Casa Limpeza

Como clarear roupas com água oxigenada? Veja passo a passo

Roupas brancas nunca saem de moda, concorda? Isso porque elas são clássicas, elegantes e versáteis, capazes de compor vários looks diferentes quando a ideia é apostar naquele visual mais clean para o dia a dia.

Mas, cá entre nós, você já reparou o quanto é difícil deixá-las tão limpas e brancas como quando foram compradas? Muitas vezes, surge aquela manchinha aparentemente inocente, que gruda ao entrar em contato mínimo com qualquer substância, mas que, na hora de lavar, dá o maior trabalho para remover do tecido. E aí, adeus roupa branca!

Não é à toa que existem inúmeras dicas de lavagem espertas para deixar as nossas peças brancas sempre perfeitas, sem manchas amareladas ou com aquele encardido que a gente tanto detesta. Uma delas eu ensino para vocês no nosso artigo de hoje, que é como clarear roupas com água oxigenada. Nunca ouviu falar? Pois, senta aí, menina!

Multiuso é a palavra que melhor define a água oxigenada. O perióxido de hidrogênio, seu nome científico, é um dos produtos mais eficientes quando o assunto é tirar manchas de roupas brancas, sendo este o motivo de ele compor fórmulas de vários outros produtos que nós temos na nossa área de serviço de casa, como é o caso do famoso Vanish.

Veja também:

A sua ação é eficaz porque ela não contém cloro em sua composição, que é o principal responsável por deixar o amarelo encardido das roupas brancas, além de causar danos ao meio ambiente. Quer saber como utilizá-la para este fim? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro passo a passo!

Como tirar manchas de roupas brancas com água oxigenada

A primeira coisa que você precisa saber é que, para clarear as suas roupas brancas usando o perióxido de hidrogênio, será necessário colocá-lo em um recipiente com água fria, na mesma proporção. Em seguida, é só deixar as peças de molho na mistura por cerca de 30 minutos.

Uma dica importante é para que você não ultrapasse esse tempo, sob o risco de acontecer o efeito “rebote” e manchar as suas roupas brancas. Além disso, a água oxigenada utilizada deve ser nos volumes 10 ou 20, apenas, que são mais fracos e não mancharão as suas peças. Seguindo esse passo a passo certinho, você perceberá como sua roupa terá a sua beleza original recuperada, tal como saiu da loja.

Cada tipo de mancha exige uma lavagem diferente

Como você deve saber, existem muitos tipos de sujeira e manchas que podem surgir nas suas roupas brancas, dependendo da substância com que o tecido entrar em contato. Por isso, cada uma delas pode ser removida, com receitas simples e especiais.

Algumas delas são mais comuns, mas oferecem dificuldade tremenda de remoção, como é o caso do sangue, do vinho, do molho de tomate ou da lama em peças brancas. Veja, a seguir, como fazer a lavagem adequada com água oxigenada em cada caso:

Manchas de sangue

Você vai precisar de água oxigenada 10 ou 20 volumes. Em uma bacia ou balde, misture partes do produto à partes iguais de água fria. Mergulhe as roupas brancas e deixe-as de molho por cerca de 5 minutos. Enxágue em seguida.

Você pode fazer o mesmo com outras peças brancas, como colchões e estofados, bastando usar um algodão embebido com o produto puro ou com uma escova e friccionar sobre as manchas nesses tecidos.

Manchas de vinho

A água oxigenada é uma ótima aliada para remover as manchas de vinho muito escuras e resistentes de roupas brancas, além de estofados e tapetes da mesma cor. Basta misturar porções iguais do produto com detergente, espalhando a solução sobre a mancha e secando o excesso com uma toalha. Em seguida, é só enxaguar bem com água morna e colocar para secar.

Manchas de suor

O perióxido de hidrogênio também pode ajudar a remover manchas de suor das roupas brancas. Para isso, basta misturar uma parte de sabão líquido para duas partes do produto, aplicando a solução sobre a área manchada e deixando-a agir por uma hora. Em seguida, enxague com água fria e coloque para secar.

Manchas de mofo e de bolor

Graças às suas propriedades antibacterianas, a água oxigenada também pode ser útil para eliminar fungos que causam o mofo e bolor em roupas brancas. Basta jogar o produto diretamente sobre as manchas, aguardar até que ele aja por cerca de 10 minutos e esfregar bem. Em seguida, lave as roupas normalmente e leve para secar.

Manchas de cigarro

Para tirar manchas de tabaco das suas roupas brancas, é só misturar duas partes iguais de água oxigenada e limão, esfregar a solução sobre a mancha, até que ela saia, e enxaguar em seguida. Depois, coloque as peças para secar.

Manchas de café ou chá/uva ou jabuticaba

Neste caso, basta molhar um pano ou esponja com a água oxigenada e esfregar na roupa branca, até remover a mancha. Em seguida, é só lavar normalmente a peça e levar para secar.

Como fazer um Vanish caseiro usando água oxigenada

Além das dicas acima, você também aproveitar o perióxido de hidrogênio para fazer uma receitinha de caseira de Vanish, aquele produto tira-manchas de roupas brancas que todo mundo tem em casa. Veja:

Ingredientes:

  • 150 ml de água oxigenada 30 volumes;
  • 7 colheres (sopa) de sabão em pó;
  • 7 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio.

Como fazer:

Em um recipiente, misture todos os ingredientes com a ajuda de uma colher até obter uma solução pastosa. Se ficar muito sólida, você pode amolecê-la adicionando um pouquinho de água. Em seguida, reserve-a em um recipiente com tampa, longe da luz do sol. Sempre que for usar, o ideal é colocar uma colher de sopa para cada 10 kg de roupa, misturando a pasta na água e deixando-a agir por 10 ou 15 minutos.

Gostou do artigo? Já usou a água oxigenada para clarear as suas roupas? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando a sua experiência para a gente…

Até a próxima!

/* ]]> */