Saúde

Como aliviar cólicas menstruais? Veja algumas dicas

Poucas coisas na vida atormentam e derrubam tanto uma mulher como a cólica menstrual. Quando ela chega, o dilema de todos os meses revela o quanto o mal-estar e as dores e todos os problemas que ela causa fazem mal à milhares de mulheres. Grande parte delas recorrem à bolsas térmicas e remédios.

A cólica é causada pelo aumento das prostaglandinas, as responsáveis pelas contrações uterinas. Por se tratar de algo biológico, a cólica menstrual pode ser combatida através de uma alimentação saudável associada a exercícios físicos.

Durante o período menstrual, é importante que você fique atenta à sua alimentação e, se possível, modifique-a para evitar maiores desconfortos. Faça refeições mais frequentes e em menor quantidade.

Separamos uma lista de dicas que são ótimas aliadas na prevenção da cólica menstrual:

colica

Frutas e hortaliças

Nesse período, a mulher fica desidratada e fadigada. A ingestão de líquidos é uma maneira de combater o inchaço. A grande variedade de vitaminas encontradas nas frutas e hortaliças auxilia na hidratação e previne a retenção de líquidos. Sucos naturais são práticos e fáceis de fazer. São uma boa opção!

Ácidos graxos

Os alimentos ricos em ácidos graxos ajudam na manutenção das células responsáveis pela regulação do metabolismo e humor. Além disso, eles auxiliam no processo que combate às inflamações e na quebra de proteínas. Podem ser encontrado em peixes e frutos do mar, frutas, como o abacate e o açaí; e em legumes, como repolho e espinafre.

Laticínios

São ricos em cálcio e vitamina D, substâncias que ficam em baixa no período menstrual. O consumo de alimentos derivados do leite ajudam na reposição desses nutrientes. O cálcio reduz as cólicas menstruais, porque age diretamente na musculatura lisa do útero.

Atividade física

Durante o período menstrual, o inchaço e retenção de líquidos têm um aumento significativo. A atividade física é uma ótima aliada, visto que auxilia no alívio dos sintomas, como fadiga, cansaço e estresse – bastante comuns. Atividades aeróbicas, caminhada e natação podem diminuir significativamente as cólicas.

Boas horas de descanso

Uma mente descansada influencia bastante no desenvolvimento do organismo, visto que o corpo responde a todos os fatores externos a que estamos expostos. Noites mal dormidas e estresse acumulado são fatores de grande influência para o aumento de cólicas menstruais. Portanto, descansar bem o corpo e a mente é garantia de bem-estar, mesmo em períodos tão incômodos como esse.

Compressa de água morna alivia?

compressa-para-colicas-menstruais

Desde o tempo de nossas avós e bisavós, as compressas de água morna na região abdominal aliviam as cólicas menstruais. Com o calor, os músculos se descontraem e as dores diminuem. A água morna proporciona esse relaxamento muscular.

Portanto, tenha sempre uma bolsa térmica para utilizar nesses casos. Manter-se aquecida faz com que as cólicas não te incomodem, ou seja, nada de andar descalço.

Massagens nos pés ajudam?

massagem-nos-pes-para-aliviar-colicas-menstruais

O pés têm zonas que são ligadas às demais áreas do corpo, como cérebro, pescoço e abdômen. Fazer massagem no peito dos pés ajuda a aliviar as dores incômodas das cólicas menstruais.

Comentar