Beleza Cabelos

Como acabar com redemoinhos no cabelo? Veja truques fáceis

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Horas e horas na frente do espelho e aquele “topete” não sai do topo da cabeça? Pois é! Os redemoinhos estão entre os problemas capilares mais incômodos entre mulheres, especialmente aqueles que insistem em aparecer justamente na franja, e não saem de lá, faça chuva ou faça sol, determinando o caimento dos demais fios e, consequentemente, comprometendo o penteado do dia.

Mas, por que eles aparecem? De acordo com especialistas, as rotações capilares são uma herança genética, ou seja, você nasce com eles, e normalmente indicam a direção de crescimento dos cabelos: para trás, para frente ou para o lado. Há quem diga até que o sentido para o qual eles são direcionados indica a mão que a pessoa utiliza para escrever. Ou seja, quem é destro possui redemoinhos que giram na direção horária e, é claro, os canhotos apresentam o contrário.

Se é verdade ou não, o fato é que os redemoinhos incomodam bastante na hora de modelar as nossas madeixas e, para quem pensa que eles aparecem somente na “coroa” da cabeça, é possível encontrá-los até mesmo na sua parte dianteira e até na nuca. E, o pior, não há nada que possa tirá-los de lá, pode acreditar!

No entanto, apesar de o problema não ter cura, já que ele se dá através do direcionamento do bulbo capilar, é possível apostar em truques para domá-los, seja na forma de pentear as madeixas ou na hora de fazer um corte no salão de beleza.

Quer saber quais são eles e aprender como acabar com os redemoinhos no cabelo? Continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e confira 5 dicas fáceis e infalíveis para se livrar de uma vez por todas do problema!

Quem deve se preocupar com redemoinhos no cabelo?

Em geral, os redemoinhos podem aparecer nos mais diversos tipos de cabelo, já que se trata de um problema genético e não dá para escolher se eles vão aparecer ou não. Se você tiver tendência, um dia eles aparecerão, mesmo que de forma tardia, pode ter certeza…

No entanto, segundo especialistas, as rotações capilares ficam bem mais evidentes em cabelos ondulados cacheados, principalmente se forem finos e pouco pesados. A explicação para isso é que, quando os fios estão em um tamanho muito grande, o que automaticamente os torna mais pesados e curvilíneos, os redemoinhos podem ficar mais escondidos.

Por outro lado, quando você corta as madeixas, o peso dos fios diminui e, com isso, o problema fica mais visível. Além disso, cabelos lisos nascem e crescem para baixo, o que pode deixar o problema mais disfarçado, enquanto cabelos cacheados crescem para fora em forma de molas (cachos), tornando os redemoinhos mais evidentes.

Já os cabelos ondulados precisam de, no mínimo, três centímetros sem mostrar as rotações capilares. Menos que isso, eles ficarão, sim, à vista.

Truques para disfarçar os redemoinhos

Depois de ler os parágrafos anteriores, ficou bem mais fácil entender quais devem ser os truques para manter as rotações capilares longe por mais tempo. São eles:

Acerte no corte

O corte de cabelo pode ajudar de forma determinante o disfarce de redemoinhos no cabelo. A dica dos especialistas é para se manter os fios mais longos, em vez de apostar em cortes curtos. Isso porque, como você já leu anteriormente, quando as nossas madeixas estão longas, elas também ficam, consequentemente, mais pesadas, o que faz os redemoinhos diminuírem.

Além disso, assim que chegar ao salão de beleza para cortar os cabelos, peça ao cabeleireiro ou profissional de beleza para fazer um corte que acompanhe o caimento natural dos fios. Por exemplo, se você tiver uma rotação capilar bem na parte frontal da cabeça e quiser fazer uma franja, lembre-se de que ela nunca poderá ser lateral.

Use secador e chapinha

Principalmente no caso de mulheres que usam franjas, uma ótima maneira de disfarçar os redemoinhos no cabelo é usando o secador e a chapinha para modelar os fios da maneira que quiser. Se for o caso, siga o sentido de nascimento e crescimento do cabelo, o que vai facilitar em muito a rotina.

Aposte em produtos fixadores

Os produtos fixadores também são de grande ajuda para quem quer driblar o aparecimento dos redemoinhos no cabelo. No entanto, a mousse não é muito indicada, já que pode deixar os fios oleosos.

Invista em procedimentos químicos

Desde que seja de forma saudável e com os cuidados antes e após a realização, os procedimentos químicos, como alisamentos, escovas progressivas, relaxamentos, e ter outros, também podem ajudar a disfarçar os redemoinhos.

Gostou das dicas? Você usa outro truque para disfarçar os redemoinhos no cabelo? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando pra gente!

Até a próxima!

/* ]]> */