Beleza Cabelos

10 coisas que você NUNCA deve fazer com o cabelo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Ter um cabelo radiante e saudável é o sonho de qualquer mulher que caminha sobre a Terra, concorda? Porém, muitas vezes, as nossas ações ameaçam as nossas intenções. Alguns hábitos inadequados na rotina, uso irregular de produtos e excesso de químicas e calor podem deixar esse sonho cada vez mais distante, sem mesmo que você perceba que está estragando os fios.

Por isso, no artigo de hoje, nós separamos 10 coisas que você nunca deve fazer com o cabelo, de acordo com a opinião dos maiores cabeleireiros e tricologistas do mundo! Se você se identificar com alguns desses erros, a dica é parar agora mesmo se quiser exibir madeixas glamourosas e bem cuidadas. Quer saber quais são? Então, vem comigo!

1ª: Puxar as pontas duplas

Esse é um vício muito comum entre nós mulheres. Basta ver os fios partindo ao meio nas pontas que queremos separá-los de vez.

Porém, por mais que pareça que estamos resolvendo o problema e nos livrando das pontas duplas, a única coisa que estamos provocando ao agir desta forma, segundo os especialistas, é “rasgando” a fibra capilar e criando pontas ainda mais desiguais e sofridas, algo que interfere em muito na saúde e aparência do cabelo na frente do espelho.

Veja também: Como acabar com as pontas duplas?

2ª: Usar chapinha nos fios molhados

Ferramentas de calor como a chapinha e o babyliss nunca devem ser usados nos cabelos molhados. Essa atitude literalmente “frita” os fios e gera danos quase que irreversíveis à fibra capilar.

Por isso, antes de utilizá-los, cuide para secar bem o cabelo com a ajuda de um secador, ao máximo que puder, e passe a chapinha e o babyliss apenas na hora de modelar. E não se esqueça de aplicar sempre um protetor térmico antes do secador.

3ª: Pentear o cabelo da raiz às pontas

Sem dúvidas, os cabeleireiros já estão cansados de explicar como pentear o cabelo corretamente, mas a gente continua errando. A forma correta de desembaraçar os fios é no sentido das pontas à raiz, e não o contrário.

Isso porque o caminho inverso causa a quebra dos fios… Portanto, se você quer evitar pontas quebradas e frizz, lembre-se sempre de obedecer essa regrinha básica para ter madeixas bonitas e bem cuidadas.

4ª: Enrolar a toalha na cabeça após o banho

Esfregar e enrolar a toalha na cabeça após o banho pode abrir as cutículas dos fios e causar frizz e quebra. Então, evite! Se quer retirar o excesso de água do cabelo depois da chuveirada, apenas pressione a toalha sobre os fios e, caso faça questão de enrolar algum tecido na cabeça, opte por usar uma camiseta velha de algodão.

5ª: Cortar o cabelo com qualquer tesoura

Não sobrou money ou tempo para ir até um salão de beleza e você decidiu cortar o cabelo sozinha em casa? Pois bem! Se você tem habilidade com a tesoura, tudo bem até aí, mas saiba que o instrumento para cortar os seus fios não pode ser qualquer um.

Nunca use a famosa tesourinha para cortar papel ou tecido para esse fim, ok? Ela deverá deixar pontas duplas após o corte, como se você nem tivesse cortado. Compre uma tesoura específica para cortar o cabelo para ficar livre desse problema.

6ª: Aplicar produtos em spray junto à raiz

Todos os produtos capilares em spray trazem recomendações na embalagem para fazer a aplicação a uma distância de 20 ou 30 centímetros do cabelo. E não é à toa! Para quem não sabe, produtos em aerosol funcionam melhor quando expostos ao ar antes de chegar aos fios. Por isso, cuide sempre para dar um espaço para eles respirarem.

7ª: Exagerar no uso do shampoo a seco

O shampooo a seco é um produtinho “quebra galho”, ideal para aqueles dias que rolou um evento e não tivemos tempo para lavar o cabelo. Neste caso, basta borrifar um pouquinho dele nos fios para dar um adeus temporário à oleosidade excessiva e não fazer feio na ocasião.

No entanto, utilizá-lo de forma exagerada pode “sujar” mais os fios e o couro cabeludo, podendo desidratar os fios e a raiz. Por isso, fique atenta! A dica dos especialistas é para que se aplique o shampoo a seco, no máximo, duas vezes por semana.

8ª: Usar qualquer elástico para prender os fios

Os elásticos para prender dinheiro ou aqueles com plaquinhas de metal podem quebrar bastante o cabelo. Por isso, se você gosta de fazer penteados ou usar esses acessórios para se livrar do calor de vez em quando, opte por comprar uns mais modernos, de preferência, sem placas de metal.

Se estiver sem dinheiro, pode aproveitar os elásticos da meia-calça velha que você não usa mais. Os cabeleireiros super recomendam!

Veja também: Prender o cabelo faz mal? Veja 7 erros que podem detonar os seus fios

9ª: Esticar demais o cabelo na hora de prender

Além de dolorosa, essa atitude pode causar uma forte pressão no couro cabeludo e provocar uma inflamação na raiz dos fios, levando à queda irreversível. Por isso, pegue leve com as suas madeixas!

10ª: Dormir com o cabelo molhado

Jamais durma com o cabelo molhado! Se lavá-los à noite e não der tempo de secar, use um secador para acelerar o processo. Isso porque dormir com os fios úmidos pode causar a proliferação de fungos e mofo, além de enfraquecer a raiz e ocasionar a queda do cabelo.

Saiba mais: Dormir com o cabelo molhado faz mal? Descubra aqui

Gostou do artigo? Você lembrou de mais alguma coisa que nunca devemos fazer nos nossos cabelos? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando para a gente…

Até a próxima!

/* ]]> */