Beleza Cabelos

Colágeno para o cabelo: proteína ajuda a hidratar e rejuvenescer os fios

Muito provavelmente, em algum momento da vida, você já deve ter ouvido falar do colágeno, certo? Trata-se de uma proteína muito importante no nosso corpo, produzida naturalmente pelo próprio organismo e presente em todos os tecidos conjuntivos, inclusive, pele, dentes, unhas e cabelos.

O seu nome deriva do grego ““kolla”, que significa cola, o que explica perfeitamente a sua função: manter o corpo unido ou “colado”, já que, sem ela, ele iria, literalmente, cair. Estima-se que o colágeno constitui cerca de 30% da proteína total do organismo.

No entanto, como à medida que o tempo passa, nós passamos por uma redução nos níveis da produção natural dessa proteína, agora você entende melhor porque, quando estamos mais velhas, a silhueta costuma ficar um tanto “caída”, digamos assim, não é mesmo?

Veja também: Importância do colágeno para a pele: conheça suas funções e onde encontrar essa substância

Mas isso é assunto para outro dia, já que no artigo de hoje nós vamos falar sobre os benefícios e como usar o colágeno para o cabelo. Parte fundamental da estrutura capilar, o que pouca gente sabe é que essa proteína é capaz de hidratar as nossas madeixas profundamente e, tal como na pele, rejuvenescer os fios de maneira eficiente, deixando-os mais brilhosos, macios e fortes, além de promover o crescimento saudável.

Por isso, é necessária a sua reposição através de suplementos de colágeno, como cápsulas, balas e pós, para manter o cabelo sempre saudável, jovem e bonito. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo.

Quais os benefícios do colágeno para o cabelo?

Rico em aminoácidos, prolina, glicina, arginina e hidroxiprolina, o colágeno é uma proteína responsável não apenas pela elasticidade e força dos fios, mas também por sua aparência jovem, forte e brilhante e, é claro, pelo seu crescimento normal e saudável. Ela trabalha junto com a elastina, dando forma e firmeza à fibra capilar, enquanto esta última atua promovendo a elasticidade, resistência e flexibilidade aos fios.

Não é à toa que muitos produtos para cabelo, em especial, os específicos para reconstrução capilar, possuem colágeno em sua composição, ajudando na reposição dessa proteína e, portanto, melhorando a saúde e beleza das madeixas, já que o cabelo é formado basicamente por proteínas.

Em conjunto com a queratina também encontrada na estrutura capilar, o colágeno pode ser ideal para proteger o cabelo de danos causados por produtos ou procedimentos químicos, como descolorações, colorações, alisamentos, relaxamentos, selagem, entre outros, que podem danificar os fios e deixá-los ressecados, quebradiços e elásticos.

Ainda, por formar uma espécie de película ao redor dos fios, o nutriente também pode ser útil para prolongar a hidratação das madeixas, aumentando o seu brilho e maciez, já que ajuda a reter a água dos fios, além de protegê-las da exposição solar excessiva, como se fosse um protetor solar natural.

Colágeno hidrolisado (gelatina) é uma opção

O colágeno hidrolisado é um produto extraído da proteína animal. Mas, proteína animal também serve para o nosso cabelo? Caro que sim, o que não é diferente de outros alimentos proteicos que consumimos no nosso dia a dia, certo?

Quando hidrolisado, ele recebe uma partícula de água e, por isso, é solúvel em água e consegue penetrar nos cabelos, mantendo a elasticidade e hidratação deles. Ainda, ele também é rico em aminoácidos, prolina, glicina, arginina e hidroxiprolina, além de trabalhar junto com a elastina, possibilitando todos os benefícios que falamos anteriormente.

A gelatina – sim, a sobremesa que conhecemos – é um tipo de colágeno hidrolisado e pode ser usada para repor os níveis deste no cabelo, desde que combinadas com máscaras reconstrutoras ou queratina e que sejam incolores e sem sabor. O colágeno hidrolisado também pode ser utilizado por meio de produtos capilares e, também, suplementos.

Leia também: Hidratação com gelatina no cabelo: saiba os benefícios e como fazer

Como usar?

Depois de conhecer todos esses benefícios do colágeno para o cabelo, você deve ter ficado curiosa para saber como utilizá-lo nos seus fios, não é mesmo? Pois bem! A seguir, nós vamos te ensinar como usar colágeno no cabelo passo a passo. Vamos lá?

Ingredientes:

  • Máscara de hidratação de sua preferência.
  • 1 colher (sobremesa) de colágeno hidrolisado ou meio pacote de gelatina incolor(são a mesma coisa).
  • 1 colher (sopa) de um óleo vegetal de sua preferência;
  • Água morna (se for usar gelatina incolor no lugar do colágeno hidrolisado);
  • Glicerina (opcional).

Como preparar:

Dissolva o colágeno hidrolisado no óleo vegetal e misture à máscara de hidratação e glicerina (opcional). Se for usar a gelatina incolor e vez do colágeno, primeiro dissolva-a em água morna e siga os mesmos passos anteriores. Em seguida, lave bem os cabelos com shampoo, retire o excesso de água e aplique a mistura, massageando bem os fios.

Coloque uma touca plástica e deixe-a agir por cerca de 20 a 30 minutos. Passado esse tempo, enxágue apenas com água e aplique o condicionador. Finalize como de costume e pronto!

Como evitar a perda de colágeno no cabelo?

Além da perda normal da produção de natural de colágeno conforme envelhecemos, alguns fatores externos também podem influenciar diretamente a redução dos níveis dessa proteína nos nossos fios. É o caso dos produtos químicos presentes no cigarro, como a nicotina, e os raios ultravioletas presentes na luz solar, que causam danos à fibra e quebram a proteína, alternando as taxas de produção natural do colágeno. Por isso, evite fumar e use sempre um protetor solar para cabelo confiável!

Até a próxima!

/* ]]> */