Saúde Saúde Bucal

Clareamento dental: conheça os tipos e resultados

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Nos últimos anos, o clareamento dental se transformou em um tratamento dentário cada vez mais acessível, buscado por muitas pessoas que desejam melhorar a autoestima e a confiança. Sem dúvidas, a aparência e cor dos dentes influenciam na busca por um sorriso mais bonito.

Antes de iniciar o clareamento dental, é muito importante entender as diferenças entre os métodos existentes e as recomendações realizadas pelos dentistas. Além disso, é essencial saber que cada pessoa possui suas limitações e que elas devem ser respeitadas durante o tratamento.

O que é

O clareamento dental é um tratamento estético utilizado em pessoas que desejam deixar os dentes mais brancos. É indicado para pessoas que possuem dentes com tons amarelados e que desejam voltar ao tom natural dos seus dentes.

Embora seja possível realizar esse tratamento sem a supervisão de um profissional, não é recomendado, pois os resultados desses tratamentos caseiros podem causar problemas não desejados pela pessoa e, em alguns casos, irreversíveis.

Tipos

clareamento-dental-moldeira

O clareamento dental odontológico pode ser realizado de duas maneiras. É possível fazer esse tratamento em casa, apenas seguindo as recomendações dadas pelo dentista. O paciente recebe uma moldeira dentária feita de silicone, onde deve colocar um gel clareador, de acordo com a quantidade recomendada pelo dentista. Após, o paciente deve colocar a moldeira nos dentes.

O tempo de uso varia de acordo com o nível de machas dos dentes do paciente e dos resultados desejados por ele. Normalmente, é recomendado utilizar a moldeira todos os dias da semana, por algumas horas, durante duas a quatro semanas. Após esse procedimento, o paciente deve voltar ao dentista e verificar se os resultados foram alcançados. Em caso negativo, o paciente pode voltar a realizar o tratamento.

A segunda maneira de realizar o clareamento dental é no próprio consultório odontológico, utilizando um gel clareador com altas concentrações. Também pode ser utilizada uma luz, a laser ou led, que irá acelerar o processo. O tempo de tratamento também varia de acordo com a pessoa, normalmente sendo realizadas de duas a quatro sessões, de cerca de 1 hora, uma vez por semana.

Além disso, é possível utilizar os dois tipos de clareamento juntos, utilizando a moldeira por um determinado período de tempo e realizando o procedimento no consultório antes ou após. A escolha do método de clareamento dental deve ser realizada de forma conjunta entre o dentista e o paciente, considerando o dia-a-dia da pessoa e as características dentais dela.

clareamento-dental

Resultados

Em relação aos resultados dos tratamentos, é essencial compreender que as expectativas não podem ser irreais, ou seja, não se pode esperar mais do que o tratamento promete. Em muitos casos, devido ao estilo de vida da pessoa e ao seu histórico dentário, não será possível atingir a cor branca. Mesmo assim, é possível alcançar resultados excelentes e que melhoram a autoestima da pessoa.

Os resultados duram cerca de 2 anos, dependendo de diversos fatores, como a alimentação da pessoa. De qualquer forma, é importante manter sempre uma higiene adequada, escovando os dentes diariamente e utilizando fio dental. Essas práticas certamente auxiliam a prolongar os efeitos do clareamento dental.

Além disso, é preciso destacar que as pastas dentais podem também ajudar a manter a cor dos dentes, evitando o surgimento de manchas. No entanto, elas não podem substituir o tratamento ou alcançar os mesmos resultados.

Comentar

/* ]]> */