Casa Decoração Organização

Churrasqueira de alvenaria: dicas para montar e manter a sua

Para quem curte uma carne suculenta na brasa nos momentos de descontração com os amigos, nada melhor do que uma churrasqueira de alvenaria. Ela deixa o ambiente ainda mais acolhedor e os sabores ainda mais irresistíveis! Conheça hoje vantagens, modos de fazer e conservar uma…

Um dos pontos positivos é que a churrasqueira de alvenaria tem excelente desempenho térmico em relação às demais. Sem falar na durabilidade dela, muito além das concorrentes que quebram fácil ou enferrujam em um piscar de olhos.

Feito de blocos e revestidas com inox, granito ou acabamento em gesso, o produto acelera o preparo dos alimentos por causa de sua estrutura robusta.

E ainda conta com chaminé, que dispersa a fumaça para fora do ambiente, proporcionando conforto aos que estão por perto. Porém, para melhor funcionamento da churrasqueira alvenaria, é recomendável que a instalação seja feita longe de correntes de vento.

A churrasqueira de alvenaria pede um espaço maior e precisa ter alguma cobertura contra chuva.

Para chegar ao tamanho ideal dela, a dica é pensar na quantidade de pessoas que você geralmente convida para suas confraternizações.

No entanto, tenha em mente que ela precisa ser econômica. Uma peça grande demais pode desperdiçar muito mais carvão que o necessário.

O carvão é o principal combustível, seja em pedaços ou barras, e deve queimar devagar, liberar calor de forma constante. Caso haja muito vento por perto, já viu… o processo vai rapidinho…

Também é importante considerar a montagem de uma bancada de apoio no local para auxiliar no preparo de apetitosos churrascos e muito mais.

Além dos projetos construídos em tijolos, existem diversos modelos e tamanhos de churrasqueiras pré-moldadas, para realizar os desejos de todos os apaixonados por churrasco.

Em geral, as churrasqueiras são fáceis de fazer, mas certas regras precisam ser respeitadas.

Cuidados e dicas para construir e manter uma churrascaria de alvenaria

• É aconselhável a aplicação de massa refratária no rejunte das peças, com cuidado para não rejuntar as placas internas do refratário.

• Os tijolos e placas de cimento refratários também são essenciais, pois absorvem menos calor.

• Se você não tem experiência na construção de uma churrasqueira de alvenaria, a sugestão é adquirir uma pré-moldada, que já traz os requisitos básicos para o funcionamento adequado. Depois, caso queira, pode cobri o item com tijolos.

• Não lave a churrasqueira de jeito nenhum e, ainda, não resfrie o local com água.

• Há vários modos de acender a churrasqueira, sendo que o primeiro acendimento dos modelos em alvenaria geralmente é feito com
1/4 de carvão comum, aproximadamente. Deixe o material queimar até o fim e repita o processo no mínimo três vezes, pois isso completa o procedimento de “cura” da churrasqueira.

Para acender o fogo, você pode ensopar um pedaço de pão velho em álcool gel e jogá-lo no meio do carvão. Tenha cuidado – e NUNCA utilize álcool líquido ou deixe produtos inflamáveis ao alcance do fogo. Crianças também devem ficar longe de tudo isso!

• Jamais use madeira no lugar do carvão (para não perder a garantia no caso do seu produto pré-fabricado).

• Coloque no máximo 50% de carvão na caixa.

• Escolha sempre uma boa marca de carvão. O de eucalipto dá um aroma melhor às carnes.

Quem dispõe de um pouco mais de espaço ou, simplesmente, sonha ter um cantinho especial duradouro aposta nas churrasqueiras de alvenaria para compor o cenário de momentos de pura descontração. E o bom é que que elas permitem praticamente 100% de personalização!

Eventos especiais e festinhas familiares combinam com churrasco. Muita gente já percebeu isso, e que apartamentos e casas são mais valorizados quando trazem espaço gourmet com churrasqueira de alvenaria.

Ou seja, motivos não faltam para você investir em uma. E agora, dicas também não! Aproveite…

Até breve com muito mais…

/* ]]> */