Emagrecimento Nutrição Suplementos

Coenzima Q10: confira os benefícios, como tomar e efeitos colaterais

Há alguns anos, a busca pelo emagrecimento e padrão estético de magreza se tornou o objetivo principal de uma grande parcela de mulheres no mundo todo. Há uma maior procura por academias e dietas, o que, por mais isso esteja diretamente ligado à beleza, não deixa de ser uma boa notícia no âmbito de saúde e melhora da qualidade de vida.

Na mesma proporção, alguns suplementos emagrecedores também tiveram uma maior atenção dos consumidores em busca do corpo perfeito, já que alguns deles ajudam a queimar a gordura corporal, regular o intestino ou melhorar o funcionamento do metabolismo.

A Coenzima Q10 se encaixa nesse grupo e tem aparecido em muitas propagandas de nutricosméticos e produtos de beleza para ajudar na perda de peso. Quer saber mais sobre esse nutriente e como ele pode te ajudar a conquistar o corpo dos sonhos? Então, vem comigo que eu te conto tudo!

O que é e para que serve a Coenzima Q10?

Também chamada de Ubiquinona, a Coenzima Q10 é uma espécie de nutriente vitamínico que pode ser produzido naturalmente pelo nosso corpo, especialmente no coração, cérebro, rins e fígado, e é encontrada em todas as células do nosso corpo, mas não em quantidades tão altas que possam promover o emagrecimento.

Além disso, a Coenzima Q10 passa a diminuir os seus níveis no organismo a partir dos 30 anos de idade. Por isso, você deve obtê-la por meio da alimentação. Os alimentos que trazem esse nutriente em sua composição são principalmente aqueles ricos em ômega 3, como é o caso de frango, cavala, carne bovina e suína, sardinha, grão de soja (seco ou cru verde), nozes, pistache, espinafre, brócolis, óleos de soja, gergelim, algodão, milho e feijão azuki.

Devido às suas propriedades antioxidantes, a Coenzima Q10 pode ser fundamental para produzir energia ou para reconstruir as células, além de retardar os efeitos dos radicais livres no organismo e promover uma melhora dos batimentos cardíacos. Ao ser consumido através de alimentos com alto teor de gorduras, esse nutriente é transportado ao fígado, onde será incorporada dentro de lipoproteínas e concentrada nos tecidos.

Para praticantes de atividades físicas ou esportes, a Coenzima Q10 também pode ser ideal para estimular um maior fornecimento de energia e recuperação muscular, dois fatores cruciais para melhorar o desempenho nos treinos.

Rica em vitaminas C e E, também é utilizado para auxiliar na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson, pois oferece proteção às mitocôndrias. Além disso, a Coenzima Q10 também é considerada um diferencial utilizado no tratamento de fibromialgia e em muitas outras finalidades de uso. A seguir, você vai conhecer os principais benefícios da Coenzima Q10 para a saúde.

Benefícios

Agora que você já sabe o que é a Coenzima Q10 e para que ela serve, chegou a hora de conhecer quais são os seus benefícios para a saúde. Veja abaixo quais são os principais deles:

Combate a insuficiência cardíaca

A Coenzima Q10 é bastante indicada para manter os níveis dos batimentos cardíacos em uma frequência benéfica. Sendo assim, ao consumir alimentos ricos nesse nutriente ou fazer a suplementação dele, sempre com acompanhamento médico, é claro, é possível oferecer mais segurança ao sistema cardiovascular e, portanto, deixar o coração livre de doenças, como hipertensão e aterosclerose.

Reduz o colesterol ruim

Por ser rica em vitamina C, que é um nutriente com excelente poder antioxidante, a Coenzima Q10 pode contribuir para a diminuição das taxas do colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do bom colesterol (HDL), mais uma ótima razão para manter o coração protegido.

