Emagrecimento Nutrição Suplementos

Chlorella: microalga é um superalimento; entenda os motivos

Chlorella é uma alga que existe há milhões de anos, mas que vem sendo redescoberta como importante fonte de benefícios para nossa saúde.

A chlorella é considerada, inclusive, agente anticâncer, uma vez que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Há relatos científicos sobre sua capacidade de elevar a quantidade de albumina em nosso corpo.

Esta proteína é normalmente encontrada na corrente sanguínea, auxiliando na proteção contra tumores malignos, artrite, diabetes, Aids, hepatite, cirrose, anemia, pancreatite e esclerose múltipla.

Benefícios

Em geral, as indicações de consumo da chlorella são:

• Ajudar a emagrecer;
• Auxiliar na regeneração celular;
• Combater a fraqueza;
• Favorecer o crescimento e a recuperação dos tecidos;
• Fortalecer a imunidade;
• Melhorar a função intestinal;
• Potencializar a atividade cerebral;
• Promover a desintoxicação;
• Proteger o organismo contra poluentes e tóxicos;
• Reduzir o apetite;
• Regularizar a digestão;
• Repor nutrientes, vitaminas e sais minerais;
• Retardar o envelhecimento e a degeneração do corpo e mente.

Seu nome científico é Chlorella Pyrenoidosa. E suas vantagens são tantas que a alga é usada como suplemento alimentar em viagens espaciais da NASA.

Originária da água doce, ela faz parte do grupo dos organismos unicelulares, na categoria células eucarióticas.

A chlorella é fonte abundante de clorofila, servindo principalmente para regularização das vias digestivas, reduzindo odores ruins no hálito, fezes, além de outras partes do corpo (axilas, pés, genitais, etc.).

E mais: a clorofila é reconhecidamente eficiente no estímulo à produção de glóbulos vermelhos, auxiliando na prevenção ou cura da anemia.

O motivo é que a planta é fonte de vitaminas do complexo B, principalmente a B12, algo essencial à formação e recuperação das células do sangue. Juntamente com o ferro, isto faz da alga aliada no combate à anemia.

Esta alga também pode ser útil no tratamento de doenças degenerativas, desnutrição, problemas de pele e obesidade. Seu consumo frequente enquanto fortificante do organismo já foi constatado.

[yuzo_related]

A chlorella funciona ainda como desintoxicante do sangue, reguladora da glicose, aliada contra hipertensão, distúrbios cardiovasculares, úlceras estomacais, gastrite crônica; é cicatrizante e coadjuvante na prevenção da necrose hepática.

No caso especifico da função intestinal, é particularmente desintoxicante, promovendo a reparação dos tecidos e a integridade celular.

Outro detalhe interessante é que as paredes chlorella são formadas por microfibras de celulose e por polímeros carotenoides – Sporopollenin.

Com isso, nosso intestino pode aproveitar várias ações importantes, tais como melhora de funcionalidade, estímulo ao crescimento de bactérias “do bem” e absorção de substâncias tóxicas. Além disso, os movimentos peristálticos do sistema digestivo também são favorecidos.

Rica em cálcio, a alga ajuda a tratar fraturas, enfraquecimento ósseo e osteoporose.

Conheça mais pontos positivos e usos da chlorella

Precisando perder uns quilinhos? Para emagrecer com esta alga é recomendado ingerir 1 ou 2 cápsulas de chlorella diariamente, junto com uma refeição. Sem esquecer, no entanto, a prática de atividade física e uma dieta de baixa caloria.

O alto teor de fósforo encontrado na alga impulsiona a atividade cerebral. E a chlorella também tem demonstrado bons resultados no equilíbrio do colesterol e no controle da hipertensão.

Outro benefício desta espécie é a função de reguladora do pH de nosso organismo. Lembrando que o ideal para nós é que ele fique em torno de 7,2-7,4.

O problema é que nem sempre nossas escolhas alimentares colaboram com isso. Por exemplo: produtos processados e refrigerantes prejudicam o equilíbrio do pH e grande parte das doenças surge em um ambiente ácido.

Conclusão…

A chlorella é uma microalga de água doce de grande valor nutritivo que pode ser consumida para perder peso, manter nossa imunidade em ordem, combater problemas gastrointestinais e doenças degenerativas, entre outras.

Sem dúvida, uma espécie com potencial enorme de cuidados na promoção do bem-estar e boa forma.

Converse com seu médico sobre o aproveitamento da chlorella em sua rotina e viva melhor!

Até breve…