras opções de chás que ajudam a dormir mais rápido. Alguns exemplos são o de passiflora, maracujá e lavanda. É só escolher a opção que mais combina com você e se preparar para ter uma noite de sono mais tranquila e renovadora.

Qual o seu chá preferido? Conta pra gente nos comentários.

Veja também:

Comentar

/* ]]> */