Previne o câncer

Consumir a Coenzima Q10 pode ajudar a regular os níveis de doxorrubicina, uma droga que age como uma espécie de antitumor. Não é à toa que alguns estudos realizados por volta de 1961 apontaram que pessoas com cancros na mama, pâncreas, no pulmão, rim, linfoma, cólon e mieloma múltiplo possuíam quantidades inferiores de Coenzima Q10 (CoQ10) na corrente sanguínea.

Inclusive, algumas pesquisas realizadas com mulheres pacientes de câncer de mama mostraram que houve sucesso no tratamento da doença com a Coenzima Q10.

Fortalece o sistema imunológico

Ao ingerir a Coenzima Q10, que é rica em vitamina C e suas propriedades antioxidantes, é possível reduzir a possibilidade de envelhecimento das nossas células ao ajudar a neutralização das moléculas prejudiciais, os chamados radicais livres, o que pode oferecer uma maior proteção ao nosso sistema imunológico.

Oferece energia ao corpo

Se você é praticante de atividades físicas ou atleta também pode se beneficiar da Coenzima Q10 para potencializar os seus treinos. Isso acontece por causa do efeito catalisador, que proporciona uma melhor vasodilatação, garantindo assim um melhor transporte de oxigênio e substâncias pelo corpo.

A partir disso, consequentemente é notável a melhora no rendimento das atividades, e é possível notar benefícios também na taxa metabólica, o que ajuda na queima de calorias de forma mais eficiente e muito benéfica para aqueles que desejam controlar o seu peso.

Combate a fadiga muscular

Atletas e praticantes de atividades físicas tendem a sofrer com fadigas musculares por conta dos treinos de longa duração e de alta intensidade. Para isso, você pode tomar a Coenzima Q10 para ajudar na recuperação dos músculos e potencializar os seus treinos.

Faz bem para a pele e cabelos

As vaidosas de plantão também podem se beneficiar das propriedades antioxidantes da Coenzima Q10 para cuidar da saúde e beleza da pele e cabelos. Além de ficar livre de rugas, linhas de expressão, manchas e outros sinais do envelhecimento precoce, você também pode deixar os seus fios ainda mais hidratados, brilhosos e sedosos.

Ajuda a emagrecer

A boa notícia para quem está na luta contra a balança, a Coenzima Q10 também ajuda no processo de perda de peso, já que ela é responsável por etapas no metabolismo que fazem a gordura ser queimada.

No entanto, não estamos falando de nenhum produto milagroso! Para obter resultados satisfatórios, é preciso aliar a toma do suplemento com uma alimentação balanceada e à prática de atividades físicas regulares.

Como tomar?

O modo de tomar a suplementação de Coenzima Q10 ou as quantidades recomendadas desse nutriente no organismo através da alimentação vai depender de cada marca e fabricante, que possuem recomendações diferentes, bem como das orientações do seu médico. Não se esqueça de que para se manter saudável e emagrecer com saúde, é preciso buscar sempre a ajuda de um profissional.

Efeitos colaterais

Apesar de extremamente benéfica à saúde, a Coenzima Q10 pode reduzir os níveis de açúcar na corrente sanguínea e, ainda, ocasionar desconfortos abdominais e dores no estômago. Portanto, a recomendação é para que pacientes diabéticos busquem uma avaliação médica antes de começar o consumo do suplemento.

Além disso, ingerir mais que 100 mg desse nutriente por dia pode ocasionar insônia leve. Quantidades exageradas, como 300 mg por dia e por um longo período, podem resultar em níveis elevados de enzimas no fígado e toxidade hepática.

Contraindicações

O consumo da Coenzima Q10 é contraindicada à pessoas que possuem insuficiência cardíaca ou qualquer desequilíbrio de frequência de batimentos sem a orientação de um profissional de saúde. Isso porque ainda não se conhece completamente os efeitos do nutriente sobre a medicação.

Onde comprar e preço

A suplementação de Coenzima Q10 pode ser encontrada em qualquer loja de produtos naturais ou suplementos alimentares, inclusive pela internet, com diferentes e bons prazos de entrega e formas de pagamento. Os preços variam entre R$ 44,00 até R$ 147,00.

/* ]]> */